CBO 2532-15 - Gerente de contas - pessoa física e jurídica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

O profissional no cargo de Gerente de contas - pessoa física e jurídica CBO 2532-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades de gerenciamento de contas mantidas por pessoas físicas e jurídicas em instituições financeiras, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia carteira de clientes, informando-os sobre o mercado financeiro e administrando suas aplicações e outras operações.

Comercializa produtos e serviços financeiros de acordo com perfil dos clientes Prospecta novos negócios de acordo com o público-alvo, propondo visitas e atuando em eventos Efetiva negócios, formaliza operações e verifica procedência de recursos.

Participa de reuniões com departamentos e interage com setores operacionais Traça plano de ação de acordo com os objetivos institucionais Desenvolve e orienta equipe de assistentes.

Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

CBO 2532-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de contas - pessoa física e jurídica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários CBO 2532-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2532-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Gerente de contas - pessoa física e jurídica

O Gerente de contas - pessoa física e jurídica CBO 2532-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades de gerenciamento de contas mantidas por pessoas físicas e jurídicas em instituições financeiras públicas ou privadas, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Presta informações aos clientes sobre mercado financeiro e características dos produtos e serviços ofertados pela instituição.

Administra aplicações e outras operações do cliente, detectando seu grau de aversão ao risco Executa ordens e acompanha movimentação de contas.

Analisa variação de taxas e assegura a entrega de produtos e serviços nas condições acordadas Acompanha exposição de risco do banco em relação ao cliente.

Acompanha evolução de taxas e tarifas cobradas por outras instituições, de acordo com informações do Banco Central do Brasil (Bacen).

Identifica necessidades do cliente, oferecendo-lhe vantagens, benefícios e promovendo adequações em produtos e serviços Sugere opções de negócios e elabora propostas.

Analisa fluxo de caixa do cliente, simula empréstimos e projeta rendimento de aplicações.

Calcula taxas e custo efetivo total de operações Atualiza cadastro de clientes e pesquisa seu comprometimento financeiro Efetiva negócios como abertura de contas, concessão de empréstimos e financiamentos e aplicações financeiras, entre outras transações.

Negocia condições das operações, respeitando parâmetros e alçadas Providencia documentação, formaliza operações e informa condições gerais do produto contratado aos clientes Capta recursos para aplicações financeiras, libera empréstimos e liquida operações.

Prospecta novos negócios mediante mapeamento do público-alvo e contato com potenciais clientes Consulta publicações especializadas em economia e finanças.

Solicita indicação de clientes e planeja, agenda e realiza visitas Atua em feiras, congressos e outros eventos Realiza apresentação institucional ao cliente.

Interage com outras áreas da instituição e participa de reuniões com profissionais do mercado financeiro Busca orientações em outros núcleos da instituição sobre assuntos específicos, como câmbio, legislação e marketing Submete aprovação de crédito à alçada superior.

Encaminha propostas ao comitê de investimentos Requisita avaliação de risco de crédito e solicita documentos Interage com setores operacionais e com gerentes da instituição que atuam em outros países.

Presta apoio na elaboração de operações estruturadas Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Traça plano de ação de acordo com as diretrizes da instituição Orienta equipe de assistentes e incrementa plano de venda ou de captação Estabelece rede de contatos, monitora metas e resultados e redige relatórios.

Analisa pontos fortes e fracos dos produtos da instituição e de seus concorrentes, promovendo seu aprimoramento Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias, fornecendo informações e evidências Estabelece interface com clientes e fornecedores externos Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos a ele confiados Averigua procedência de recursos, histórico de clientes, autenticidade de documentos e de informações cadastrais Apura destino de recursos e confirma efetivação de operações e autorizações de movimentação e consulta de contas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2532-15 deve prospectar clientes, gerenciar carteira de clientes, prevenir operações ilegais, demonstrar competências pessoais, comercializar produtos e serviços financeiros, efetivar negócios, exercer ações gerenciais, interagir com Áreas afins locais e internacionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2532-15

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de contas - pessoa física e jurídica CBO 2532-15

