CBO 2531-35 - Diretor de contas (publicidade) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade
O profissional no cargo de Diretor de contas (publicidade) CBO 2531-35 Planeja, gerencia e avalia o desenvolvimento de projetos e campanhas publicitárias e promocionais, coordenando o fluxo de trabalho dos setores e profissionais envolvidos, zelando pela qualidade técnica e o atendimento às determinações e prospecções evidenciadas no briefing Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2531-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de contas (publicidade), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de publicidade.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Diretor de contas (publicidade)
O Diretor de contas (publicidade) CBO 2531-35 identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora, em parceria e articulação com outros profissionais, briefing para desenvolvimento de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional.
Delineia diretrizes do projeto de ação promocional e de campanha publicitária, prospectando cronograma para o planejamento, execução e avaliação, considerando requisitos estruturais, financeiros, criativos e de recursos humanos, demandas de veiculação e divulgação, assim como características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget) e tendências e demandas de mercado.
Gerencia recursos materiais e financeiros e coordena equipes envolvidas no planejamento, execução e avaliação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, assim como de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Acompanha, supervisiona e ou realiza a seleção e a contratação de prestadores de serviço.
Estabelece relacionamentos com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes, ampliando e inovando o campo de atuação Contribui com a definição e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.
Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente, avaliando a qualidade dos serviços executados e sugerindo soluções e redirecionamentos no projeto, quando necessário.
Zela pela qualidade técnica e operacional, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2531-35 deve vender serviços publicitários, contratar fornecedores, desenvolver propaganda e promoções, demonstrar competências pessoais, gerenciar setores, estruturar estratégia de projeto publicitário.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-35
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Diretor de contas (publicidade) CBO 2531-35
Um Diretor de contas (publicidade) (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, fazer previsão orçamentária, demonstrar habilidade de comunicação, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, antever cenários futuros, ajustar o projeto a pedido do cliente, rever processo criativo, administrar conflitos, solucionar problemas de pós-venda, elaborar estratégia de mídia, demonstrar habilidade de comunicação verbal, ponderar opiniões divergentes, desenvolver campanhas promocionais, demonstrar capacidade de negociação, preparar cronograma, trabalhar em equipe, demonstrar senso de oportunidade, acordar briefing com cliente, manter relacionamento com o cliente, submeter projeto a aprovação do cliente, assumir riscos, demonstrar poder de síntese, definir necessidades do cliente, demonstrar liderança, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar criatividade, apresentar projeto para cliente, avaliar qualidade das campanhas - projeto, adaptar-se a situações adversas, coordenar equipes de trabalho, identificar necessidades do cliente, demonstrar pró-atividade, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, demonstrar senso crítico, demonstrar flexibilidade, demonstrar senso estético, interpretar expectativas do cliente, analisar demanda do cliente, adaptar linguagem ao público, delinear diretrizes do projeto, manter relacionamento com veículos de comunicação, demonstrar dinamismo.