CBO 2533-05 - Corretor de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos corretores de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos

O profissional no cargo de Corretor de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos CBO 2533-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades de corretagem de valores, ativos, mercadorias e derivativos em mercados financeiros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Define condições para fechamento de operações, em mercados financeiro e de capitais, executando ordens de compra e venda de ativos.

Negocia operações em mercados nacional e internacional, calculando taxas e preços Faz a intermediação de negócios envolvendo mercadorias e serviços Analisa mercados, examinando relatórios de instituições especializadas e órgãos reguladores.

Prospecta clientes, promovendo visitas e adaptando produtos ao seu perfil Gerencia posições e acompanha resultados das operações Contata clientes, apresentando-lhes informações sobre operações.

Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

CBO 2533-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de corretores de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Corretor de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Corretores de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos CBO 2533-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2533-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Corretores de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Corretor de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos

O Corretor de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos CBO 2533-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades de corretagem de valores, ativos, mercadorias e derivativos em mercados financeiros, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da instituição ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Define condições para fechamento de operações em mercados financeiro e de capitais, como preço, taxa, prazo, dentre outras.

Compra e vende moedas à vista, em mercado futuro, em operações interbancárias e com clientes internacionais Fecha operações de financiamento e garantias no comércio exterior e realiza operações de empréstimos.

Compra e vende títulos públicos e privados Executa ordens de compra e venda de ações, ativos financeiros e “commodities”, nos mercados à vista, futuro e a termo.

Executa ordens de compra e venda de ativos financeiros por opções e contrata operações de troca de indexadores (“swaps”).

Formaliza fechamento e confirma operações realizadas Apura informações, seleciona e calcula taxas e preços.

Acata instruções do cliente e decide sobre momento para fechamento.

Intermedeia negócios entre clientes e transações envolvendo títulos representativos de mercadorias Analisa quantidade e qualidade do produto e verifica enquadramento fiscal do cliente Providencia transferência de propriedade dos produtos e transporte e acompanha emissão de nota fiscal e entrega de mercadorias.

Analisa oferta, demanda, preços e taxas praticadas no mercado Acompanha noticiários, troca informações com profissionais da área financeira e contata órgãos reguladores Identifica oportunidades de negócios e projeta cenários de mercado.

Examina relatórios de consultorias e departamentos especializados Acompanha evolução de indicadores econômicos e estatísticas do Banco Central do Brasil (Bacen).

Elabora mapas estatísticos e analisa gráficos Analisa movimentação do mercado financeiro em termos de volume, preços e taxas negociados Acompanha atuações do Bacen e colocações do Tesouro Nacional, além de decisões e resoluções dos órgãos reguladores.

Analisa sazonalidade das “commodities” e verifica condições climáticas que influenciam no processo produtivo de empresas do agronegócio Identifica e especifica necessidades de clientes e investidores, promove visitas e oferece-lhes alternativas, subsidiando suas decisões Detalha informações sobre os produtos e promove adaptações de acordo com o público-alvo.

Monta estrutura e cálculo de operações e monitora negócios do cliente Identifica potenciais investidores e realiza atividades de manutenção da carteira de clientes Gerencia posições da carteira própria.

Acompanha resultados e rentabilidade das operações Respeita limites operacionais institucionais e dos órgãos reguladores Nivela posição do caixa Presta informações aos clientes sobre legislações, situação do mercado e tendências Prepara relatórios e apresenta estrutura de cálculos.

Emite parecer para clientes e para mesa de operações Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua de acordo com normas e legislações, em especial da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que compõe o Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos a ele confiados.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2533-05 deve comunicar-se, gerenciar posições, demonstrar competências pessoais, intermediar negócios de mercadorias e serviços, analisar mercado, fechar operações, negociar operações no mercado financeiro nacional e internacional, realizar prospecção de clientes.

Condições de trabalho dessas profissões

Corretores de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos exercem suas funções em corretoras de valores, de mercadorias e derivativos e em instituições de intermediação financeira, como empregados com carteira assinada, ou como autônomo. Atuam de forma individual e também em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Algumas atividades exigem que o profissional permaneça em pé por longos períodos (operador de pregão). Trabalham sob pressão de horários e prazos, estão expostos à ação de ruído intenso e sobrecarga do uso da voz, condições que podem ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2533-05

O exercício dessa ocupação requer escolaridade de nível superior ou experiência equivalente, acrescida de cursos específicos na área de até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Corretor de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos CBO 2533-05

