Profissões relacionadas:
O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25
O Analista de Pesquisa de Mercado identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Coordena o projeto e o processo de definição de conceito e concepção artística de produto, serviço, peça e ou campanha publicitária, em parceria com o publicitário, o redator publicitário e outros profissionais envolvidos no processo criativo, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver e conduzir projetos de campanhas publicitárias e ações de merchandising, a partir das tendências e nichos de mercado.
Gerencia o desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e conduzindo o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.
Desenvolve projeções comerciais para peças publicitárias e ações de merchandising Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- vender serviços publicitários;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar planejamento estratégico;
- contratar fornecedores;
- desenvolver propaganda e promoções;
- ponderar opiniões divergentes;
- sugerir imagens para textos criados;
- manter relacionamento com o cliente;
- contribuir na concepção do leiaute da campanha;
- ver mais...
Salário de Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 - Série histórica
Quanto ganha um Analista de Pesquisa de Mercado por região do Brasil
Cidade | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 6.411,43 | 6.591,45 | 9.961,20 | 31,60 | 1.353 |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 5.215,03 | 5.361,45 | 8.102,39 | 25,78 | 141 |
Curitiba, PR | 42 | 3.886,77 | 3.995,90 | 6.038,73 | 19,23 | 110 |
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial. |
Tabela salarial para Analista de Pesquisa de Mercado
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 4.648 | 55.776 | 1.162 | 21,91 | |
Média Salarial | 4.779 | 57.342 | 1.195 | 22,53 | |
1º Quartil | 2.448 | 29.382 | 612 | 11,54 | |
Salário Mediana | 3.590 | 43.080 | 898 | 16,92 | |
3º Quartil | 8.570 | 102.834 | 2.142 | 40,40 | |
Teto Salarial | 11.237 | 134.840 | 2.809 | 52,97 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Publicidade
Analista de Pesquisa de Mercado é um cargo que está em baixa no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Junho de 2023 e Maio de 2024, tivemos uma queda de 3.57% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Quanto ganha um Analista de Pesquisa de Mercado por estado
UF | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
42 | 5.637,00 | 5.795,27 | 8.757,99 | 27,51 | 1.942 | |
43 | 3.559,30 | 3.659,24 | 5.529,95 | 16,98 | 232 | |
43 | 3.488,53 | 3.586,48 | 5.420,00 | 16,87 | 222 | |
43 | 3.383,97 | 3.478,98 | 5.257,54 | 16,33 | 185 | |
42 | 4.737,94 | 4.870,98 | 7.361,16 | 23,30 | 168 | |
43 | 3.072,92 | 3.159,20 | 4.774,28 | 14,77 | 145 | |
44 | 2.896,33 | 2.977,65 | 4.499,92 | 13,61 | 130 | |
43 | 2.827,95 | 2.907,35 | 4.393,68 | 13,55 | 72 | |
42 | 3.362,96 | 3.457,39 | 5.224,91 | 16,47 | 70 | |
43 | 3.629,45 | 3.731,36 | 5.638,94 | 17,52 | 61 | |
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial. |
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | |
---|---|---|---|---|---|
7311-4/00 | Agências de publicidade | 6.141,01 | 6.313,43 | 9.541,05 | |
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 5.169,71 | 5.314,86 | 8.031,98 | |
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 4.203,22 | 4.321,24 | 6.530,39 | |
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 3.803,01 | 3.909,79 | 5.908,59 | |
5911-1/99 | Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão | 6.623,28 | 6.809,25 | 10.290,34 | |
7319-0/03 | Marketing direto | 2.672,18 | 2.747,21 | 4.151,67 | |
6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 4.156,44 | 4.273,14 | 6.457,70 | |
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 4.107,07 | 4.222,39 | 6.381,00 | |
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 6.557,18 | 6.741,29 | 10.187,64 | |
1412-6/01 | Confecção de peças do vestuário | 3.745,57 | 3.850,74 | 5.819,35 | |
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganham profissionais de Publicidade por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3.607 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
2.254 | 44 | 220 | 3.910,19 | 17,77 |
1.076 | 40 | 200 | 6.597,99 | 32,99 |
66 | 42 | 210 | 5.614,67 | 26,74 |
22 | 36 | 180 | 2.811,19 | 15,62 |
20 | 43 | 215 | 2.948,03 | 13,71 |
17 | 30 | 150 | 3.656,35 | 24,38 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por porte da empresa e nível profissional
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 4.289,13 | 4.615,83 | 5.182,54 |
Pequenas | 4.633,13 | 4.959,84 | 5.526,55 |
Médias | 5.633,51 | 5.960,22 | 6.526,93 |
Grandes Empresas | 5.398,17 | 5.724,87 | 6.291,59 |
|
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Pesquisa de Mercado
- Salário Base: R$ 4.778,50
- Salário-educação (3%): R$ 143,36
- Sistema S (2%): R$ 95,57
- INSS Patronal (20%): R$ 955,70
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 47,79
- FGTS (8%): R$ 382,28
- Férias 1/12: R$ 398,21
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 955,70
- Periculosidade (30%): R$ 1.433,55
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 132,74
- 13º Salário: R$ 398,21
- FGTS sobre Férias: R$ 31,86
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 10,62
- FGTS sobre 13º: R$ 31,86
- Aviso Prévio: R$ 398,21
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 31,86
- Multa Rescisória FGTS: R$ 398,21
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?
Toda essa pesquisa salarial para Analista de Pesquisa de Mercado pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.