CBO 1415-10 - Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
Os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.
Condições de trabalho
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Funções dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:
Atividades dos cargos CBO 1415-10
Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 estão as de:
- atender fiscalizações;
- participar da elaboração de normas e procedimentos;
- assumir responsabilidade;
- participar na definição da política financeira da empresa;
- administrar andamento de questões trabalhistas;
- acompanhar fluxo de caixa;
- montar cadastro de fornecedores;
- demonstrar fluência verbal;
- definir critérios de seleção de pessoal;
- controlar inventários;
- criar planos de incentivo;
- relacionar-se com a mídia;
- degustar alimentos e bebidas;
- autorizar compras;
- supervisionar atividades de recreação e lazer;
- definir fornecedores;
- supervisionar preparação de receitas;
- definir benefícios aos funcionários;
- controlar documentação;
- elaborar relatórios gerenciais;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- elaborar cardápio;
- avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
- coordenar logística para recebimento de produtos;
- representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
- supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
- decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
- programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
- definir políticas de atendimento a clientes;
- atender fornecedores;
- definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
- alocar recursos;
- atender auditorias;
- montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
- liderar equipes;
- supervisionar serviços de recepção;
- viabilizar treinamento;
- elaborar orçamento;
- definir parcerias com outras empresas;
- controlar qualidade dos serviços;
- definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
- participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
- definir prioridades de execução dos serviços;
- supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
- participar da promoção de ações sociais;
- definir produtos, serviços e preços;
- propor investimentos;
- supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
- participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
- fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
- controlar estoque do almoxarifado;
- tratar sugestões e reclamações de clientes;
- demonstrar dinamismo;
- pesquisar novas receitas;
- aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
- participar na elaboração de planos de emergência;
- acompanhar aplicações financeiras;
- avaliar relatórios de atividades financeiras;
- demonstrar senso de organização;
- supervisionar serviços de reservas;
- supervisionar serviços de eventos;
- avaliar produtos e serviços adquiridos;
- controlar desperdícios;
- avaliar necessidade treinamento;
- promover reuniões da equipe;
- negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
- administrar conflitos;
- coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
- definir equipes de trabalho;
- medir satisfação do cliente;
- supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
- motivar equipes;
- avaliar relatórios de desempenho;
- monitorar treinamento de funcionários;
- participar na elaboração do plano estratégico;
- elaborar carta de bebidas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- propor reformas de instalações;
- participar na avaliação da política de marketing;
- definir critérios de avaliação dos serviços;
- verificar arrumação de salões;
- coordenar execução de obras;
- controlar reposição de uniformes;
- definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
- controlar padrões de alimentos e bebidas;
- tomar decisões;
- inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
- analisar previsões de mercado;