CBO 1423-25 - Relações públicas

Entenda o que fazem os gerentes de comercialização, marketing e comunicação no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Relações públicas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Relações públicas

Cria, mantém e divulga imagem positiva de organização pública ou privada e de seus representantes, estabelecendo políticas, estratégias e instrumentos de relacionamento com públicos internos – como supervisores e equipes de trabalho – e externos. Organiza aparições públicas, palestras e entrevistas para representantes da organização. Cria conteúdos para promoção de ideias, produtos e serviços. Coordena a logística de eventos. Participa no gerenciamento de crises. Avalia os resultados das ações realizadas e verifica o atingimento das metas. Utiliza diferentes estratégias de comunicação – em veículos tradicionais e em mídias digitais - para interação com diversos públicos. Faz uso de sistemas informatizados para agilizar e aprimorar seus processos de trabalho. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Participa na formulação do planejamento estratégico, identificando rumos e interesses da organização, para propor alternativas de solução de desafios. Colabora na implantação das decisões. Assessora a diretoria, representando a organização junto aos meios de comunicação para divulgar objetivos estratégicos e ações prioritárias. Presta assistência aos gestores de áreas nos contatos com equipes, redigindo comunicados e informativos sobre as estratégias operacionais a serem adotadas para atingir metas.

Planeja atividades em relações públicas, a partir do estudo das tendências do setor e das atividades dos concorrentes, da análise de expectativas e necessidades da organização, da pesquisa de comportamentos, opiniões e hábitos de públicos internos e externos, e do acompanhamento de legislação – como lei geral de proteção de dados pessoais - e programas governamentais. Elabora orçamento para execução das atividades. Atua em estreita colaboração com as áreas de “marketing” e publicidade, para garantir mensagens consistentes e alinhamento dos esforços de comunicação.

Estabelece políticas e procedimentos de comunicação, define ações para promoção da imagem institucional e desenvolve estratégias de promoção de ideias, produtos e serviços.

Realiza criação de conteúdo claro e atraente para vários canais de comunicação, tais como comunicados à imprensa, artigos, postagens de “blog” e materiais multimídia. Providencia a atualização, de forma continuada, do conteúdo do “site” da organização. Gerencia contas de mídia social para interagir com o público e responder a comentários e perguntas. Prepara ou orienta a preparação de publicações para o público interno, como boletins informativos para equipes de trabalho e relatórios para acionistas. Elabora discursos para os principais representantes da organização.

Desenvolve estratégias de comunicação – em veículos tradicionais e em mídias digitais - para interações com diversos públicos. Mantém inter-relacionamentos com jornalistas, editores e outros profissionais da mídia. Interage com influenciadores, líderes comunitários e outras pessoas que podem impactar a opinião pública. Comunica-se com públicos internos e externos, agindo como porta-voz da organização.

Planeja feiras, convenções, congressos, seminários e outras produções. Coordena a logística de eventos.

Organiza aparições públicas, palestras e entrevistas para executivos, visando disseminar a imagem positiva da organização. Elabora materiais para comunicar ações sociais importantes realizadas, tais como as benéficas ao meio ambiente e à segurança pública.

Participa no gerenciamento de crises que podem impactar a reputação e a imagem da organização. Elabora plano de comunicação de crise, que responda a situações negativas e forneça informações precisas para diminuir potenciais danos. Administra conflitos entre partes. Coordena as respostas públicas a incidentes ou conflitos nas áreas de diversidade e de gestão ambiental.

Avalia a qualidade dos processos adotados e das ações realizadas. Controla a eficácia de campanhas de relações públicas, analisando a cobertura da imprensa, verificando engajamento nas mídias sociais, e avaliando os resultados. Monitora atingimento de metas.

Mantém-se atualizado em sua área de atuação, analisando inovações tecnológicas e novas técnicas de comunicação. Providencia a inclusão de novas tecnologias – tais como “software” de imagem gráfica ou fotográfica, “software” de criação e edição de vídeo, e “software” de criação e edição de páginas da “web” – para agilizar e atualizar seus processos de trabalho.

Participa de projetos educacionais para tratar de temas – tais como diversidade e inclusão, segurança no trabalho e gestão ambiental – de interesse dos profissionais que atuam na organização.

