CBO 1421-25 - Analista de compliance - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes administrativos, financeiros, de riscos

O profissional no cargo de Analista de compliance CBO 1421-25 atua na concepção, no planejamento, na organização e no desenvolvimento de processos de integridade ou “compliance”, relacionados com a conformidade da empresa aos padrões, às leis, aos regulamentos, à conduta ética e a outras convenções específicas aplicadas ao seu negócio Participa da implementação do programa de “compliance”.

Dissemina cultura de “compliance”, divulgando políticas e administrando canal de denúncia Avalia parceiros de negócios, realizando processo de investigação prévia, também conhecido como DDI-Diligência Prévia (Due Diligence) Estrutura dados e informações de “compliance”, para auxiliar na definição de critérios de avaliação de riscos.

Monitora programa de “compliance” Elabora relatórios e revisa documentos Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 1421-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de compliance, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos CBO 1421-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-25

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes administrativos, financeiros, de riscos.
      • Gerentes.

O que faz um Analista de compliance

O Analista de compliance CBO 1421-25 participa na concepção do programa de “compliance” da empresa e no planejamento de sua implementação Colabora na estruturação do programa.

Participa na elaboração de políticas de controle interno, na elaboração do código de ética e na definição dos mecanismos de monitoramento e de melhoria contínua.

Participa na elaboração de normas, diretrizes e procedimentos de “compliance” Planeja treinamentos, “workshops” e palestras em domínios de “compliance”, bem como ações de comunicação sobre temas relacionados às políticas e ao código de ética da organização.

Pode participar do desenvolvimento de planos de ação para mitigação de riscos Participa na implantação das normas de “compliance”.

Acompanha indicadores de desempenho de integridade corporativa ou “compliance” que se referem à conformidade da organização aos padrões, às leis, aos regulamentos, à conduta ética e a outras convenções específicas aplicáveis ao negócio.

Analisa cláusulas de “compliance” e anticorrupção, no âmbito da administração de contratos de transferência de riscos Verifica idoneidade de clientes, fornecedores e outras partes interessadas da organização.

Participa da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores.

Avalia parceiros de negócios, realizando processo de investigação prévia, também conhecido como DDI-Diligência Prévia (Due Diligence), para subsidiar a tomada de decisão Colabora na definição de metodologias de investigação Pesquisa e avalia situação de antecedentes de integridade e de antecedentes financeiros dos potenciais parceiros.

Classifica parceiros de negócios de acordo com o grau de risco Orienta parceiros de negócios sobre procedimentos e situações de risco Assessora as áreas de negócios na decisão sobre contratação de parceiros.

Identifica público-alvo para treinamento de “compliance” Ministra treinamentos, “workshops” e palestras.

Dissemina cultura de “compliance”, divulgando políticas e canal de denúncia Desenvolve campanhas de conscientização Opina sobre contratação e desenvolve processos de gestão do canal de denúncias.

Implementa canal de denúncia Administra canal de denúncia, avaliando denúncias recebidas, classificando denúncias de acordo com o grau de risco, solicitando e analisando documentos Encaminha denúncias para tratamento interno.

Entrevista testemunhas Estabelece penalidade Fornece resposta ao denunciante.

Monitora programa de “compliance”, analisando indicadores de desempenho do programa, analisando demandas de “compliance”, avaliando treinamentos realizados Revisa e sugere ajustes nas políticas, nas normativas internas e no código de ética Organiza auditorias e monitora planos de ação oriundos de não conformidades detectadas em auditorias Atua na correição de condutas, valendo-se das normas de “compliance” como referenciais Avalia cumprimento dos procedimentos e dos controles internos.

Estrutura dados e informações de “compliance”, para auxiliar na definição de critérios de avaliação de riscos Identifica, dimensiona e cria matriz de riscos conexos com temas de “compliance”, analisando probabilidade de ocorrência e impacto Monitora riscos na área de “compliance” e respectivas medidas de controle, auxiliando áreas no tratamento e recomendando medidas para sua mitigação Colabora nos processos de negociação de instrumentos financeiros de proteção e na contratação de seguros Arquiva documentos confidenciais, em meios físicos e eletrônicos, seguindo normas de confidencialidade Organiza e analisa informações de “compliance”, em sindicâncias ou processos similares, envolvendo trabalhadores Analisa casos de possíveis conflitos de interesse, de um ponto de vista de “compliance” Pode participar de avaliação profissional para contratação ou promoção, levando em conta preceitos de “compliance” Elabora relatórios, redige documentos e revisa documentos de regulação e comunicação Elabora material de treinamento e comunicação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1421-25 deve administrar recursos materiais, administrar contratos de transferência de riscos, gerenciar equipes, participar da implementação do programa de compliance e/ou de governança em privacidade, avaliar parceiros de negócios - due diligence, gerenciar prestação de serviços terceirizados, comunicar-se, administrar canal de denúncia, gerir rotinas administrativas e financeiras, demonstrar competências pessoais, monitorar o programa de compliance e/ou de governança em privacidade, administrar riscos, planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes administrativos, financeiros, de riscos os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1421-25

Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.

