Profissões relacionadas:
O que faz um Agente Publicitário CBO 2531-15
O Agente Publicitário planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.
Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- contratar fornecedores;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- pesquisar meios e veículos de comunicação;
- elaborar planejamento estratégico;
- vender serviços publicitários;
- desenvolver propaganda e promoções;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar setores;
- realizar campanhas e peças publicitárias;
- acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
- coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
- demonstrar flexibilidade;
- analisar demanda do cliente;
- demonstrar senso crítico;
- solucionar problemas de pós-venda;
- explicar formas de pagamento;
- antever cenários futuros;
- manter relacionamento com o cliente;
- ver mais...
Salário de Agente Publicitário CBO 2531-15 - Série histórica
Quanto ganha um Agente Publicitário por região do Brasil
Cidade | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 41 | 5.601,74 | 5.759,02 | 8.703,21 | 27,91 | 4.926 |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 3.781,33 | 3.887,51 | 5.874,91 | 18,63 | 537 |
Curitiba, PR | 42 | 3.235,08 | 3.325,91 | 5.026,22 | 15,75 | 381 |
Fortaleza, CE | 44 | 2.386,21 | 2.453,20 | 3.707,36 | 11,26 | 369 |
Belo Horizonte, MG | 42 | 2.793,94 | 2.872,39 | 4.340,84 | 13,69 | 273 |
Recife, PE | 42 | 2.576,26 | 2.648,60 | 4.002,64 | 12,75 | 258 |
Porto Alegre, RS | 41 | 3.208,32 | 3.298,40 | 4.984,65 | 15,95 | 253 |
Brasília, DF | 43 | 2.951,94 | 3.034,83 | 4.586,32 | 14,23 | 227 |
Campinas, SP | 43 | 3.257,98 | 3.349,45 | 5.061,79 | 15,47 | 159 |
Goiânia, GO | 43 | 2.234,19 | 2.296,92 | 3.471,18 | 10,57 | 147 |
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial. |
Tabela salarial para Agente Publicitário
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.568 | 42.816 | 892 | 16,86 | |
Média Salarial | 3.668 | 44.018 | 917 | 17,33 | |
1º Quartil | 1.778 | 21.339 | 445 | 8,40 | |
Salário Mediana | 2.400 | 28.800 | 600 | 11,34 | |
3º Quartil | 6.979 | 83.754 | 1.745 | 32,98 | |
Teto Salarial | 9.152 | 109.820 | 2.288 | 43,24 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Agente Publicitário é um cargo que está com baixa demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Junho de 2023 e Maio de 2024, tivemos uma queda de 7.62% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Agente Publicitário CBO 2531-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Quanto ganha um Agente Publicitário por estado
UF | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
42 | 4.630,13 | 4.760,14 | 7.193,66 | 22,73 | 7.069 | |
43 | 2.529,07 | 2.600,08 | 3.929,32 | 12,13 | 987 | |
43 | 2.236,11 | 2.298,89 | 3.474,15 | 10,78 | 893 | |
42 | 3.264,92 | 3.356,59 | 5.072,58 | 15,98 | 743 | |
43 | 2.390,58 | 2.457,71 | 3.714,16 | 11,43 | 725 | |
42 | 2.813,31 | 2.892,31 | 4.370,94 | 13,70 | 701 | |
44 | 2.230,76 | 2.293,39 | 3.465,85 | 10,51 | 484 | |
42 | 2.370,13 | 2.436,68 | 3.682,38 | 11,56 | 360 | |
43 | 2.284,26 | 2.348,40 | 3.548,97 | 10,84 | 262 | |
43 | 2.951,94 | 3.034,83 | 4.586,32 | 14,23 | 227 | |
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial. |
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | |
---|---|---|---|---|---|
7311-4/00 | Agências de publicidade | 5.610,65 | 5.768,19 | 8.717,06 | |
7319-0/03 | Marketing direto | 2.630,87 | 2.704,74 | 4.087,48 | |
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.667,35 | 2.742,24 | 4.144,16 | |
7319-0/04 | Consultoria em publicidade | 4.977,11 | 5.116,85 | 7.732,74 | |
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 3.578,74 | 3.679,22 | 5.560,15 | |
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.966,24 | 2.021,44 | 3.054,87 | |
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 3.077,28 | 3.163,69 | 4.781,06 | |
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 3.290,66 | 3.383,05 | 5.112,57 | |
1412-6/01 | Confecção de peças do vestuário | 3.077,38 | 3.163,79 | 4.781,22 | |
8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.070,03 | 2.128,15 | 3.216,13 | |
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganha um Agente Publicitário por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 14.089 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Agente Publicitário CBO 2531-15 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
8.491 | 44 | 220 | 2.615,48 | 11,89 |
4.741 | 40 | 200 | 5.543,14 | 27,72 |
216 | 42 | 210 | 4.318,83 | 20,57 |
88 | 43 | 215 | 3.631,95 | 16,89 |
74 | 36 | 180 | 2.137,26 | 11,87 |
45 | 30 | 150 | 2.523,98 | 16,83 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 3.140,14 | 3.390,93 | 3.825,96 |
Pequenas | 3.682,37 | 3.933,16 | 4.368,20 |
Médias | 4.777,53 | 5.028,32 | 5.463,36 |
Grandes Empresas | 4.326,79 | 4.577,58 | 5.012,62 |
|
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Agente Publicitário
- Salário Base: R$ 3.668,20
- Salário-educação (3%): R$ 110,05
- Sistema S (2%): R$ 73,36
- INSS Patronal (20%): R$ 733,64
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 36,68
- FGTS (8%): R$ 293,46
- Férias 1/12: R$ 305,68
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 733,64
- Periculosidade (30%): R$ 1.100,46
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 101,89
- 13º Salário: R$ 305,68
- FGTS sobre Férias: R$ 24,45
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,15
- FGTS sobre 13º: R$ 24,45
- Aviso Prévio: R$ 305,68
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 24,45
- Multa Rescisória FGTS: R$ 305,68
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
- Jornada de trabalho parcial e intermitente
- O que é salário bruto
- Conceito de salário
- Jornada de trabalho
- Homologação do contrato de trabalho
- Trabalho intermitente
- Vale alimentação
- Piso da categoria
- Posso ser mandado embora durante as férias?
- Cálculo da jornada de trabalho
- Dano extrapatrimonial
- Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado
Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?
Toda essa pesquisa salarial para Agente Publicitário pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.