CBO 2531-25 - Diretor de arte (publicidade) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade
O profissional no cargo de Diretor de arte (publicidade) CBO 2531-25 Planeja, gerencia e avalia a atividade de design e concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo, previsão orçamentária, cronograma e tendências e demandas de mercado Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2531-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de arte (publicidade), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de publicidade.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Diretor de arte (publicidade)
O Diretor de arte (publicidade) CBO 2531-25 identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Coordena o projeto e o processo de definição de conceito e concepção artística de produto, serviço, peça e ou campanha publicitária, em parceria com o publicitário, o redator publicitário e outros profissionais envolvidos no processo criativo, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.
Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver e conduzir projetos de campanhas publicitárias e ações de merchandising, a partir das tendências e nichos de mercado.
Gerencia o desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e conduzindo o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.
Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.
Desenvolve projeções comerciais para peças publicitárias e ações de merchandising Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2531-25 deve desenvolver propaganda e promoções, vender serviços publicitários, elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais, contratar fornecedores, estruturar estratégia de projeto publicitário.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Diretor de arte (publicidade) CBO 2531-25
Um Diretor de arte (publicidade) (ou sinônimo) deve assumir riscos, demonstrar poder de síntese, desenvolver projeção e execução de comerciais, desenvolver campanhas promocionais, demonstrar senso crítico, demonstrar senso estético, manter relacionamento com o cliente, antever cenários futuros, demonstrar pró-atividade, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, demonstrar criatividade, definir necessidades do cliente, demonstrar flexibilidade, demonstrar senso de oportunidade, selecionar fornecedores, criar peças publicitárias, apresentar projeto para cliente, adaptar-se a situações adversas, submeter projeto a aprovação do cliente, sugerir imagens para textos criados, ponderar opiniões divergentes, definir conceito de campanhas, determinar fornecedores, criar ações de merchandising, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar capacidade de negociação, trabalhar em equipe, demonstrar dinamismo, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar liderança, manter relacionamento com veículos de comunicação, administrar conflitos, demonstrar habilidade de comunicação, demonstrar habilidade de comunicação verbal, interpretar expectativas do cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, definir conceito de produto e serviço, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, rever processo criativo, adaptar linguagem ao público.