CBO 2532-20 - Gerente de grandes contas (corporate) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários
O profissional no cargo de Gerente de grandes contas (corporate) CBO 2532-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades de gerenciamento de grandes contas mantidas por pessoas jurídicas (corporate) em instituições financeiras, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia carteira de clientes, informando-os sobre o mercado financeiro e acompanhando movimentação de contas.
Comercializa produtos e serviços financeiros para pessoas jurídicas detentoras de contas corporativas Prospecta novos negócios de acordo com o perfil das corporações, propondo visitas Desenvolve propostas de crédito, efetiva negócios e verifica procedência de recursos.
Participa de reuniões com a área econômica da instituição financeira Traça plano de ação de acordo com os objetivos institucionais Orienta equipe de assistentes.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
CBO 2532-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de grandes contas (corporate), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários CBO 2532-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2532-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Gerente de grandes contas (corporate)
O Gerente de grandes contas (corporate) CBO 2532-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades de gerenciamento de grandes contas mantidas por pessoas jurídicas (“corporate”) em instituições financeiras públicas ou privadas, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Presta informações aos clientes do segmento de grandes contas corporativas sobre mercado financeiro e características dos produtos e serviços ofertados pela instituição.
Entrega demonstrações financeiras ao cliente, executa ordens e acompanha movimentação de contas Assegura a entrega de produtos e serviços nas condições acordadas.
Acompanha exposição de risco do banco em relação ao cliente Acompanha evolução de taxas e tarifas cobradas por outras instituições em operações com pessoas jurídicas, de acordo com informações do Banco Central do Brasil (Bacen) e de bancos concorrentes.
Identifica necessidades do cliente, oferecendo-lhe vantagens, benefícios e promovendo adequações em produtos e serviços.
Sugere opções de negócios e elabora propostas Identifica prazos compatíveis com fluxo de caixa da instituição, mediante análise.
Desenvolve propostas diferenciadas de crédito, mediante análise das informações e projeções econômico-financeiras da empresa.
Analisa seu setor de atuação, desempenho e os riscos e fatores mitigadores de crédito Dimensiona linhas de crédito, estabelecendo limites, prazos, garantias e outras condições diferenciadas em operações Apresenta proposta ao comitê de crédito.
Define parâmetros da operação, negocia condições e providencia documentação Pesquisa comprometimento financeiro do cliente Capta recursos para aplicações financeiras.
Providencia abertura de contas e atualiza cadastro de clientes Prospecta novos negócios mediante mapeamento do público-alvo e contato com potenciais clientes.
Consulta publicações especializadas em economia e finanças Planeja, agenda e realiza visitas Atua em feiras, congressos e outros eventos.
Realiza apresentação institucional ao cliente Interage com outras áreas da instituição e participa de reuniões com profissionais do mercado financeiro Busca orientações em outros núcleos da instituição sobre assuntos específicos, como câmbio, legislação e marketing.
Solicita documentos e submete aprovação de crédito à alçada superior Interage com setores operacionais e com gerentes da instituição que atuam em outros países Presta apoio na elaboração de operações estruturadas.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Traça plano de ação de acordo com as diretrizes da instituição Orienta equipe de assistentes e incrementa plano de venda ou de captação Estabelece rede de contatos, monitora metas e resultados e redige relatórios Analisa pontos fortes e fracos dos produtos da instituição e de seus concorrentes, promovendo seu aprimoramento.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias, fornecendo informações e evidências Estabelece interface com clientes e fornecedores externos Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos a ele confiados Averigua procedência de recursos, histórico de clientes e veracidade das suas informações cadastrais Confirma efetivação de operações e autorizações de movimentação e consulta de contas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2532-20 deve prevenir operações ilegais, interagir com Áreas afins locais e internacionais, gerenciar carteira de clientes, exercer ações gerenciais, prospectar clientes, comercializar produtos e serviços financeiros, desenvolver propostas de crédito, demonstrar competências pessoais, efetivar negócios.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2532-20
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de grandes contas (corporate) CBO 2532-20
Um Gerente de grandes contas (corporate) (ou sinônimo) deve interagir com áreas de marketing, efetuar pós-venda - folow-up, preparar visita a clientes, solicitar relatórios especiais para clientes, providenciar documentação para operação, apresentar a instituição - banco, monitorar metas, acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente, traçar plano de ação em linha com diretrizes nacional e internacional, obter informações sobre o mercado financeiro, evidenciar capacidade técnica, precificar produtos, evidenciar postura e ética profissional, atualizar cadastro de clientes, estabelecer rede de contatos, orientar equipe, reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes, suprir auditoria com informações, consultar jornais e revistas econômicos, transmitir credibilidade, garantir qualidade dos serviços, abrir conta, contatar clientes, atualizar-se profissionalmente, conferir autorização de pessoas para movimentação ou consulta de contas, definir parâmetros da operação, executar ordens de movimentação de contas, incrementar plano de venda ou de captação, sugerir opções de negócios, avaliar resultados, demonstrar poder de persuasão, averiguar procedência de recursos, oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios, relacionar-se com público, demonstrar criatividade, negociar prazo para início de operação, assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo, desenvolver equipe, identificar prazos compatíveis com fluxo de caixa do cliente, elaborar propostas, efetuar projeções financeiras, entregar demonstração financeira a clientes, captar recursos para aplicações financeiras, adequar produtos e serviços ao perfil do cliente, agendar visita a clientes, participar de reuniões com profissionais do mercado financeiro, demonstrar flexibilidade, participar de reuniões com área econômica do banco, visitar clientes, identificar perfil do cliente, verificar veracidade das informações de clientes, acompanhar movimentação de contas, interagir com setores operacionais, demonstrar segurança, redigir relatórios, submeter aprovação de crédito a alçada superior, interagir com gerentes do banco em outros países, coletar informações econômico-financeiras da empresa, analisar riscos e fatores mitigantes de crédito, analisar setor de atuação da empresa, atuar em eventos - feiras, congressos, palestras, exposições, analisar desempenho da empresa dentro do setor de atuação, dimensionar linha de crédito - produtos, limites, prazo e garantias, buscar consultorias em áreas competentes - tributária, câmbial, jurídica, seguros, corretoras, pesquisar comprometimento financeiro do cliente, identificar necessidades do cliente, demonstrar cultura geral, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, espanhol, auxiliar na elaboração de operações estruturadas, falar em público, apresentar proposta ao comitê de crédito, repassar informações sobre mercado financeiro para clientes, agir em conformidade com a legislação em vigor.