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O que faz um Agente Publicitário CBO 2531-15
O Agente Publicitário planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.
Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar meios e veículos de comunicação;
- elaborar planejamento estratégico;
- vender serviços publicitários;
- contratar fornecedores;
- desenvolver propaganda e promoções;
- gerenciar setores;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- desenvolver projeção e execução de comerciais;
- aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
- interpretar expectativas do cliente;
- coordenar compra de espaço na mídia;
- demonstrar habilidade de comunicação;
- coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
- detetar tendências de mercado;
- demonstrar habilidade de comunicação verbal;
- demonstrar senso crítico;
- solucionar problemas de pós-venda;
- ver mais...
Salário de Agente Publicitário CBO 2531-15 - Série histórica
Quanto ganha um Agente Publicitário por região do Brasil
Tabela salarial para Agente Publicitário
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.743 | 44.914 | 936 | 17,73 | |
Média Salarial | 3.848 | 46.175 | 962 | 18,23 | |
1º Quartil | 1.846 | 22.155 | 462 | 8,75 | |
Salário Mediana | 2.500 | 30.000 | 625 | 11,84 | |
3º Quartil | 7.358 | 88.300 | 1.840 | 34,86 | |
Teto Salarial | 8.913 | 106.952 | 2.228 | 42,23 | |
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Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Agente Publicitário é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 17.2% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Agente Publicitário CBO 2531-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
7311-4/00 | Agências de publicidade | 5.802,17 | |||
7319-0/03 | Marketing direto | 2.823,82 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.829,97 | |||
7319-0/04 | Consultoria em publicidade | 7.894,09 | |||
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 3.812,46 | |||
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 2.414,81 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 3.466,71 | |||
8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.463,37 | |||
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 3.480,69 | |||
1412-6/01 | Confecção de peças do vestuário | 2.614,03 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganha um Agente Publicitário por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 14.445 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Agente Publicitário CBO 2531-15 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
8.635 | 44 | 220 | 2.792,30 | 12,69 |
5.047 | 40 | 200 | 5.729,93 | 28,65 |
281 | 42 | 210 | 4.528,11 | 21,56 |
82 | 30 | 150 | 2.683,41 | 17,89 |
79 | 36 | 180 | 2.089,95 | 11,61 |
70 | 43 | 215 | 2.471,43 | 11,50 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 3.126,46 | 3.610,41 | 4.818,50 |
Pequenas | 3.808,09 | 4.292,04 | 5.500,14 |
Médias | 4.852,60 | 5.336,55 | 6.544,65 |
Grandes Empresas | 4.728,81 | 5.212,76 | 6.420,86 |
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Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Agente Publicitário
- Salário Base: R$ 3.847,90
- Salário-educação (3%): R$ 115,44
- Sistema S (2%): R$ 76,96
- INSS Patronal (20%): R$ 769,58
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 38,48
- FGTS (8%): R$ 307,83
- Férias 1/12: R$ 320,66
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 769,58
- Periculosidade (30%): R$ 1.154,37
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 106,89
- 13º Salário: R$ 320,66
- FGTS sobre Férias: R$ 25,65
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,55
- FGTS sobre 13º: R$ 25,65
- Aviso Prévio: R$ 320,66
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 25,65
- Multa Rescisória FGTS: R$ 320,66
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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