Um Corretor de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos (ou sinônimo) deve demonstrar estabilidade emocional, emitir parecer para clientes, atuar com agilidade física, intermediar negócios de fretes, energia elétrica e outros, oferecer alternativas ao cliente, para tomada de decisão, demonstrar senso de oportunidade, demonstrar versatilidade, apresentar estrutura de cálculos ao cliente, identificar cliente e investidor potencial, aproximar negócios entre clientes, atualizar-se profissionalmente, executar operações de swaps - troca de indexadores, comunicar-se no mercado, conforme perfil do cliente, confirmar operações realizadas, executar ordens de compra e venda de ações, ativos financeiros e commodities, nos mercados a futuro, apregoar operações com gestos, expressões corporais e verbais, demonstrar relacionamento interpessoal com clientes e pares, demonstrar raciocínio lógico, fechar operações de financiamento e garantias no comércio exterior, providenciar transporte, executar ordens de compra e venda de ações, ativos financeiros e commodities, nos mercados a vista, comprar moedas - entre bancos e clientes internacionais, analisar ofertas e demandas, analisar quantidade e qualidade do produto, monitorar operações e negócios do cliente, respeitar limites operacionais dos órgãos reguladores, formalizar fechamento, inteirar-se das decisões e resoluções dos órgãos reguladores, colher informações sobre taxas e preços, acompanhar informações meteorológicas, tomar decisões rápidas, vender títulos privados e públicos, examinar relatórios de consultorias e departamentos especializados, gerenciar posições da carteira própria, trocar informações com profissionais da área, decidir sobre momento para fechamento, executar ordens de compra e venda de ativos financeiros por opções, expressar-se com clareza, selecionar taxas e preços, demonstrar iniciativa, acompanhar resultados das operações, elaborar mapas estatísticos, atuar com diligência, demonstrar capacidade de persuasão, acompanhar emissão de nota fiscal, inteirar-se das atuações do banco central, demonstrar postura profissional, identificar oportunidades de negócios, realizar operações de empréstimos, demonstrar capacidade de audição seletiva, acompanhar noticiários, detalhar informações sobre os produtos, comprar títulos privados e públicos, preparar relatórios, nivelar posição do caixa, analisar preços e taxas, verificar enquadramento fiscal do cliente, analisar gráficos e dados estatísticos, informar cliente sobre legislação em vigor, providenciar transferência de propriedade dos produtos, respeitar limites operacionais institucionais, executar ordens de compra e venda de ações, ativos financeiros e commodities, nos mercados a termo, vender moedas - entre bancos e clientes internacionais, contatar órgãos reguladores, emitir parecer para mesa de operações, contatar clientes, demonstrar objetividade, vender moedas prontas - a vista e futuras - pfe pj, acompanhar entrega de mercadorias, relatar situação do mercado, adaptar produto às necessidades do cliente, acatar instruções do cliente, analisar sazonalidade das commodities, acompanhar volume, preços e taxas negociados, visitar clientes e investidores, especificar necessidades dos clientes e investidores, identificar necessidades de clientes e investidores, intermediar negócios de títulos representativos de mercadorias, realizar atividades de manutenção do cliente, projetar cenários de mercado, inteirar-se das atividades do dia, expor tendências de mercado, montar estrutura e cálculo de operações, acompanhar colocações do tesouro nacional, demonstrar credibilidade, comprar moedas prontas - a vista e futuras - pf e pj, definir preço e taxa para fechamento, demonstrar qualidade de voz e dicção, calcular taxas e preços.

Cargos e salários CBO 2533-05 - Corretores de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos

Salário Corretor de Mercadorias e Futuros

Corretor de Mercadorias e Futuros: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Corretor de Mercadorias e Futuros CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Corretor de Valores

Corretor de Valores: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Corretor de Valores CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Operador de Bolsa - Pregão

Operador de Bolsa - Pregão: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Bolsa - Pregão CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Operador de Bolsa de Mercadorias e Futuros

Operador de Bolsa de Mercadorias e Futuros: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Bolsa de Mercadorias e Futuros CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Operador de Câmbio/comércio Exterior

Operador de Câmbio/comércio Exterior: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Câmbio/comércio Exterior CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Operador de Carteiras Internacionais

Operador de Carteiras Internacionais: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Carteiras Internacionais CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Operador de Mercadorias e Derivativos

Operador de Mercadorias e Derivativos: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Mercadorias e Derivativos CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Operador de Mesa Bolsa de Valores

Operador de Mesa Bolsa de Valores: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Mesa Bolsa de Valores CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Operador de Renda Fixa

Operador de Renda Fixa: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Renda Fixa CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Corretor de Valores Ativos Financeiros Mercadorias e Derivativos

Corretor de Valores Ativos Financeiros Mercadorias e Derivativos: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Corretor de Valores Ativos Financeiros Mercadorias e Derivativos CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Operador de Renda Variável

Operador de Renda Variável: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Renda Variável CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Corretor de Mercadorias

Corretor de Mercadorias: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Corretor de Mercadorias CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Operador Financeiro

Operador Financeiro: Brasil

  • 2.818
  • Brasil
  • 4.544 - 12.290
  • 42h
O profissional no cargo de Operador Financeiro CBO 2533-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.544 e 12.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Corretor de Valores Ativos Financeiros Mercadorias e Derivativos

Corretor de Valores Ativos Financeiros Mercadorias e Derivativos: São Paulo

  • 1.641
  • São Paulo
  • 5.592 - 13.503
  • 43h
O profissional no cargo de Corretor de Valores Ativos Financeiros Mercadorias e Derivativos CBO 2533-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.592 e 13.503 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.641 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Corretor de Valores Ativos Financeiros Mercadorias e Derivativos São Paulo

Corretor de Valores Ativos Financeiros Mercadorias e Derivativos: São Paulo, SP

  • 1.509
  • São Paulo, SP
  • 5.789 - 13.925
  • 42h
O profissional no cargo de Corretor de Valores Ativos Financeiros Mercadorias e Derivativos CBO 2533-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.789 e 13.925 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Corretor de seguros São Paulo

Corretor de seguros: São Paulo, SP

  • 1.509
  • São Paulo, SP
  • 5.789 - 13.925
  • 42h
O profissional no cargo de Corretor de seguros CBO 2533-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.789 e 13.925 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Corretor de Mercadorias e Futuros São Paulo

Corretor de Mercadorias e Futuros: São Paulo, SP

  • 1.509
  • São Paulo, SP
  • 5.789 - 13.925
  • 42h
O profissional no cargo de Corretor de Mercadorias e Futuros CBO 2533-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.789 e 13.925 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.
Salário Corretor de Valores São Paulo

Corretor de Valores: São Paulo, SP

  • 1.509
  • São Paulo, SP
  • 5.789 - 13.925
  • 42h
O profissional no cargo de Corretor de Valores CBO 2533-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.789 e 13.925 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2533-05.