Um Gerente de contas - pessoa física e jurídica (ou sinônimo) deve assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo, acompanhar variação das taxas de produtos negociados - cdc , projetar rendimento de aplicações, efetuar pós-venda - folow-up, liquidar operações, orientar equipe, pesquisar comprometimento financeiro do cliente, consultar jornais e revistas econômicos, mapear público-alvo, providenciar documentação para operação, interagir com setores operacionais, preparar visita a clientes, abrir conta, evidenciar postura e ética profissional, interagir com áreas de marketing, participar de reuniões com área econômica do banco, conferir autorização de pessoas para movimentação ou consulta de contas, obter informações sobre o mercado financeiro, demonstrar flexibilidade, contatar clientes, identificar prazos compatíveis com fluxo de caixa do cliente, oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios, relacionar-se com público, agir em conformidade com a legislação em vigor, atuar em eventos - feiras, congressos, palestras, exposições, apresentar a instituição - banco, evidenciar capacidade técnica, redigir relatórios, solicitar relatórios especiais para clientes, requisitar avaliação de risco de crédito, negociar prazo para início de operação, suprir auditoria com informações, acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente, submeter propostas ao comitê de investimentos, acompanhar movimentação de contas, demonstrar segurança, verificar veracidade das informações de clientes, adequar produtos e serviços ao perfil do cliente, precificar produtos, submeter aprovação de crédito a alçada superior, averiguar procedência de recursos, demonstrar poder de persuasão, interagir com gerentes do banco em outros países, solicitar indicação de clientes, atualizar cadastro de clientes, traçar plano de ação em linha com diretrizes nacional e internacional, conferir destino de recursos, auxiliar na elaboração de operações estruturadas, atualizar-se profissionalmente, calcular taxas, monitorar metas, encaminhar regulamentos para clientes, agendar visita a clientes, simular empréstimos, verificar autenticidade da documentação de clientes, reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes, sugerir opções de negócios, identificar perfil do cliente, falar em público, executar ordens de movimentação de contas, detectar o grau de aversão a risco do cliente, avaliar resultados, desenvolver equipe, demonstrar criatividade, elaborar propostas, liberar empréstimos, estabelecer rede de contatos, garantir qualidade dos serviços, incrementar plano de venda ou de captação, repassar informações sobre mercado financeiro para clientes, captar recursos para aplicações financeiras, conceder linhas de crédito, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, espanhol, demonstrar cultura geral, administrar aplicações de clientes, visitar clientes, transmitir credibilidade, identificar necessidades do cliente, participar de reuniões com profissionais do mercado financeiro, formalizar operação, consultar listas direcionadas, definir parâmetros da operação, buscar consultorias em áreas competentes - tributária, câmbial, jurídica, seguros, corretoras.

Cargos e salários CBO 2532-15 - Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Brasil

  • 27.847
  • Brasil
  • 6.057 - 12.366
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.057 e 12.366 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 27.847 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica Manaus

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Manaus, AM

  • 200
  • Manaus, AM
  • 5.908 - 11.421
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 5.908 e 11.421 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 200 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Rio de Janeiro

  • 1.819
  • Rio de Janeiro
  • 6.745 - 12.248
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 6.745 e 12.248 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.819 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica Caxias do Sul

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Caxias do Sul, RS

  • 87
  • Caxias do Sul, RS
  • 5.182 - 9.087
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 5.182 e 9.087 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: São Paulo

  • 10.381
  • São Paulo
  • 6.975 - 13.612
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 6.975 e 13.612 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 10.381 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica Porto Alegre

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Porto Alegre, RS

  • 341
  • Porto Alegre, RS
  • 5.496 - 9.956
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 5.496 e 9.956 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 341 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Mato Grosso

  • 1.249
  • Mato Grosso
  • 5.134 - 9.206
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 5.134 e 9.206 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica Porto Velho

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Porto Velho, RO

  • 61
  • Porto Velho, RO
  • 5.011 - 8.722
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Porto Velho - RO, ganha entre 5.011 e 8.722 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 61 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica Brasília

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Brasília, DF

  • 334
  • Brasília, DF
  • 6.290 - 11.419
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 6.290 e 11.419 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 334 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Pernambuco

  • 464
  • Pernambuco
  • 5.899 - 10.873
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 5.899 e 10.873 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 464 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica Belo Horizonte

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Belo Horizonte, MG

  • 572
  • Belo Horizonte, MG
  • 6.348 - 11.912
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 6.348 e 11.912 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 572 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica Curitiba

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Curitiba, PR

  • 506
  • Curitiba, PR
  • 6.318 - 11.469
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 6.318 e 11.469 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 506 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Minas Gerais

  • 2.063
  • Minas Gerais
  • 5.527 - 10.105
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 5.527 e 10.105 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.063 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica Recife

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Recife, PE

  • 256
  • Recife, PE
  • 6.536 - 12.212
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 6.536 e 12.212 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 256 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica Campinas

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Campinas, SP

  • 451
  • Campinas, SP
  • 6.583 - 11.999
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 6.583 e 11.999 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 451 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Santa Catarina

  • 1.799
  • Santa Catarina
  • 5.129 - 9.122
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 5.129 e 9.122 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.799 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica São Paulo

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: São Paulo, SP

  • 4.791
  • São Paulo, SP
  • 7.930 - 16.152
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 7.930 e 16.152 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 4.791 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.
Salário Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica Fortaleza

Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica: Fortaleza, CE

  • 229
  • Fortaleza, CE
  • 6.056 - 11.052
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Contas - Pessoa Física e Jurídica CBO 2532-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 6.056 e 11.052 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-15.