CBO 2532-10 - Gerente de clientes especiais (private) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

O profissional no cargo de Gerente de clientes especiais (private) CBO 2532-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades de gerenciamento de contas mantidas por pessoas físicas do segmento alta renda (private) em instituições financeiras, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia carteira de clientes, informando-os sobre o mercado financeiro e administrando suas aplicações e outras operações.

Comercializa produtos e serviços financeiros para o segmento alta renda Prospecta novos negócios, propondo visitas e atuando em eventos Desenvolve propostas de crédito, efetiva negócios, formaliza operações e verifica procedência de recursos.

Participa de reuniões e interage com gestores externos e internos Traça plano de ação baseado nos objetivos institucionais, monitorando metas e resultados Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

CBO 2532-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de clientes especiais (private), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários CBO 2532-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2532-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Gerente de clientes especiais (private)

O Gerente de clientes especiais (private) CBO 2532-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades de gerenciamento de contas mantidas por pessoas físicas do segmento alta renda (private) em instituições financeiras públicas ou privadas, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Presta informações a clientes do segmento alta renda sobre mercado financeiro, produtos e serviços.

Administra aplicações e outras operações do cliente, detectando seu grau de aversão ao risco Valida relatórios de posição de carteira de investimentos e entrega demonstração financeira a clientes.

Executa ordens e acompanha movimentação de contas Analisa variação de taxas e assegura a entrega de produtos e serviços nas condições acordadas.

Acompanha exposição de risco do banco em relação ao cliente.

Identifica necessidades de clientes do segmento alta renda, oferecendo-lhes vantagens, benefícios e promovendo adequações em produtos e serviços Sugere opções de negócios e elabora propostas.

Analisa fluxo de caixa do cliente, calcula taxas, simula empréstimos e projeta rendimento de aplicações.

Faz projeções financeiras, dimensiona linha de crédito a apresenta propostas ao comitê de investimentos Efetiva negócios como abertura de contas, concessão de empréstimos e financiamentos e aplicações financeiras, entre outras transações Negocia condições das operações, respeitando parâmetros e alçadas.

Providencia documentação, formaliza operações e informa condições gerais do produto contratado aos clientes Capta recursos para aplicações financeiras, libera empréstimos e liquida operações Atualiza cadastro de clientes.

Prospecta novos negócios, analisando potenciais clientes do segmento alta renda Consulta publicações especializadas em economia e finanças.

Solicita indicação de clientes e planeja, agenda e realiza visitas Atua em feiras, congressos e outros eventos Realiza apresentação institucional a clientes.

Interage com outras áreas da instituição e participa de reuniões com profissionais do mercado financeiro Busca orientações em outros núcleos da instituição sobre assuntos específicos, como câmbio, legislação e marketing Submete aprovação de crédito à alçada superior e propostas de investimentos à avaliação do grau de risco.

Encaminha propostas ao comitê de investimentos Requisita avaliação de risco de crédito e solicita documentos Interage com setores operacionais, gestores externos e internos e gerentes que atuam em outros países.

Apoia a elaboração de operações estruturadas Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Traça plano de ação de acordo com as diretrizes da instituição Incrementa plano de venda ou de captação Estabelece rede de contatos, monitora metas e redige relatórios.

Analisa pontos fortes e fracos dos produtos da instituição e de seus concorrentes, promovendo seu aprimoramento Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias, fornecendo informações e evidências Estabelece interface com clientes e fornecedores externos Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos a ele confiados Averigua procedência de recursos, histórico de clientes, autenticidade de documentos e de informações cadastrais Apura destino de recursos e confirma efetivação de operações e autorizações de movimentação e consulta de contas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2532-10 deve prospectar clientes, interagir com Áreas afins locais e internacionais, demonstrar competências pessoais, exercer ações gerenciais, comercializar produtos e serviços financeiros, efetivar negócios, desenvolver propostas de crédito, prevenir operações ilegais, gerenciar carteira de clientes.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2532-10

