CBO 1422-10 - Gerente de departamento pessoal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

O profissional no cargo de Gerente de departamento pessoal CBO 1422-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos e rotinas administrativas do departamento pessoal de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Assegura as obrigações trabalhistas, os prazos previstos por lei e os procedimentos internos, mantendo o fluxo dos trabalhos, os resultados previstos.

Gerencia os processos de admissão e demissão, elaboração de contrato de trabalho, registros de ponto, folha de pagamento, encargos, férias, 13º salário, benefícios, indicadores de rotatividade, faltas, entre outros Controla a emissão de documentos aos órgãos trabalhistas e elabora documentos técnicos Assessora diretoria e demais setores.

Assegura a conformidade legal e o “compliance” trabalhista, atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1422-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de departamento pessoal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho CBO 1422-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1422-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de departamento pessoal

O Gerente de departamento pessoal CBO 1422-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos e rotinas administrativas do departamento pessoal de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Atua em conjunto com equipes de apoio da área, garantindo que todas as atividades sigam os procedimentos estabelecidos, assegurando que as informações dos empregados sejam atualizadas.

Gerencia rotinas administrativas de departamento pessoal, supervisionando processos de admissão e demissão, elaboração de contrato de trabalho, registro e apuração de ponto, folha de pagamento, encargos, férias, 13º salário, benefícios.

Analisa contratos de trabalho e recolhimento de encargos sociais, contratos de estagiários e terceiros e informações à fiscalização do trabalho Acompanha a evolução das métricas do departamento de pessoal, tais como indicadores de absenteísmo, de custo per capita de benefícios, de horas extras sobre horas trabalhadas, para acompanhar o desempenho da força de trabalho.

Verifica o cumprimento de convenções coletivas e de acordos estabelecidos com entidades sindicais e de relações trabalhistas Assegura as obrigações trabalhistas, os prazos previstos por lei e os procedimentos internos.

Controla a elaboração, a pertinência, a conformidade e a emissão de documentos a órgãos e instituições trabalhistas e legais.

Analisa planos e programas de cargos e salários, organograma, o efetivo de funcionários, a estrutura de remuneração, a descrição de cargos, os resultados de pesquisa salarial, o plano de carreira e de benefícios Orienta a instituição quanto à isonomia salarial e de oportunidades entre gêneros e condutas de prevenção a assédios.

Analisa processos de recrutamento e seleção de pessoas, tendo em vista o planejamento e organização dos aspectos que envolvem o departamento pessoal como descrição da vaga, definição de salário e dos pré-requisitos para a função, elaboração dos contratos e solicitação dos documentos necessários para formalizar a admissão, realização de exames admissionais, abertura de conta-salário, registro do profissional no sistema da folha de ponto.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas do planejamento tático, no que se refere à área de administração de pessoal Medeia a relação entre funcionários e empresa, conciliando as relações, resolvendo demandas ou contratempos Participa de reuniões, assessora outras áreas sobre legislação pertinente, evitando passivos trabalhistas, e representa a empresa perante órgãos públicos.

Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, termos de contratação e rescisão, guias de arrecadação, entre outros Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra a equipe de trabalho, promovendo estratégias para autodesenvolvimento, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, promovendo valores corporativos Assegura a conformidade legal e o “compliance” trabalhista na gestão do departamento pessoal, os direitos e a proteção de dados pessoais dos funcionários.

Cumpre prazos estabelecidos para as obrigações mensais e anuais Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1422-10 deve coordenar recrutamento e seleção de pessoal, gerenciar atividades do departamento de pessoal, atuar em eventos, controlar benefícios, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho os profissionais podem exercer suas funções em uma gama variada de atividades econômicas dentro do comércio, da indústria, dos serviços e da agropecuária. Atuam como empregados em empresas privadas ou públicas, em geral de portes médio e grande. Há registros de terceirização dos serviços de recrutamento, seleção e treinamento, o que pode levar à desaparição da área no organograma de várias empresas e seu ressurgimento em outras, naquelas subcontratadas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1422-10

As ocupações da família são exercidas por profissionais que tenham cursado, pelo menos, o nível superior completo, formados em qualquer ramo do conhecimento, com experiência ou formação complementar predominante nas áreas de psicologia ou administração. É desejável que as ocupações sejam exercidas por profissionais com quatro a cinco anos de experiência na área de recursos humanos.