Atividades exercidas por um Analista de compliance CBO 1421-25

Um Analista de compliance (ou sinônimo) deve conduzir reuniões e apresentações, demonstrar proatividade, colaborar na definição das metodologias de investigação, contratar seguros, participar da elaboração do código de ética, verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados, avaliar treinamentos realizados, elaborar material de treinamento e comunicação, solicitar documentos, demonstrar capacidade investigativa, desenvolver campanhas de conscientização, demonstrar capacidade de observação, acompanhar solução de não-conformidades apontadas pela auditoria, demonstrar persuasão, auxiliar áreas no tratamento dos riscos, classificar parceiros de negócios - grau de risco, demonstrar flexibilidade, trabalhar com segurança, participar do desenvolvimento dos planos de ação para mitigação de riscos, revisar documentos e instrumentos de regulação e comunicação, ministrar treinamentos, workshops e/ou palestras, redigir documentos, sugerir ajustes nas políticas, normativas internas, código de ética e/ou política de proteção de dados pessoais, avaliar cumprimento dos procedimentos de controles internos, dimensionar riscos, analisar cláusulas de compliance e anticorrupção, avaliar situação de antecedentes de integridade e financeiro, demonstrar capacidade de administrar conflitos, elaborar relatórios, identificar riscos, disseminar cultura de compliance - canal de denúncia, políticas e/ou proteção de dados pessoais e privacidade, monitorar planos de ações oriundos de auditorias, demonstrar capacidade de objetividade, demonstrar capacidade de antever cenários, analisar indicadores de desempenho do programa, entrevistar testemunhas, criar matriz de riscos, pesquisar antecedentes de integridade e financeiro, elaborar plano de prevenção de perdas, participar da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores, atender auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de decisão, analisar casos de possíveis conflitos de interesse, acompanhar indicadores de desempenho, identificar necessidade de ações corretivas e preventivas, participar de projetos específicos, implementar normas de compliance, demonstrar capacidade de negociação, interagir com demais áreas da empresa, desenvolver processos de gestão do canal de denúncias, fornecer resposta ao denunciante, auxiliar na elaboração das atribuições, assessorar as áreas de negócio na decisão sobre contratação de parceiros, inventariar imobilizados, participar de reuniões, organizar auditorias, participar da elaboração de políticas de controles internos, participar da elaboração de planos de contingência, monitorar riscos e/ou medidas de controles, analisar documentos, demonstrar liderança, encaminhar denúncia para tratamento interno, classificar denúncia - grau de risco, planejar treinamentos, workshops e palestras, demonstrar capacidade de resolução de problemas, demonstrar visão organizacional global, participar da estruturação do programa, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, avaliar denúncia recebida, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade analítica, determinar penalidade, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, decidir sobre desligamento de funcionários, trabalhar sob pressão, implementar canal de denúncia, participar de grupos de trabalho, comissões e comitês internos, participar da definição dos mecanismos de melhoria contínua, identificar público alvo para treinamento de compliance, opinar na contratação do canal de denúncia, analisar demandas de compliance, participar da definição dos mecanismos de monitoramento, planejar ações de comunicação sobre temas relacionados a políticas, código de ética e/ou proteção de dados pessoais e privacidade, corrigir desvios de conduta, definir critérios de avaliação de riscos, negociar instrumentos financeiros de proteção, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, arquivar documentos confidenciais, interagir com empresas e instituições, analisar probabilidade de ocorrência e impacto dos riscos, demonstrar capacidade de comunicação, recomendar alternativas para mitigação de riscos, revisar políticas, normativas internas e código de ética e/ou política de proteção de dados pessoais, orientar parceiros de negócios sobre procedimentos e situação de risco, estabelecer indicadores de desempenho, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, aperfeiçoar fluxo de trabalho.

Cargos e salários CBO 1421-25 - Gerentes administrativos, financeiros, de riscos

Salário Analista de compliance

Analista de compliance: Brasil

  • 4.688
  • Brasil
  • 4.948 - 11.541
  • 40h
O profissional no cargo de Analista de compliance CBO 1421-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.948 e 11.541 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 4.688 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1421-25.
Salário Analista de compliance São Paulo

Analista de compliance: São Paulo, SP

  • 2.201
  • São Paulo, SP
  • 5.486 - 11.911
  • 40h
O profissional no cargo de Analista de compliance CBO 1421-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.486 e 11.911 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.201 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1421-25.
Salário Analista de compliance Rio de Janeiro

Analista de compliance: Rio de Janeiro, RJ

  • 513
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 4.791 - 10.260
  • 40h
O profissional no cargo de Analista de compliance CBO 1421-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 4.791 e 10.260 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 513 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1421-25.
Salário Analista de compliance

Analista de compliance: Rio de Janeiro

  • 535
  • Rio de Janeiro
  • 4.745 - 10.200
  • 40h
O profissional no cargo de Analista de compliance CBO 1421-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 4.745 e 10.200 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 535 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1421-25.
Salário Analista de compliance Belo Horizonte

Analista de compliance: Belo Horizonte, MG

  • 338
  • Belo Horizonte, MG
  • 4.618 - 9.613
  • 40h
O profissional no cargo de Analista de compliance CBO 1421-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 4.618 e 9.613 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 338 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1421-25.
Salário Analista de compliance

Analista de compliance: São Paulo

  • 2.645
  • São Paulo
  • 5.333 - 11.574
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de compliance CBO 1421-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.333 e 11.574 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.645 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1421-25.