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de clientes especiais (private) CBO 2532-10

Um Gerente de clientes especiais (private) (ou sinônimo) deve consultar jornais e revistas econômicos, demonstrar poder de persuasão, monitorar metas, dimensionar linha de crédito - produtos, limites, prazo e garantias, efetuar projeções financeiras, apresentar proposta ao comitê de crédito, participar de reuniões com profissionais do mercado financeiro, interagir com setores operacionais, negociar prazo para início de operação, liquidar operações, oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios, interagir com gerentes do banco em outros países, acompanhar variação das taxas de produtos negociados - cdc , transmitir credibilidade, repassar informações sobre mercado financeiro para clientes, buscar consultorias em áreas competentes - tributária, câmbial, jurídica, seguros, corretoras, captar recursos para aplicações financeiras, identificar perfil do cliente, solicitar relatórios especiais para clientes, abrir conta, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, espanhol, encaminhar regulamentos para clientes, evidenciar postura e ética profissional, contatar clientes, estabelecer rede de contatos, identificar necessidades do cliente, redigir relatórios, visitar clientes, garantir qualidade dos serviços, demonstrar criatividade, preparar visita a clientes, conceder linhas de crédito, traçar plano de ação em linha com diretrizes nacional e internacional, apresentar a instituição - banco, efetuar pós-venda - folow-up, entregar demonstração financeira a clientes, providenciar documentação para operação, definir parâmetros da operação, reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes, falar em público, solicitar indicação de clientes, validar relatórios de posição de carteira de investimentos, avaliar resultados, incrementar plano de venda ou de captação, relacionar-se com público, consultar listas direcionadas, executar ordens de movimentação de contas, projetar rendimento de aplicações, acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente, conferir destino de recursos, participar de reuniões com área econômica do banco, sugerir opções de negócios, mapear público-alvo, evidenciar capacidade técnica, administrar aplicações de clientes, obter informações sobre o mercado financeiro, acompanhar movimentação de contas, simular empréstimos, demonstrar segurança, atualizar-se profissionalmente, formalizar operação, elaborar propostas, suprir auditoria com informações, calcular taxas, interagir com gestores externos e internos, adequar produtos e serviços ao perfil do cliente, verificar autenticidade da documentação de clientes, atualizar cadastro de clientes, agendar visita a clientes, demonstrar cultura geral, submeter aprovação de crédito a alçada superior, submeter propostas ao comitê de investimentos, conferir autorização de pessoas para movimentação ou consulta de contas, atuar em eventos - feiras, congressos, palestras, exposições, auxiliar na elaboração de operações estruturadas, identificar prazos compatíveis com fluxo de caixa do cliente, interagir com áreas de marketing, requisitar avaliação de risco de crédito, detectar o grau de aversão a risco do cliente, liberar empréstimos, assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo, agir em conformidade com a legislação em vigor, averiguar procedência de recursos, demonstrar flexibilidade, precificar produtos, submeter propostas de investimentos a avaliação do grau de risco, verificar veracidade das informações de clientes.

Cargos e salários CBO 2532-10 - Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

Salário Gerente de Clientes Especiais (Private)

Gerente de Clientes Especiais (Private): Brasil

  • 1.561
  • Brasil
  • 8.884 - 20.886
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Clientes Especiais (Private) CBO 2532-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.884 e 20.886 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.561 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-10.
Salário Gerente de Clientes Especiais (Private) São Paulo

Gerente de Clientes Especiais (Private): São Paulo, SP

  • 396
  • São Paulo, SP
  • 11.567 - 26.254
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Clientes Especiais (Private) CBO 2532-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 11.567 e 26.254 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-10.
Salário Gerente de Clientes Especiais (Private)

Gerente de Clientes Especiais (Private): São Paulo

  • 707
  • São Paulo
  • 10.129 - 22.470
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Clientes Especiais (Private) CBO 2532-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 10.129 e 22.470 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 707 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-10.