CBO 5132-25 - Cozinheiro de embarcações - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cozinheiros

O profissional no cargo de Cozinheiro de embarcações CBO 5132-25 prepara refeições - desde o pré-preparo até a finalização dos pratos -, em embarcações Planeja a rotina de trabalho da cozinha.

Organiza o ambiente de trabalho, orientando a higienização Administra o estoque e controla o consumo da cozinha Examina a validade, a higienização e as demais condições necessárias para evitar deterioração e perdas dos alimentos estocados.

Cumpre normas de segurança e higiene alimentar, procedimentos técnicos e de qualidade, normas da embarcação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5132-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de cozinheiros que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Cozinheiro de embarcações, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cozinheiros CBO 5132-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5132-25

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Cozinheiros.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Cozinheiro de embarcações

O Cozinheiro de embarcações CBO 5132-25 planeja a rotina de trabalho da cozinha em navios de cruzeiros, cargueiros, porta-aviões ou outras embarcações Planeja cardápios.

Lista e quantifica ingredientes - de acordo com o plano de produção e a capacidade de armazenamento -, solicitando aquisição.

Requisita a manutenção ou a substituição de máquinas e equipamentos com problemas de funcionamento Planeja a rotina de higienização, solicitando a compra de materiais.

Durante as viagens, prepara refeições de acordo com o cardápio definido, interpretando pedidos e comandas Pré-prepara alimentos, descongelando, higienizando, limpando e marinando carnes, aves e pescados.

Pré-cozinha vegetais, verduras e outros alimentos.

Prepara os alimentos, seguindo métodos de cocção e padrões de qualidade para cada tipo de alimento Avalia sabor, aroma, cor e textura dos alimentos.

Faz a finalização e o empratamento das porções.

Decora os pratos de acordo com a apresentação definida e os encaminha à sala de refeições Providencia a higienização do ambiente, das bancadas, das louças, dos utensílios, das máquinas e dos equipamentos da cozinha Faz o descarte de resíduos e sobras.

Administra o estoque e controla o consumo da cozinha, de modo a atender ao cardápio pré-definido Zela pela conservação dos alimentos estocados, controlando a validade, a higienização dos alimentos e as demais condições para evitar deterioração e perdas Pode distribuir tarefas para auxiliares, estabelecendo o tempo para execução do trabalho.

Comunica-se com a equipe da cozinha e com maître e garçom Segue as normas e os procedimentos da embarcação, obedecendo aos seus superiores hierárquicos.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5132-25 deve finalizar alimentos, planejar rotina de trabalho, preparar alimentos, iniciar atividades na cozinha, fechar cozinha, comunicar-se, pré-preparar alimentos, demonstrar competências pessoais, proceder estocagem e conservação de alimentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Cozinheiros trabalham predominantemente em restaurantes, empresas de alojamento e alimentação, transporte aqüaviário e em residências. Trabalham individualmente ou em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado ou embarcado, em horários diurno e noturno. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Estão expostos a ruídos intensos e altas temperaturas. Há situações em que trabalham sob pressão, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5132-25

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental seguido de cursos básicos de profissionalização que variam de duzentas a quatrocentas horas, ou experiência equivalente. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Cozinheiro de embarcações CBO 5132-25

Um Cozinheiro de embarcações (ou sinônimo) deve encaminhar alimentos prontos para o local apropriado, fechar instalações e dependências, planejar cardápios, avaliar sabor, aroma, cor e textura dos alimentos, trabalhar em equipe, planejar rotina de limpeza, demonstrar asseio pessoal, higienizar alimentos, desligar equipamentos, finalizar molhos quentes e frios, verificar condições de alimentos para reaproveitamento, acondicionar alimentos para congelamento, interpretar pedidos e comandas, ler livros e revistas especializadas, trabalhar com ética, assessorar compras de equipamentos e utensílios, embalar lixo, etiquetar alimentos, lavar cozinha, demonstrar criatividade, requisitar materiais, planejar estocagem, comunicar-se com a equipe, trabalhar com atenção, informar necessidades de matérias primas, desossar carnes, aves e pescados, decorar pratos de acordo com apresentação definida, higienizar equipamentos, utensílios e bancada, controlar armazenamento de alimentos, lavar equipamentos e utensílios, pré-cozinhar alimentos, demonstrar capacidade de ser flexível, limpar carnes, aves, pescados e vegetais, comunicar-se com o salão - garçom, maitre, usar uniforme, descongelar alimentos, usar epi, quantificar ingredientes, guardar produtos não utilizados, porcionar alimentos, definir horários de execução e término de tarefas de acordo com prioridades, organizar ingredientes conforme a produção, aguçar visão, participar de eventos culinários, colaborar na criação do cardápio, controlar temperatura de alimentos, comunicar-se com o cliente, identificar necessidade de novos equipamentos, elaborar massas, especificar alimentos, conhecer linguagem técnica, verificar funcionamento dos equipamentos, retirar lixo da cozinha, atualizar-se na profissão, otimizar uso dos equipamentos, organizar utensílios de trabalho, freqüentar treinamentos quando oferecidos, evitar perdas e desperdícios, solicitar manutenção de equipamentos, zelar pelos equipamentos e utensílios, desenvolver paladar e olfato, demonstrar capacidade de iniciativa, demonstrar versatilidade, interpretar receitas, interpretar manuais de procedimentos, comunicar-se com o superior hierárquico, demonstrar honestidade profissional na preparação dos alimentos, listar ingredientes de acordo com o plano de produção e capacidade de armazenamento, observar padrão de qualidade dos alimentos, marinar carnes, aves, pescados e vegetais, testar receitas, dominar técnicas de preparação e conservação de alimentos, elaborar caldos, fundos e molhos básicos, temperar alimentos de acordo com métodos de cocção, controlar tempo e métodos de cocção, aprender o manuseio de novos equipamentos, aquecer alimentos pré-preparados, armazenar alimentos de acordo com as normas de higiene.

Cargos e salários CBO 5132-25 - Cozinheiros

Salário Cozinheiro de Embarcações

Cozinheiro de Embarcações: Brasil

  • 1.563
  • Brasil
  • 1.887 - 3.750
  • 43h
O profissional no cargo de Cozinheiro de Embarcações CBO 5132-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.887 e 3.750 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.563 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5132-25.
Salário Cozinheiro de Bordo

Cozinheiro de Bordo: Brasil

  • 1.563
  • Brasil
  • 1.887 - 3.750
  • 43h
O profissional no cargo de Cozinheiro de Bordo CBO 5132-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.887 e 3.750 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.563 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5132-25.
Salário Cozinheiro de Embarcações Macaé

Cozinheiro de Embarcações: Macaé, RJ

  • 318
  • Macaé, RJ
  • 1.581 - 2.223
  • 43h
O profissional no cargo de Cozinheiro de Embarcações CBO 5132-25 trabalhando em Macaé - RJ, ganha entre 1.581 e 2.223 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 318 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5132-25.
Salário Cozinheiro de Embarcações

Cozinheiro de Embarcações: Rio de Janeiro

  • 684
  • Rio de Janeiro
  • 1.852 - 3.149
  • 43h
O profissional no cargo de Cozinheiro de Embarcações CBO 5132-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.852 e 3.149 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 684 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5132-25.
Salário Cozinheiro de Bordo

Cozinheiro de Bordo: Rio de Janeiro

  • 684
  • Rio de Janeiro
  • 1.852 - 3.149
  • 43h
O profissional no cargo de Cozinheiro de Bordo CBO 5132-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.852 e 3.149 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 684 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5132-25.