CBO 1423-25 - Relações públicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Relações públicas CBO 1423-25 Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Relações públicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Relações públicas
O Relações públicas CBO 1423-25 planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.
Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.
Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.
Analisa dados e resultados de pesquisas.
Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.
Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.
Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.
Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.
Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-25 deve coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-25
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Relações públicas CBO 1423-25
Um Relações públicas (ou sinônimo) deve planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, analisar contexto, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de tomar decisões, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de síntese, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, encaminhar solicitações aos responsáveis, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, negociar com partes interessadas, criar programas e ações de fidelização de clientes, checar informações para divulgação, demonstrar capacidade de liderança, identificar necessidade de recursos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, dar retorno aos públicos - feed-back, demonstrar habilidades comunicativas, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar visão sistêmica, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, elaborar recomendações de ações e soluções, participar da elaboração de projetos educacionais, mediar conflitos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, elaborar relatórios, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, realizar ações para ampliação de participação no mercado, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, representar empresa e/ou organização publicamente, estabelecer diálogo, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, cobrar ações, captar recursos, demonstrar capacidade de organização, realizar estudo de viabilidade, planejar ações para promoção da imagem institucional, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, assessorar nos contatos com a imprensa, revisar planos, monitorar mídias, analisar demanda do cliente, otimizar custos e recursos, avaliar alternativas de soluções, demonstrar capacidade de flexibilidade, realizar escuta ativa, demonstrar criatividade, analisar tendências do mercado, acompanhar atuação da concorrência, administrar conflitos entre partes, demonstrar capacidade de negociação, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, recomendar doações e/ou patrocínios, detectar expectativas e necessidades, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente.