CBO 3252-10 - Técnico em nutrição e dietética
Entenda o que fazem os técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico em nutrição e dietética e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico em nutrição e dietética
Desenvolve, sob supervisão de profissional de nível superior da área, atividades relacionadas à alimentação e à nutrição, atuando na execução de estudos das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, na elaboração de receituário padrão, na supervisão de processos de produção de alimentos e refeições e na realização de programas de educação nutricional. Controla a qualidade nas etapas de produção de alimentos e refeições. Participa de pesquisas e de projetos para desenvolvimento de produtos alimentares. Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Segue legislação sanitária, normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Elabora receituário padrão, sob supervisão de profissional de nível superior da área, coletando dados antropométricos para subsidiar a avaliação nutricional, realizando inquérito alimentar e participando do cálculo do valor calórico do cardápio de indivíduos sadios. Orienta sobre o preparo de refeições, a composição dos alimentos e a ação dos nutrientes.
Supervisiona os processos de produção de alimentos e refeições, recebendo insumos, produtos e gêneros alimentícios, acompanhando o pré-preparo e o preparo de alimentos, monitorando processos – tais como de trituração, pasteurização, mistura, fermentação e cocção -, controlando o tempo de produção, e coordenando atividades de porcionamento, armazenamento, transporte e distribuição de alimentos e de refeições.
Controla a qualidade nas etapas de produção de alimentos e refeições, preenchendo checklist - verificação de rotinas -, identificando e corrigindo pontos críticos de controle. Coleta amostras, acompanhando testes de desempenho e realizando as análises sensoriais das matérias-primas e dos produtos. Verifica condições de armazenamento, controlando data de vencimento dos produtos e acompanhando o controle integrado de pragas e vetores. Avalia fornecedores, acompanhando testes de desempenho de matérias-primas e insumos e realizando análise comparativa com produtos concorrentes. Vistoria as instalações, assegurando condições higiênico-sanitárias.
Participa, sob supervisão de profissional de nível superior da área, nas pesquisas e nos projetos para melhoria, adequação e desenvolvimento de produtos, acompanhando as necessidades do mercado, definindo estratégias e participando na elaboração e na testagem de formulação dos produtos.
Avalia a aceitabilidade do produto e assessora a implementação das mudanças aprovadas. Participa na elaboração da informação nutricional, que consta na rotulagem do produto. Participa na divulgação dos aspectos nutricionais do produto, orientando clientes internos e externos.
Pode promover a venda de insumos e produtos, levantando e interpretando necessidades de clientes potenciais, realizando visitas técnicas para apresentar novos produtos e prestando assistência técnica aos clientes.
Realiza atividades de educação nutricional, sob supervisão de profissional de nível superior da área, identificando comportamentos alimentares presentes em uma comunidade, por meio de estudos, análises e pesquisas. Auxilia no planejamento de programas e elabora material educativo relacionado à saúde, à alimentação e à nutrição, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Participa na execução de programas de educação alimentar e nutricional. Avalia e registra os resultados dos programas educacionais, elaborando relatório.
Coordena e supervisiona equipes de trabalho atuantes no processo de produção de refeições coletivas e dietas, participando na seleção de pessoal, avaliando os resultados de desempenho e realizando treinamento de rotinas operacionais.
Controla as condições do ambiente de trabalho, monitorando a temperatura. Verifica a segurança no local de trabalho, conferindo o uso de equipamentos de proteção individual.
