CBO 1422-05 - Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1422-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho CBO 1422-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1422-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de Áreas de apoio.
- Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho.
Descrição dos cargos da categoria Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho
Os Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho CBO 1422-05 gerenciam atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, liderando e facilitando o desenvolvimento do trabalho das equipes. Assessoram diretoria e setores da empresa em atividades como planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho. Atuam em eventos corporativos e da comunidade, representando a empresa.
Condições de trabalho
Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho os profissionais podem exercer suas funções em uma gama variada de atividades econômicas dentro do comércio, da indústria, dos serviços e da agropecuária. Atuam como empregados em empresas privadas ou públicas, em geral de portes médio e grande. Há registros de terceirização dos serviços de recrutamento, seleção e treinamento, o que pode levar à desaparição da área no organograma de várias empresas e seu ressurgimento em outras, naquelas subcontratadas.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família são exercidas por profissionais que tenham cursado, pelo menos, o nível superior completo, formados em qualquer ramo do conhecimento, com experiência ou formação complementar predominante nas áreas de psicologia ou administração. É desejável que as ocupações sejam exercidas por profissionais com quatro a cinco anos de experiência na área de recursos humanos.
Funções dos Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho CBO 1422-05
Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho devem:
Atividades dos cargos CBO 1422-05
Entre as principais atribuições dos Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho CBO 1422-05 estão as de:
- negociar acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas;
- administrar descrição de cargos;
- administrar pesquisa salarial;
- desempenhar papel facilitador;
- emitir parecer do perfil do candidato;
- pesquisar internamente satisfação dos usuários do benefício;
- revelar espírito de liderança;
- assessorar eventos de outras áreas;
- organizar plano de benefícios;
- demonstrar ética profissional;
- pesquisar planos de benefícios;
- administrar organograma de cargos;
- gerenciar custo de mão-de-obra;
- analisar contratos de trabalho;
- medir resultados e custos de treinamento;
- controlar benefícios junto a órgãos públicos;
- gerenciar documentações legais;
- avaliar potencial de funcionários para aproveitamento interno;
- consultar fontes jurídicas;
- reciclar-se constantemente;
- gerenciar contratos de estagiários e terceiros;
- coordenar aplicação de testes e provas para candidatos;
- promover campanhas sociais;
- participar de grupos de discussão na área de rh;
- programar eventos corporativos;
- mediar relação entre funcionários e empresa;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- demonstrar habilidade de negociação;
- entrevistar candidatos;
- participar de seminários na área;
- prestar informações à fiscalização do trabalho;
- assessorar outras áreas sobre a legislação pertinente a rh;
- desenvolver empatia;
- planejar reuniões com outras entidades;
- atender funcionários e dependentes;
- promover programas prevencionistas;
- assessorar na elaboração das metas orçamentárias;
- supervisionar rotinas administrativas;
- coordenar levantamento de necessidades de treinamento;
- demonstrar assertividade;
- elaborar planos de incentivo e motivacionais;
- gerenciar folha de pagamento;
- elaborar procedimentos para cumprir as convenções coletivas;
- definir formas de divulgação para recrutamento;
- contratar consultorias de treinamento;
- negociar contratos com fornecedores;
- preparar relatório à diretoria;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- fornecer à diretoria informações relacionadas a pessoal;
- elaborar normas e procedimentos organizacionais para treinamento;
- efetuar análise da relação custo-benefício em recursos humanos;
- avaliar processo de seleção;
- analisar resultados de pesquisa salarial;
- dominar informática;
- conduzir reuniões, palestras e treinamentos;
- representar empresa publicamente;
- providenciar o recolhimento de encargos sociais;
- consolidar plano de treinamento;
- participar de reuniões com diretoria ou gerência;
- assessorar na elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
- contratar consultorias para recrutamento e seleção;
- elaborar relatório estatístico;
- elaborar programas para desenvolvimento educacional;
- assessorar chefia em problemas psicossociais dos funcionários;
- desenvolver plano de carreira;
- analisar proposta de promoção de funcionários;
- disponibilizar recursos didático-pedagógicos;
- demonstrar capacidade empreendedora;
- administrar estrutura de remuneração;
- controlar contratos com fornecedores;
- desenvolver alternativas de recrutamento e seleção;
- fazer parte do programa para certificação de qualidade total;
- planejar reuniões com a comunidade;
- coordenar análise curricular;
- gerenciar ações trabalhistas;
- transformar-se em agente de mudança;
- gerenciar movimentação de pessoal;
- administrar número efetivo de funcionários (headaccount);
- criar organograma de cargos;
- implantar plano de carreira;
- gerenciar contratação de pessoal e rescisão contratual;