Analista de Trade Marketing - Salário Brasil

R$ 10.223,26/mês

Atualizado em

Hoje um Analista de Trade Marketing ganha em média R$ 10.223,26 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 20.790 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Analista de Trade Marketing pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 9.944,05 e o teto salarial de R$ 25.701,24, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Analista de Trade Marketing.

Salário por estado

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 34 anos, ensino superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Analista de Trade Marketing é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Analista de Trade Marketing, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Analista de Trade Marketing CBO 1423-15

O Analista de Trade Marketing planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
  • implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar orçamentos;
  • examinar currículos;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários;
  • demonstrar capacidade de empatia;
  • analisar fatores econômico-financeiros;
  • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  • avaliar desempenho;
  • ver mais...

Salário de Analista de Trade Marketing CBO 1423-15 - Série histórica

Quanto ganha um Analista de Trade Marketing por região do Brasil

Tabela salarial para Analista de Trade Marketing

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 9.944 119.329 2.486 46,53
Média Salarial 10.223 122.679 2.556 47,84
1º Quartil 3.260 39.115 815 15,25
Salário Mediana 6.877 82.524 1.719 32,18
3º Quartil 21.219 254.629 5.305 99,29
Teto Salarial 25.701 308.415 6.425 120,26
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Analista de Trade Marketing negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 1423-15 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Analista de Trade Marketing é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 29.6% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Analista de Trade Marketing CBO 1423-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 13.874,44
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 4.996,19
7311-4/00 Agências de publicidade 6.253,17
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 15.945,16
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 15.416,95
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 13.857,15
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 13.832,24
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 13.055,23
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 13.091,66
1412-6/01 Confecção de peças do vestuário 4.763,58
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Analista de Trade Marketing por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 20.790 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Analista de Trade Marketing CBO 1423-15 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
15.094 44 220 8.925,82 40,57
4.646 40 200 14.630,52 73,15
337 42 210 12.310,15 58,62
125 43 215 7.792,65 36,24
87 41 205 14.854,72 72,46
66 30 150 6.151,94 41,01

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 11.350 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 7.594,54 8.880,31 12.090,04
Pequenas 9.297,20 10.582,98 13.792,70
Médias 12.091,86 13.377,63 16.587,35
Grandes Empresas 14.422,74 15.708,52 18.918,24
  • *Analista de Trade Marketing Júnior: até 4 anos;
  • *Analista de Trade Marketing Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Analista de Trade Marketing Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Trade Marketing

  • Salário Base: R$ 10.223,26
  • Salário-educação (3%): R$ 306,70
  • Sistema S (2%): R$ 204,47
  • INSS Patronal (20%): R$ 2.044,65
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 102,23
  • FGTS (8%): R$ 817,86
  • Férias 1/12: R$ 851,94
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 2.044,65
  • Periculosidade (30%): R$ 3.066,98
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 283,98
  • 13º Salário: R$ 851,94
  • FGTS sobre Férias: R$ 68,16
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 22,72
  • FGTS sobre 13º: R$ 68,16
  • Aviso Prévio: R$ 851,94
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 68,16
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 851,94

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Analista de Trade Marketing