CBO 2532-15 - Gerente de contas - pessoa física e jurídica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários
O profissional no cargo de Gerente de contas - pessoa física e jurídica CBO 2532-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades de gerenciamento de contas mantidas por pessoas físicas e jurídicas em instituições financeiras, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia carteira de clientes, informando-os sobre o mercado financeiro e administrando suas aplicações e outras operações.
Comercializa produtos e serviços financeiros de acordo com perfil dos clientes Prospecta novos negócios de acordo com o público-alvo, propondo visitas e atuando em eventos Efetiva negócios, formaliza operações e verifica procedência de recursos.
Participa de reuniões com departamentos e interage com setores operacionais Traça plano de ação de acordo com os objetivos institucionais Desenvolve e orienta equipe de assistentes.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
CBO 2532-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de contas - pessoa física e jurídica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários CBO 2532-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2532-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Gerente de contas - pessoa física e jurídica
O Gerente de contas - pessoa física e jurídica CBO 2532-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades de gerenciamento de contas mantidas por pessoas físicas e jurídicas em instituições financeiras públicas ou privadas, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Presta informações aos clientes sobre mercado financeiro e características dos produtos e serviços ofertados pela instituição.
Administra aplicações e outras operações do cliente, detectando seu grau de aversão ao risco Executa ordens e acompanha movimentação de contas.
Analisa variação de taxas e assegura a entrega de produtos e serviços nas condições acordadas Acompanha exposição de risco do banco em relação ao cliente.
Acompanha evolução de taxas e tarifas cobradas por outras instituições, de acordo com informações do Banco Central do Brasil (Bacen).
Identifica necessidades do cliente, oferecendo-lhe vantagens, benefícios e promovendo adequações em produtos e serviços Sugere opções de negócios e elabora propostas.
Analisa fluxo de caixa do cliente, simula empréstimos e projeta rendimento de aplicações.
Calcula taxas e custo efetivo total de operações Atualiza cadastro de clientes e pesquisa seu comprometimento financeiro Efetiva negócios como abertura de contas, concessão de empréstimos e financiamentos e aplicações financeiras, entre outras transações.
Negocia condições das operações, respeitando parâmetros e alçadas Providencia documentação, formaliza operações e informa condições gerais do produto contratado aos clientes Capta recursos para aplicações financeiras, libera empréstimos e liquida operações.
Prospecta novos negócios mediante mapeamento do público-alvo e contato com potenciais clientes Consulta publicações especializadas em economia e finanças.
Solicita indicação de clientes e planeja, agenda e realiza visitas Atua em feiras, congressos e outros eventos Realiza apresentação institucional ao cliente.
Interage com outras áreas da instituição e participa de reuniões com profissionais do mercado financeiro Busca orientações em outros núcleos da instituição sobre assuntos específicos, como câmbio, legislação e marketing Submete aprovação de crédito à alçada superior.
Encaminha propostas ao comitê de investimentos Requisita avaliação de risco de crédito e solicita documentos Interage com setores operacionais e com gerentes da instituição que atuam em outros países.
Presta apoio na elaboração de operações estruturadas Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Traça plano de ação de acordo com as diretrizes da instituição Orienta equipe de assistentes e incrementa plano de venda ou de captação Estabelece rede de contatos, monitora metas e resultados e redige relatórios.
Analisa pontos fortes e fracos dos produtos da instituição e de seus concorrentes, promovendo seu aprimoramento Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias, fornecendo informações e evidências Estabelece interface com clientes e fornecedores externos Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos a ele confiados Averigua procedência de recursos, histórico de clientes, autenticidade de documentos e de informações cadastrais Apura destino de recursos e confirma efetivação de operações e autorizações de movimentação e consulta de contas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2532-15 deve demonstrar competências pessoais, comercializar produtos e serviços financeiros, prospectar clientes, efetivar negócios, interagir com Áreas afins locais e internacionais, exercer ações gerenciais, gerenciar carteira de clientes, prevenir operações ilegais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2532-15
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de contas - pessoa física e jurídica CBO 2532-15
Um Gerente de contas - pessoa física e jurídica (ou sinônimo) deve encaminhar regulamentos para clientes, requisitar avaliação de risco de crédito, conferir destino de recursos, consultar listas direcionadas, garantir qualidade dos serviços, buscar consultorias em áreas competentes - tributária, câmbial, jurídica, seguros, corretoras, providenciar documentação para operação, assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo, submeter propostas ao comitê de investimentos, evidenciar postura e ética profissional, interagir com áreas de marketing, demonstrar criatividade, conferir autorização de pessoas para movimentação ou consulta de contas, administrar aplicações de clientes, acompanhar movimentação de contas, identificar prazos compatíveis com fluxo de caixa do cliente, auxiliar na elaboração de operações estruturadas, agir em conformidade com a legislação em vigor, demonstrar poder de persuasão, interagir com gerentes do banco em outros países, atuar em eventos - feiras, congressos, palestras, exposições, avaliar resultados, conceder linhas de crédito, orientar equipe, identificar necessidades do cliente, atualizar cadastro de clientes, abrir conta, submeter aprovação de crédito a alçada superior, acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente, elaborar propostas, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, espanhol, adequar produtos e serviços ao perfil do cliente, agendar visita a clientes, efetuar pós-venda - folow-up, participar de reuniões com área econômica do banco, demonstrar segurança, acompanhar variação das taxas de produtos negociados - cdc , pesquisar comprometimento financeiro do cliente, participar de reuniões com profissionais do mercado financeiro, falar em público, solicitar relatórios especiais para clientes, sugerir opções de negócios, simular empréstimos, evidenciar capacidade técnica, atualizar-se profissionalmente, calcular taxas, suprir auditoria com informações, obter informações sobre o mercado financeiro, demonstrar flexibilidade, liberar empréstimos, precificar produtos, consultar jornais e revistas econômicos, estabelecer rede de contatos, interagir com setores operacionais, reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes, visitar clientes, mapear público-alvo, liquidar operações, negociar prazo para início de operação, preparar visita a clientes, solicitar indicação de clientes, incrementar plano de venda ou de captação, redigir relatórios, traçar plano de ação em linha com diretrizes nacional e internacional, desenvolver equipe, captar recursos para aplicações financeiras, relacionar-se com público, formalizar operação, definir parâmetros da operação, contatar clientes, detectar o grau de aversão a risco do cliente, executar ordens de movimentação de contas, demonstrar cultura geral, oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios, identificar perfil do cliente, transmitir credibilidade, repassar informações sobre mercado financeiro para clientes, apresentar a instituição - banco, monitorar metas, averiguar procedência de recursos, projetar rendimento de aplicações, verificar autenticidade da documentação de clientes, verificar veracidade das informações de clientes.