CBO 1411-15 - Gerente de produção e operações agropecuárias - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais agropecuárias - em bovinocultura de corte e leite, avicultura, suinocultura, caprinocultura, entre outras áreas - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla volume de produção, determinando ações corretivas para o cumprimento das metas.
Monitora transporte e estocagem de produtos Administra comercialização de produtos Controla a qualidade de processos e de produtos.
Dimensiona força de trabalho e recursos materiais e financeiros Analisa custos de produção Administra programas de manutenção de equipamentos.
Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Gerencia contratos e projetos Elabora relatórios gerenciais.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1411-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações agropecuárias, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal CBO 1411-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1411-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de produção e operações agropecuárias
O Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.
Acompanha tendências de mercado e evolução tecnológica do setor agropecuário.
Analisa histórico de produção Coleta dados sobre meio ambiente.
Realiza análises de viabilidade econômica Participa das decisões que definem os investimentos prioritários.
Colabora na elaboração e na revisão de normas de operação.
Elabora planejamento operacional das atividades de equipes de produção e operação em empresa agropecuária Elabora orçamento físico e financeiro.
Define cronograma de investimentos.
Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Realiza a gestão de processos agropecuários Acompanha e avalia a aplicação das técnicas de cultivo vegetais em ambientes naturais, com o uso de estufas ou com outros recursos.
Desenvolve ações de melhoria contínua, aprimorando práticas de reprodução, inclusive com uso de técnicas de genética e biotecnologia Desenvolve ações preventivas – incluindo vacinação do rebanho e planejamento alimentar – e tratamentos em relação a doenças emergentes e reemergentes Seleciona fertilizantes de acordo com o tipo de solo, para permitir a maximização da produção das culturas.
Inspeciona operações de campo Implanta e mantém sistemas de controle sobre atividades de irrigação, aplicação de produtos químicos, colheita, ordenha, entre outras.
Controla volume de produção, determinando ações corretivas para o cumprimento das metas Monitora o transporte e a estocagem de produtos Administra comercialização de produtos.
Analisa custos de produção Controla a qualidade de processos e de produtos, por meio da análise de indicadores de desempenho Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e demissão Contrata serviços de terceiros Avalia desempenho de trabalhadores e define necessidade de capacitação.
Prepara planos de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho Administra recursos materiais e financeiros Especifica insumos Administra programas de manutenção de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa.
Sugere inovações tecnológicas Adapta processos operacionais agropecuários às tecnologias digitais Implanta novos processos produtivos Analisa projetos e participa do desenvolvimento de equipamentos Realiza adequação de equipamentos e instalações à realidade do ambiente produtivo Promove intercâmbio tecnológico entre empresas do setor Contrata instituições de pesquisa e consultorias Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua para integração da empresa com a comunidade Discute ações e parcerias com órgãos públicos e divulga atividades da empresa junto à população local Implementa atividades sociais junto à comunidade Participa do sistema de gestão ambiental da empresa Desenvolve práticas ecologicamente corretas, como a introdução de plantas repelentes de pragas nos campos agrícolas, em substituição aos inseticidas químicos, a integração entre lavoura, pecuária e floresta, para permitir recuperação de áreas degradadas, pastagens enfraquecidas e solos empobrecidos, entre outras Acompanha a legislação ambiental Identifica impactos ambientais e elabora procedimentos e instruções técnicas para permitir sua minimização Promove atividades de educação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1411-15 deve administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho, demonstrar competencias pessoais, elaborar planejamento operacional, participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção, gerenciar equipes, promover desenvolvimento tecnológico, interagir política e socialmente com a comunidade, administrar produção e operação, assistir a direção da empresa, definir sistema operacional.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1411-15
Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.
Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15
Um Gerente de produção e operações agropecuárias (ou sinônimo) deve atender auditoria patrimonial interna e externa, acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas, identificar impactos ambientais, avaliar desempenho de subordinados, colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade, demonstrar ética profissional, demonstrar capacidade de resposta, preparar plano de treinamento, implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa, zelar pela imagem da empresa, exercer liderança, procurar tecnologias, gerenciar programas de controle ambiental, analisar ocorrências de doenças ocupacionais, identificar necessidades de contratação e demissão, orientar trabalhadores sobre higiene pessoal, implantar novos processos produtivos, controlar qualidade da produção e do produto, adequar máquinas e equipamentos a realidade local, discutir ações e parcerias com órgãos públicos, divulgar atividades da empresa junto a população local, atuar como representante legal da empresa, controlar estocagem do produto, delegar atribuições, desenvolver capacidade crítica, contratar instituições de pesquisa e consultorias, contratar serviços de terceiros, administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, estabelecer metas de produtividade, coordenar fluxo de informações entre os departamentos, participar de eventos técnicos, monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho, desenvolver sociabilidade, relacionar alternativas de sistemas operacionais, colaborar na elaboração e revisão de normas de operação, atender auditoria interna e externa, definir produto final, dimensionar insumos, avaliar requisições de insumos, monitorar legislações ambientais, facilitar atuação da cipa e cipatr, definir cronograma de investimentos, determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção, definir ações corretivas, estabelecer metas de eficiência operacional, definir seqüência operacional, exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr - n. r. rurais, levantar informações ambientais, analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho, administrar a comercialização de produtos, demonstrar capacidade de comunicação, participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental, demonstrar resiliência, demonstrar flexibilidade, levantar informações de produção, participar da priorização de investimentos, analisar indicadores de desempenho, dimensionar máquinas e equipamentos, demonstrar comprometimento com o trabalho, demonstrar senso de organização, motivar equipes, inspecionar operações de campo, participar da definição do plano de carreira, estruturar organogramas, tomar iniciativa, estimular a criação de programas de melhoria contínua, determinar ações emergenciais, elaborar relatórios gerenciais, demonstrar versatilidade, promover atividades de educação ambiental, promover melhoras do ambiente de trabalho, implementar atividades sociais junto a comunidade, demonstrar dinamismo, dimensionar mão-de-obra, promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor, sugerir inovações tecnológicas, informar direção sobre problemas emergenciais, definir necessidade de treinamento, analisar histórico de produção, administrar custos de produção, fornecer informações para a elaboração do plano estratégico, analisar projetos de máquinas e equipamentos, elaborar orçamento físico e financeiro, controlar volume de produção, propor promoções e penalidades administrativas, elaborar análise de viabilidade econômica.