Desenvolve pesquisa de contexto econômico e conjuntura sociocultural, para interpretar as demandas dos diversos tipos de públicos e de organizações.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA DE OPINIÃO E MERCADO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) FERRAMENTAS DE APOIO À PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EM RELAÇÕES PÚBLICAS: SOFTWARE DE IMAGEM GRÁFICA OU FOTOGRÁFICA, SOFTWARE DE AUDIOVISUAL, SOFTWARE PARA WEB DESIGN, OUTROS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) CANAIS DE COMUNICAÇÃO DIGITAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SISTEMAS DIGITAIS DE PROTEÇÃO DE DADOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SOFTWARES, FERRAMENTAS E SISTEMAS DE GESTÃO COMUNICACIONAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) FUNDAMENTOS DE DIREITOS HUMANOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITOS AUTORAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE RELAÇÕES PÚBLICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA GERAL DA INFORMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO JORNALISMO E EDITORAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA E ÉTICA DO JORNALISMO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RADIODIFUSÃO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO VIDEODIFUSÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) CAMPANHAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) CONSTRUÇÃO DA IMAGEM E DA REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) FUNDAMENTOS DE MARKETING E PUBLICIDADE 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) FUNDAMENTOS DE OUVIDORIA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) GERENCIAMENTO DE CRISE EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) HISTÓRIA, PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MÍDIAS AUDIOVISUAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) NARRATIVAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS, DA COMUNICAÇÃO E SUAS INTERFACES 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, PROTOCOLO E CERIMONIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) PROCESSOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) RELACIONAMENTO COM A MÍDIA E ASSESSORIA DE IMPRENSA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) RELACIONAMENTO COM AS MÍDIAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNITÁRIAS E TERCEIRO SETOR 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) RELAÇÕES PÚBLICAS GLOBAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) RELAÇÕES PÚBLICAS, ÉTICA E RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) TEORIA DA OPINIÃO PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO DIGITAL E AS NOVAS MÍDIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO INTERNA E CULTURA ORGANIZACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO PÚBLICA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO VERBAL, NÃO VERBAL, ESCRITA E VISUAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES ÉTNICO-SOCIAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO, SUBJETIVIDADE E REPRESENTAÇÕES 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) CONSUMERISMO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA, POLÍTICA E ORGANIZACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) FUNDAMENTOS DE PRODUÇÃO GRÁFICA E IMAGENS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) JORNALISMO DE MARCA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) LINGUAGEM VERBAL NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) RELACIONAMENTO COM O CLIENTE 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) TEORIA DA IMAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) TEORIAS DAS ORGANIZAÇÕES APLICADAS À COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE CIÊNCIA POLÍTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) REALIDADE SOCIOECONÔMICA BRASILEIRA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) FUNÇÕES DA LINGUAGEM 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA, INTELECÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) NÍVEIS DE FALA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PRODUÇÃO DE TEXTO JORNALÍSTICO 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS: CONTEÚDOS INSTITUCIONAIS 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TIPOS DE TEXTOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FOTOGRAFIA 2 3 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FOTOGRAFIA 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA APLICADA A RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA DE OPINIÃO E DE MERCADO: APLICAÇÃO, AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA EM RELAÇÕES PÚBLICAS 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública;
  • acompanhar atuação da concorrência;
  • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
  • avaliar alternativas de soluções;
  • demonstrar capacidade de escuta;
  • monitorar mídias;
  • checar informações para divulgação;
  • planejar ações para promoção da imagem institucional;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • cobrar ações;
  • mediar conflitos;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar criatividade;
  • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
  • demonstrar capacidade de abstração;
  • analisar tendências do mercado;
  • elaborar recomendações de ações e soluções;
  • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
  • dar retorno aos públicos - feed-back;
  • implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo;
  • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  • encaminhar solicitações aos responsáveis;
  • otimizar custos e recursos;
  • administrar conflitos entre partes;
  • criar programas e ações de fidelização de clientes;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar habilidades comunicativas;
  • demonstrar capacidade de pensar estrategicamente;
  • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
  • identificar necessidade de recursos;
  • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
  • detectar expectativas e necessidades;
  • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
  • demonstrar capacidade de empatia;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • realizar escuta ativa;
  • assessorar nos contatos com a imprensa;
  • negociar com partes interessadas;
  • analisar contexto;
  • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
  • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de flexibilidade;
  • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
  • representar empresa e/ou organização publicamente;
  • realizar estudo de viabilidade;
  • realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • captar recursos;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • recomendar doações e/ou patrocínios;
  • analisar demanda do cliente;
  • monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários;
  • estabelecer diálogo;
  • participar da elaboração de projetos educacionais;
  • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
  • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa;
  • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
  • revisar planos;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25

CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de relações públicas que pertence ao grupo dos gerentes de comercialização, marketing e comunicação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos e salários CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 142325 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Gerentes de comercialização, marketing e comunicação em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1423-25 Relações Publicas (A) Belo Horizonte, MG 42h 205
1423-25 Relações Publicas (A) Rio de Janeiro 42h 330
1423-25 Profissional de Relações Públicas Brasília, DF 41h 123
1423-25 Relações Publicas (A) Porto Alegre, RS 41h 100
1423-25 Especialista de Comunicação em Relações Públicas Minas Gerais 42h 456
1423-25 Relações Publicas (A) Paraná 43h 441
1423-25 Profissional de Relações Públicas Paraná 43h 441
1423-25 Profissional de Relações Públicas Rio de Janeiro 42h 330
1423-25 Profissional de Relações Públicas Minas Gerais 42h 456
1423-25 Relações Publicas (A) Recife, PE 41h 22
1423-25 Especialista de Comunicação em Relações Públicas Campinas, SP 42h 50
1423-25 Relações Publicas (A) São Paulo 42h 2.127
1423-25 Relações Publicas (A) Salvador, BA 43h 43
1423-25 Profissional de Relações Públicas São Paulo 42h 2.164
1423-25 Relações Publicas (A) Joinville, SC 43h 21
1423-25 Profissional de Relações Públicas Campinas, SP 42h 50
1423-25 Especialista de Comunicação em Relações Públicas Curitiba, PR 42h 181
1423-25 Profissional de Relações Públicas Curitiba, PR 42h 181
1423-25 Relações Publicas (A) Rio de Janeiro, RJ 41h 244
1423-25 Especialista de Comunicação em Relações Públicas Belo Horizonte, MG 42h 205
1423-25 Especialista de Comunicação em Relações Públicas São Paulo 42h 2.164
1423-25 Profissional de Relações Públicas Rio de Janeiro, RJ 41h 248
1423-25 Relações Publicas (A) Curitiba, PR 42h 181
1423-25 Especialista de Comunicação em Relações Públicas Rio de Janeiro, RJ 41h 248
1423-25 Especialista de Comunicação em Relações Públicas Brasil 42h 4.719
1423-25 Relações Publicas (A) Goiânia, GO 43h 122
1423-25 Profissional de Relações Públicas Brasil 42h 4.719
1423-25 Profissional de Relações Públicas São Luís, MA 40h 29
1423-25 Relações Publicas (A) Brasília, DF 41h 123
1423-25 Relações Publicas (A) Minas Gerais 42h 456
1423-25 Especialista de Comunicação em Relações Públicas São Paulo, SP 42h 1.500
1423-25 Especialista de Comunicação em Relações Públicas Florianópolis, SC 41h 36
1423-25 Profissional de Relações Públicas Porto Alegre, RS 41h 100
1423-25 Profissional de Relações Públicas Belo Horizonte, MG 42h 205
1423-25 Profissional de Relações Públicas São Paulo, SP 42h 1.500
1423-25 Profissional de Relações Públicas Goiânia, GO 43h 122
1423-25 Profissional de Relações Públicas Manaus, AM 40h 40
1423-25 Relações Publicas (A) Brasil 42h 4.719
1423-25 Especialista de Comunicação em Relações Públicas Salvador, BA 43h 43
1423-25 Profissional de Relações Públicas Belém, PA 43h 35
1423-25 Profissional de Relações Públicas Londrina, PR 42h 21
1423-25 Relações Publicas (A) São Paulo, SP 42h 1.500
1423-25 Relações Publicas (A) Campinas, SP 42h 48

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial