Diretor de Arte (Publicidade) - Piso Salarial 2024, O Que Faz, Salário Publicidade e Propaganda

R$ 2.400,93/mês

Atualizado em

Hoje um Diretor de Arte (Publicidade) ganha em média R$ 2.400,93 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 3.845 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Diretor de Arte (Publicidade) pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.335,36 e o teto salarial de R$ 5.153,04, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Diretor de Arte (Publicidade).

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 22 anos, formação superior em Publicidade e Propaganda, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Agências de publicidade de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Diretor de Arte (Publicidade) é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Diretor de Arte (Publicidade), não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40

O Diretor de Arte (Publicidade) identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Participa da elaboração de briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para produções publicitárias, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), cronograma, recursos humanos, assim como tendências e demandas de mercado Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e direcionando a comercialização e veiculação de peças publicitárias e ações de propaganda conforme as estratégias e interesses de clientes e projetos.

Pode contribuir com a concepção criativa do projeto publicitário e o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Apresenta projeto publicitário e proposta de veiculação de peças e campanhas publicitárias para aprovação do cliente, evidenciando e explicando questões relativas aos serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, em diferentes contextos e para nichos de mercado diversos Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, avaliando a qualidade dos serviços de venda de publicidade e negociação de espaços em veículos de comunicação, sugerindo soluções, redirecionamentos ,novos mercados consumidores e mudanças no processo de comercialização, quando necessário Articula e viabiliza a compra de espaços publicitários em diferentes mídias e estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.

Elabora e propõe, em parceria com demais profissionais envolvidos no desenvolvimento da campanha publicitária, ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia Planeja e executa estratégias de prospecção e fidelização, aplicando métodos e técnicas de marketing, identificando potenciais clientes e parceiros, contatando-os, considerando as boas práticas de vendas Zela pela qualidade técnica e operacional dos serviços prestados, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Algumas funções no exercício da profissão

  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • contratar fornecedores;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • vender serviços publicitários;
  • avaliar qualidade das campanhas - projeto;
  • negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade;
  • explicar formas de pagamento;
  • demonstrar flexibilidade;
  • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
  • apresentar proposta de veiculação - plano de mídia;
  • ver mais...

Salário de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 - Série histórica

Quanto ganha um Diretor de Arte (Publicidade) por região do Brasil

Quanto ganha um Diretor de Arte (Publicidade) nas principais cidades

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Diretor de Arte (Publicidade) na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
São Paulo, SP 43 3.919,20 4.029,24 6.089,11 18,73 446
Curitiba, PR 43 2.537,64 2.608,89 3.942,64 12,00 87
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial.

Tabela salarial para Diretor de Arte (Publicidade)

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.335 28.024 584 10,85
Média Salarial 2.401 28.811 600 11,16
1º Quartil 1.530 18.364 383 7,11
Salário Mediana 1.800 21.600 450 8,36
3º Quartil 3.930 47.159 982 18,26
Teto Salarial 5.153 61.837 1.288 23,94
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Diretor de Arte (Publicidade) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2531-40 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda

Diretor de Arte (Publicidade) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Maio de 2023 e Abril de 2024, tivemos um aumento de 11.52% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Salário por especialização

Pesquisa: Áreas de atuação com os melhores salários em Publicidade e Propaganda (nacional)
CBO Especialização Carga Horária Salário
253125 Diretor de arte (publicidade) 42 4.698,53
Especializações para formados em Publicidade e Propaganda. Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO.

Quanto ganha um Diretor de Arte (Publicidade) por estado

Clique em um estado para ver a pesquisa salarial completa para Diretor de Arte (Publicidade) na localidade
UF Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
43 2.688,76 2.764,25 4.177,42 12,88 1.315
43 2.211,81 2.273,91 3.436,40 10,46 361
43 2.489,25 2.559,14 3.867,45 11,98 336
43 1.830,45 1.881,84 2.843,90 8,77 311
43 2.295,14 2.359,58 3.565,87 10,95 271
43 2.067,50 2.125,55 3.212,19 9,85 263
44 2.724,10 2.800,58 4.232,33 12,83 148
43 2.400,92 2.468,33 3.730,21 11,60 85
43 2.082,85 2.141,33 3.236,04 10,02 78
42 1.858,45 1.910,63 2.887,40 9,07 71
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 3.031,44 3.116,56 4.709,84
8630-5/04 Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.574,08 1.618,28 2.445,59
4774-1/00 Comércio varejista de artigos de óptica 1.618,46 1.663,90 2.514,54
6021-7/00 Atividades de televisão aberta 4.577,67 4.706,20 7.112,16
7319-0/03 Marketing direto 1.969,54 2.024,84 3.060,00
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.937,39 1.991,78 3.010,04
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.761,68 1.811,14 2.737,05
6010-1/00 Atividades de rádio 2.184,30 2.245,63 3.393,67
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.073,39 2.131,61 3.221,35
2121-1/01 Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano 3.744,50 3.849,64 5.817,69
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganham profissionais de Publicidade e Propaganda por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3.845 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
2.969 44 220 2.316,86 10,53
453 40 200 2.731,18 13,66
62 42 210 2.205,22 10,50
48 36 180 1.517,44 8,43
31 43 215 2.021,44 9,40
19 30 150 2.928,28 19,52

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

Metodologia: Salários de 1.768 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.318,61 2.482,76 2.767,50
Pequenas 2.481,12 2.645,27 2.930,01
Médias 3.088,81 3.252,96 3.537,70
Grandes Empresas 4.025,82 4.189,97 4.474,71
  • *Diretor de Arte (Publicidade) Nível I: até 4 anos;
  • *Diretor de Arte (Publicidade) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Diretor de Arte (Publicidade) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Diretor de Arte (Publicidade)

  • Salário Base: R$ 2.400,93
  • Salário-educação (3%): R$ 72,03
  • Sistema S (2%): R$ 48,02
  • INSS Patronal (20%): R$ 480,19
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,01
  • FGTS (8%): R$ 192,07
  • Férias 1/12: R$ 200,08
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 480,19
  • Periculosidade (30%): R$ 720,28
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 66,69
  • 13º Salário: R$ 200,08
  • FGTS sobre Férias: R$ 16,01
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,34
  • FGTS sobre 13º: R$ 16,01
  • Aviso Prévio: R$ 200,08
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,01
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 200,08

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

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Toda essa pesquisa salarial para Diretor de Arte (Publicidade) pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

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Salário e mercado de trabalho para Diretor de Arte (Publicidade)