Controla desperdícios e destina adequadamente os resíduos gerados, fazendo reciclagem e realizando descarte de acordo com as normas ambientais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMAS DE APOIO À NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - DENSIDADE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TERMOLOGIA: TEMPERATURA E CALOR | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - VISCOSIDADE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA GERAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - DETERMINAÇÃO DE PH | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - PRODUTOS QUÍMICOS: RECEBIMENTO, INSPEÇÃO, VALIDAÇÃO, ARMAZENAMENTO E CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS E VETORES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | CONTROLE AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | GESTÃO AMBIENTAL | 4 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MICROBIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - MICROBIOLOGIA APLICADA À MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MICROBIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MICROBIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS ANTIMICROBIANOS BIOLÓGICOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MICROBIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE BIOPRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO SANITÁRIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO DA ÁREA DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | TESTES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - ANÁLISES SENSORIAIS DE ALIMENTOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS LABORATORIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | FABRICAÇÃO ARTESANAL DE ALIMENTOS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO (ESPECIFICAR:...) - APPCC (ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE) | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO (ESPECIFICAR:...) - PORCIONAMENTO, TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DE REFEIÇÕES E ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE PRÉ-PREPARO E PREPARO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS PROCESSADOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E REFEIÇÕES | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE DIETAS PARA PACIENTES CLÍNICOS E CIRÚRGICOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS E REFEIÇÕES | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | CONTROLE E ARMAZENAGEM | CONTROLE DE ESTOQUES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | CONTROLE E ARMAZENAGEM | TIPOS DE ARMAZENAGEM | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR (ESPECIFICAR:...) - DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | AVALIAÇÃO NUTRICIONAL | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | DIAGNÓSTICO DA ALIMENTAÇÃO HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | GESTÃO OPERACIONAL EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | PLANEJAMENTO ALIMENTAR | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | PROGRAMA DE ALIMENTOS SEGUROS (PAS) | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | TERAPIA NUTRICIONAL E GASTRONOMIA HOSPITALAR | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESPORTIVA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - PIRÂMIDE ALIMENTAR | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | CUIDADO ÀS PESSOAS (CARE) | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | METODOLOGIA DO ENSINO PROFISSIONAL | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - SENSIBILIDADE GUSTATIVA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam em indústrias alimentícias diversas, em centros de pesquisa, laboratórios de avaliação da qualidade, vigilância sanitária e empresas de comercialização de alimentos. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos. Em algumas das atividades exercidas, trabalham em posições desconfortáveis por longos períodos, expostos a altas temperaturas, odores intensos, ruídos e material tóxico.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício profisisonal requer-se curso técnico em alimentos (nível médio), cursos afins ou especializados como, por exemplo, em laticínios, em leite e derivados, em açúcar e álcool, oferecidos por instituições de formação profissional e escolas técnicas, além do registro profissional no conselho regional competente. O exercício pleno das atividades é obtido durante o primeiro ano de experiência, após estágio.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- participar de pesquisas para melhoria, adequação e desenvolvimento de produtos sob supervisão;
- comunicar-se;
- supervisionar processos de produção e distribuição;
- coordenar equipes;
- controlar a qualidade nas etapas de produção;
- demonstrar competências pessoais;
- verificar condições do ambiente, equipamentos e produtos - in natura e preparados;
- promover venda de insumos, produtos e equipamentos;
- planejar atividades e rotinas de trabalho;
- exercer atividades na Área de nutrição;
- interpretar necessidades dos clientes;
- enviar ao cliente amostras para aprovação;
- acompanhar as necessidades do mercado;
- realizar atividades de educação nutricional;
- supervisionar estagiários/menores-aprendizes;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar a velocidade de processamento dos equipamentos;
- participar da seleção de passoal;
- controlar avarias;
