CBO 5131-10 - Mordomo de hotelaria - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mordomos e governantas

O profissional no cargo de Mordomo de hotelaria CBO 5131-10 atende hóspedes em hotéis, recepcionando-os, providenciando a arrumação de seus aposentos, supervisionando e agilizando os serviços de reparos, lavanderia e passadoria para suas roupas, servindo suas refeições, e executando serviços personalizados, para propiciar-lhes bem-estar durante a hospedagem Coordena, administra e avalia os serviços da equipe de trabalho.

Executa atividades administrativas Atua conforme protocolos de discrição e sigilo e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5131-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de mordomos e governantas que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mordomo de hotelaria, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mordomos e governantas CBO 5131-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5131-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Mordomos e governantas.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Mordomo de hotelaria

O Mordomo de hotelaria CBO 5131-10 atende hóspedes, dando-lhes boas-vindas e apresentando-lhes apartamentos e equipamentos disponíveis Acompanha entradas e saídas dos hóspedes, durante a estadia.

Toma conhecimento das preferências dos hóspedes.

Providencia facilidades para utilização de equipamentos de informática Recepciona convidados e visitantes.

Supervisiona a arrumação de aposentos e demais áreas do hotel e verifica o estado de conservação de móveis e equipamentos Prepara aposentos personalizados.

Verifica a decoração das áreas.

Controla a entrega e o recebimento de chaves Supervisiona a troca de apartamentos.

Supervisiona a preparação das refeições para os hóspedes, preenche comandas de alimentos e bebidas e apronta coquetéis a serem servidos.

Dispõe os hóspedes à mesa e serve os alimentos e as bebidas Pode atender pedidos especiais, como refeição para hóspedes com restrições alimentares Cuida do vestuário e objetos dos hóspedes, podendo desfazer suas malas e arrumar vestuário e objetos pessoais nos armários e em gavetas.

Encaminha peças de vestuário para reparos e ajustes e agiliza serviços de lavanderia, de passadoria e de engraxate Controla a guarda temporária de vestuário de hóspedes Pode prestar outros serviços - tais como reserva de sala de reuniões, agendamento de consultas médicas, compra de remédios e aquisição de entradas de teatro, para propiciar bem-estar aos hóspedes.

Executa atividades administrativas, atualizando cadastro de perfis e históricos de hóspedes, controlando livros de ocorrências, acompanhando registros de entrada e saída de hóspedes, solicitando serviços de manutenção em instalações, móveis e equipamentos, preparando e analisando relatórios Atende telefonemas, anota e transmite recados e mensagens, fazendo uso de telefone fixo, de recursos de informática e de telefonia móvel.

Pode receber solicitações de hóspedes por e-mail Coordena equipe, planejando o trabalho dos empregados, dimensionando pessoal, estabelecendo rotinas, atribuindo tarefas e orientando a execução dos serviços Observa a apresentação pessoal dos empregados e examina seus uniformes.

Soluciona situações de conflito na equipe Administra a equipe de trabalho, decidindo sobre admissão de novos empregados, fiscalizando o cumprimento de horário de trabalho, programando escala de serviço e férias, e decidindo sobre demissão de empregados subordinados Indica membros da equipe para promoções.

Avalia a conduta e a qualidade dos serviços realizados pelos membros da equipe Pode promover treinamentos para melhoria dos serviços prestados ou para o uso de novos equipamentos e produtos Zela pelo cumprimento das normas de segurança, prevenindo acidentes e orientando a equipe para o uso de equipamentos de proteção individual.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5131-10 deve cuidar do vestuário e objetos de hóspedes e familiares, secretariar agendas e telefonemas, atender hóspedes e familiares, servir alimentos e bebidas, executar atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, supervisionar arrumação de aposentos e demais Áreas, administrar pessoal.

Condições de trabalho dessas profissões

Mordomos e governantas atuam nos serviços de alojamento e alimentação, pessoais e domésticos. Os mordomos na área da hotelaria são encontrados apenas nos estabelecimentos mais sofisticados e suas atribuições variam de acordo com cada hotel. São empregados com carteira assinada e trabalham com supervisão permanente. Executam suas atividades em ambientes fechados e nos horários diurno, noturno, rodízio de turnos e irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5131-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio completo. O exercício pleno dessas atividades ocorre entre três a quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mordomo de hotelaria CBO 5131-10

Um Mordomo de hotelaria (ou sinônimo) deve preparar relatórios, demonstrar discrição, acompanhar registros de entrada e saída de hóspedes, vistoriar apartamentos e outras áreas, acompanhar entradas e saídas dos hóspedes durante a estadia, demonstrar pontualidade, demonstrar organização, demonstrar capacidade de comunicação, treinar estagiários, providenciar assistência médica aos hóspedes e familiares, analisar relatórios, atualizar cadastro de perfis e históricos de hóspedes, atender telefonemas, recepcionar convidados e visitantes, encaminhar solicitação de serviço de lavanderia, avaliar qualidade e produtividade dos serviços executivos, controlar livros de ocorrências, avaliar conduta dos empregados, transmitir recados, fazer malas de hóspedes e familiares, dar boas vindas aos hóspedes, apresentar apartamentos e equipamentos disponíveis, demonstrar liderança, demonstrar atenção distribuída, anotar recados, dispor pessoas a mesa, examinar uniformes dos empregados, treinar empregados, programar escala de serviço e férias, verificar estado de conservação de móveis e equipamentos, fiscalizar cumprimento de horário dos empregados, indicar funcionários para promoções, passar roupa, planejar trabalho dos empregados, demonstrar capacidade de observação, providenciar serviços extras, demonstrar capacidade para motivar pessoas, servir a mesa, observar apresentação pessoal dos empregados, demonstrar paciência, verificar decoração das áreas, providenciar facilidades para utilização de equipamentos de informática, preparar coquetéis, preparar mesa para refeições - mise en place, motivar empregados, engraxar sapatos, encaminhar peças de vestuário para reparos e ajustes, preparar bebidas para serem servidas, solicitar serviços de manutenção em instalações, móveis e equipamentos, arrumar vestuário e objetos pessoais nos armários, controlar entrega e recebimento de chaves, desfazer malas de hóspedes e familiares, supervisionar troca de apartamentos, demonstrar dinamismo, decidir sobre admissão de empregados subordinados, controlar a guarda temporária de vestuário de hóspedes, dimensionar equipe de trabalho, demonstrar capacidade de planejamento, tomar conhecimento das preferências dos hóspedes, demonstrar atenção ao detalhe, controlar despensa, demonstrar responsabilidade, montar couvert, demonstrar postura, preparar aposentos personalizados, decidir sobre demissão de empregados subordinados, preencher comandas de alimentos e bebidas solicitadas.

Cargos e salários CBO 5131-10 - Mordomos e governantas

Salário Mordomo de Hotelaria

Mordomo de Hotelaria: Brasil

O profissional no cargo de Mordomo de Hotelaria CBO 5131-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.839 e 3.158 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 856 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5131-10.