Atividades exercidas por um Gerente de departamento pessoal CBO 1422-10

Um Gerente de departamento pessoal (ou sinônimo) deve consultar fontes jurídicas, demonstrar capacidade empreendedora, dominar informática, entrevistar candidatos, participar de reuniões com diretoria ou gerência, desenvolver empatia, negociar acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas, demonstrar facilidade de comunicação, demonstrar ética profissional, participar de seminários na área, gerenciar contratação de pessoal e rescisão contratual, prestar informações a fiscalização do trabalho, gerenciar folha de pagamento, mediar relação entre funcionários e empresa, participar de grupos de discussão na área de rh, revelar espírito de liderança, reciclar-se constantemente, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, assessorar na elaboração e implantação do plano estratégico da empresa, gerenciar movimentação de pessoal, gerenciar custo de mão-de-obra, desempenhar papel facilitador, assessorar na elaboração das metas orçamentárias, providenciar o recolhimento de encargos sociais, transformar-se em agente de mudança, demonstrar habilidade de negociação, atender funcionários e dependentes, assessorar outras áreas sobre a legislação pertinente a rh, supervisionar rotinas administrativas, demonstrar assertividade, elaborar procedimentos para cumprir as convenções coletivas, gerenciar ações trabalhistas, controlar benefícios junto a órgãos públicos, analisar contratos de trabalho, gerenciar documentações legais, gerenciar contratos de estagiários e terceiros, fornecer a diretoria informações relacionadas a pessoal, controlar contratos com fornecedores.

Cargos e salários CBO 1422-10 - Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

Salário Gerente de Departamento Pessoal

Gerente de Departamento Pessoal: Brasil

  • 8.500
  • Brasil
  • 4.216 - 9.847
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.216 e 9.847 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 8.500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Administrador de Pessoal

Administrador de Pessoal: Brasil

  • 8.500
  • Brasil
  • 4.216 - 9.847
  • 42h
O profissional no cargo de Administrador de Pessoal CBO 1422-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.216 e 9.847 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 8.500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Coordenador de Administração de Pessoal

Coordenador de Administração de Pessoal: Brasil

  • 8.500
  • Brasil
  • 4.216 - 9.847
  • 42h
O profissional no cargo de Coordenador de Administração de Pessoal CBO 1422-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.216 e 9.847 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 8.500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Administração de Pessoal

Gerente de Administração de Pessoal: Brasil

  • 8.500
  • Brasil
  • 4.216 - 9.847
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Administração de Pessoal CBO 1422-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.216 e 9.847 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 8.500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Divisão de Pessoal

Gerente de Divisão de Pessoal: Brasil

  • 8.500
  • Brasil
  • 4.216 - 9.847
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Pessoal CBO 1422-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.216 e 9.847 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 8.500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Setor de Pessoal

Gerente de Setor de Pessoal: Brasil

  • 8.500
  • Brasil
  • 4.216 - 9.847
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Setor de Pessoal CBO 1422-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.216 e 9.847 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 8.500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Sistemas Administrativos de Pessoal

Gerente de Sistemas Administrativos de Pessoal: Brasil

  • 8.500
  • Brasil
  • 4.216 - 9.847
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Sistemas Administrativos de Pessoal CBO 1422-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.216 e 9.847 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 8.500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal Brasília

Gerente de Departamento Pessoal: Brasília, DF

  • 228
  • Brasília, DF
  • 3.607 - 7.458
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.607 e 7.458 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 228 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal São Luís

Gerente de Departamento Pessoal: São Luís, MA

  • 58
  • São Luís, MA
  • 3.210 - 6.646
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 3.210 e 6.646 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 58 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal Belo Horizonte

Gerente de Departamento Pessoal: Belo Horizonte, MG

  • 380
  • Belo Horizonte, MG
  • 4.660 - 9.984
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 4.660 e 9.984 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 380 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal Recife

Gerente de Departamento Pessoal: Recife, PE

  • 133
  • Recife, PE
  • 4.673 - 9.785
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 4.673 e 9.785 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 133 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal Curitiba

Gerente de Departamento Pessoal: Curitiba, PR

  • 100
  • Curitiba, PR
  • 5.096 - 10.137
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 5.096 e 10.137 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 100 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal

Gerente de Departamento Pessoal: Bahia

  • 305
  • Bahia
  • 3.512 - 7.360
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em Bahia, ganha entre 3.512 e 7.360 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 305 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal Porto Alegre

Gerente de Departamento Pessoal: Porto Alegre, RS

  • 92
  • Porto Alegre, RS
  • 5.299 - 11.653
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 5.299 e 11.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 92 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal Ribeirão Preto

Gerente de Departamento Pessoal: Ribeirão Preto, SP

  • 60
  • Ribeirão Preto, SP
  • 4.673 - 9.488
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 4.673 e 9.488 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 60 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal Londrina

Gerente de Departamento Pessoal: Londrina, PR

  • 63
  • Londrina, PR
  • 3.414 - 5.860
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 3.414 e 5.860 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal Belém

Gerente de Departamento Pessoal: Belém, PA

  • 64
  • Belém, PA
  • 3.613 - 7.136
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 3.613 e 7.136 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.
Salário Gerente de Departamento Pessoal Maceió

Gerente de Departamento Pessoal: Maceió, AL

  • 47
  • Maceió, AL
  • 3.232 - 6.227
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento Pessoal CBO 1422-10 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 3.232 e 6.227 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 47 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1422-10.