CBO 2532-20 - Gerente de grandes contas (corporate) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários
O profissional no cargo de Gerente de grandes contas (corporate) CBO 2532-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades de gerenciamento de grandes contas mantidas por pessoas jurídicas (corporate) em instituições financeiras, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia carteira de clientes, informando-os sobre o mercado financeiro e acompanhando movimentação de contas.
Comercializa produtos e serviços financeiros para pessoas jurídicas detentoras de contas corporativas Prospecta novos negócios de acordo com o perfil das corporações, propondo visitas Desenvolve propostas de crédito, efetiva negócios e verifica procedência de recursos.
Participa de reuniões com a área econômica da instituição financeira Traça plano de ação de acordo com os objetivos institucionais Orienta equipe de assistentes.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
CBO 2532-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de grandes contas (corporate), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários CBO 2532-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2532-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Gerente de grandes contas (corporate)
O Gerente de grandes contas (corporate) CBO 2532-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades de gerenciamento de grandes contas mantidas por pessoas jurídicas (“corporate”) em instituições financeiras públicas ou privadas, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Presta informações aos clientes do segmento de grandes contas corporativas sobre mercado financeiro e características dos produtos e serviços ofertados pela instituição.
Entrega demonstrações financeiras ao cliente, executa ordens e acompanha movimentação de contas Assegura a entrega de produtos e serviços nas condições acordadas.
Acompanha exposição de risco do banco em relação ao cliente Acompanha evolução de taxas e tarifas cobradas por outras instituições em operações com pessoas jurídicas, de acordo com informações do Banco Central do Brasil (Bacen) e de bancos concorrentes.
Identifica necessidades do cliente, oferecendo-lhe vantagens, benefícios e promovendo adequações em produtos e serviços.
Sugere opções de negócios e elabora propostas Identifica prazos compatíveis com fluxo de caixa da instituição, mediante análise.
Desenvolve propostas diferenciadas de crédito, mediante análise das informações e projeções econômico-financeiras da empresa.
Analisa seu setor de atuação, desempenho e os riscos e fatores mitigadores de crédito Dimensiona linhas de crédito, estabelecendo limites, prazos, garantias e outras condições diferenciadas em operações Apresenta proposta ao comitê de crédito.
Define parâmetros da operação, negocia condições e providencia documentação Pesquisa comprometimento financeiro do cliente Capta recursos para aplicações financeiras.
Providencia abertura de contas e atualiza cadastro de clientes Prospecta novos negócios mediante mapeamento do público-alvo e contato com potenciais clientes.
Consulta publicações especializadas em economia e finanças Planeja, agenda e realiza visitas Atua em feiras, congressos e outros eventos.
Realiza apresentação institucional ao cliente Interage com outras áreas da instituição e participa de reuniões com profissionais do mercado financeiro Busca orientações em outros núcleos da instituição sobre assuntos específicos, como câmbio, legislação e marketing.
Solicita documentos e submete aprovação de crédito à alçada superior Interage com setores operacionais e com gerentes da instituição que atuam em outros países Presta apoio na elaboração de operações estruturadas.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Traça plano de ação de acordo com as diretrizes da instituição Orienta equipe de assistentes e incrementa plano de venda ou de captação Estabelece rede de contatos, monitora metas e resultados e redige relatórios Analisa pontos fortes e fracos dos produtos da instituição e de seus concorrentes, promovendo seu aprimoramento.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias, fornecendo informações e evidências Estabelece interface com clientes e fornecedores externos Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos a ele confiados Averigua procedência de recursos, histórico de clientes e veracidade das suas informações cadastrais Confirma efetivação de operações e autorizações de movimentação e consulta de contas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2532-20 deve interagir com Áreas afins locais e internacionais, prevenir operações ilegais, comercializar produtos e serviços financeiros, gerenciar carteira de clientes, exercer ações gerenciais, desenvolver propostas de crédito, prospectar clientes, demonstrar competências pessoais, efetivar negócios.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2532-20
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de grandes contas (corporate) CBO 2532-20
Um Gerente de grandes contas (corporate) (ou sinônimo) deve elaborar propostas, demonstrar cultura geral, auxiliar na elaboração de operações estruturadas, executar ordens de movimentação de contas, demonstrar criatividade, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, espanhol, participar de reuniões com área econômica do banco, averiguar procedência de recursos, falar em público, identificar perfil do cliente, monitorar metas, submeter aprovação de crédito a alçada superior, analisar desempenho da empresa dentro do setor de atuação, atuar em eventos - feiras, congressos, palestras, exposições, repassar informações sobre mercado financeiro para clientes, precificar produtos, visitar clientes, analisar setor de atuação da empresa, consultar jornais e revistas econômicos, definir parâmetros da operação, acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente, reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes, oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios, pesquisar comprometimento financeiro do cliente, identificar prazos compatíveis com fluxo de caixa do cliente, identificar necessidades do cliente, coletar informações econômico-financeiras da empresa, demonstrar flexibilidade, incrementar plano de venda ou de captação, atualizar cadastro de clientes, desenvolver equipe, obter informações sobre o mercado financeiro, evidenciar postura e ética profissional, interagir com gerentes do banco em outros países, assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo, evidenciar capacidade técnica, participar de reuniões com profissionais do mercado financeiro, estabelecer rede de contatos, demonstrar segurança, providenciar documentação para operação, agir em conformidade com a legislação em vigor, negociar prazo para início de operação, redigir relatórios, apresentar a instituição - banco, efetuar pós-venda - folow-up, entregar demonstração financeira a clientes, adequar produtos e serviços ao perfil do cliente, abrir conta, verificar veracidade das informações de clientes, solicitar relatórios especiais para clientes, acompanhar movimentação de contas, buscar consultorias em áreas competentes - tributária, câmbial, jurídica, seguros, corretoras, garantir qualidade dos serviços, atualizar-se profissionalmente, interagir com setores operacionais, agendar visita a clientes, transmitir credibilidade, relacionar-se com público, interagir com áreas de marketing, orientar equipe, captar recursos para aplicações financeiras, traçar plano de ação em linha com diretrizes nacional e internacional, analisar riscos e fatores mitigantes de crédito, apresentar proposta ao comitê de crédito, suprir auditoria com informações, demonstrar poder de persuasão, preparar visita a clientes, efetuar projeções financeiras, dimensionar linha de crédito - produtos, limites, prazo e garantias, contatar clientes, conferir autorização de pessoas para movimentação ou consulta de contas, avaliar resultados, sugerir opções de negócios.