- transmitir a equipe a adequação do produto às necessidades dos clientes;
- prestar assistência técnica aos clientes;
- assessorar a implementação das mudanças aprovadas;
- interpretar a ordem de serviço;
- corrigir os pontos críticos de controle;
- verificar condições de segurança ambiental e de equipamentos de proteçao individual;
- emitir laudos com parecer técnico sob supervisão;
- calcular os materiais e insumos;
- redigir relatórios de planilhas de controle;
- elaborar receituário padrão, sob supervisão;
- participar de reuniões técnico-administrativas;
- elaborar procedimentos operacionais na produção e no controle de qualidade;
- interagir com os clientes;
- corrigir desvios do processso;
- acompanhar o cliente;
- assegurar condições operacionais do processo produtivo;
- esclarecer dúvidas de consumidores/clientes;
- realizar visitas técnicas aos clientes para apresentar novos produtos;
- monitorar os processos de trituração, pasteurização, mistura, cocção, fermentação e outros;
- realizar treinamento de rotinas operacionais;
- preencher check-list - verificação de rotinas;
- dimencionar escala de serviço;
- realizar inquérito alimentar;
- elaborar relatórios de análises;
- especificar materiais e insumos;
- verificar temperatura - ambiente, equipamentos e produtos in natura e preparados;
- assegurar condições higiênico-sanitárias;
- acompanhar pré-preparo e preparo de alimentos;
- controlar dimensões do produto;
- acompanhar distribuição do cardápio produzido;
- adequar cardápios;
- vistoriar instalações;
- verificar disponibilidade de pessoal;
- realizar serviços administrativos;
- controlar o peso do produto;
- controlar data de vencimento dos produtos - em armazenamento e pontos de venda;
- controlar desperdícios;
- demonstrar criatividade;
- porcionar fórmulas lácteas e leite humano;
- atualizar-se;
- avaliar aceitabilidade do produto;
- demonstrar visão global do processo de produção;
- definir estratégias para melhoria, adequação e desenvolvimento de produtos;
- distinguir com sensibilidade os odores;
- calcular índice de cocção e fator de correção;
- demonstrar sociabilidade;
- aplicar normas técnicas e legislação vigente;
- trabalhar em equipe;
- receber insumos, produtos, gêneros alimentícios;
- contatar empresa para substituição de pessoal;
- exercer liderança;
- informar clientes quanto a armazenagem e uso de produtos;
- planejar área física;
- selecionar os procedimentos para cada atividade;
- testar formulação do produto;
- discriminar com sensibilidade os sabores;
- participar da elaboração de normas;
- elaborar escala de trabalho;
- conferir dietas na linha de montagem;
- demonstrar dinamismo;
- cotar preços de equipamentos, materiais, insumos e gêneros alimentícios;
- coletar amostras dos produtos;
- elaborar manual de instruções;
- acompanhar testes de desempenho de matérias primas e insumos;
- participar do cálculo do valor calórico do cardápio - invíduos sadios;
- acompanhar distribuição de produtos até os pontos de venda;
- participar da seleção de fornecedores;
- participar da elaboração da rotulagem - informação nutricional do produto;
- demonstrar pró-atividade;
- identificar público-alvo;
- realizar as análises sensoriais das matérias primas e dos produtos;
- verificar condições de armazenamento;
- demonstrar capacidade de acuidade visual;
- comunicar o cronograma a equipe;
- prover as quatidades de gêneros alimentícios e equipamentos para confecção de cardápios;
- verificar a concentração do produto;
- estabelecer cronograma de atividades;
- participar na divulgação dos aspectos nutricionais do produto;
- verificar as condições da embalagem do produto final;
- avaliar os resultados de desempenho da equipe;
- paticipar da elaboração do produto;
- adequar produto às necessidades do cliente;
- elaborar relatórios de atividades;
- verificar a disponibilidade dos materiais, insumos e gêneros alimentícios;
- identificar pontos críticos de controle;
- orientar clientes internos e externos sobre aspectos nutricionais;
- remanejar pessoal;
- controlar o ph do produto;
- contornar situações adversas;
- coletar dados antropométricos;
- verificar pressão dos equipamentos;
- transmitir segurança;
- identificar necessidades de treinamento;
- participar da elaboração de material educativo;
- comprar equipamentos, materiais, insumos e gêneros alimentícios;
- assegurar condições de apoio - manutenção e serviços gerais;
- participar da elaboração de cardárpios;
- negociar com clientes internos e externos;
- acompanhar o controle integrado de pragas e vetores;
- orientar o preparo de receitas;
- avaliar fornecedores;
- acompanhar otimização da produção por meio de tempo-temperatura;
- realizar análise comparativa com produtos concorrentes;
- elaborar relatórios de visitas técnicas;
- controlar o tempo de produção;
- providenciar a disponibilidade dos materiais e insumos;
- atender às reclamações do consumidor;
- acompanhar tempo de entrega da produção;
- levantar clientes potenciais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3252-10
CBO 3252-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico em nutrição e dietética que pertence ao grupo dos técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
-
-
- Técnicos de bioquímica e da biotecnologia
-
-
-
-
- Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3252-10 - Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 325210 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 325210 em todos os estados e cidades do Brasil.