CBO 1411-20 - Gerente de produção e operações pesqueiras - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Gerente de produção e operações pesqueiras CBO 1411-20 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais do setor da pesca - em águas marinhas e interiores - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla volume de produção, determinando ações corretivas para cumprimento das metas.
Monitora transporte e estocagem da produção Administra comercialização de produtos da pesca Controla a qualidade de processos e de produtos.
Dimensiona força de trabalho e recursos materiais e financeiros Analisa custos de produção Administra programas de manutenção de equipamentos e embarcações de pesca.
Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Gerencia contratos e projetos Elabora relatórios gerenciais.
Obedece a normas e práticas de ordenamento pesqueiro Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1411-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações pesqueiras, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal CBO 1411-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1411-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de produção e operações pesqueiras
O Gerente de produção e operações pesqueiras CBO 1411-20 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.
Acompanha tendências de mercado e evolução tecnológica do setor da pesca em águas marinhas e interiores.
Analisa histórico de produção Coleta dados sobre meio ambiente.
Realiza análises de viabilidade econômica Participa das decisões que definem os investimentos prioritários.
Colabora na elaboração e na revisão de normas de operação.
Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de produção e operação em empresas pesqueiras Elabora orçamento físico e financeiro.
Define cronograma de investimentos.
Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Realiza o gerenciamento das operações que integram a cadeia de atividades pesqueiras, envolvendo pesca, desembarque, conservação, transporte, processamento, armazenamento e comercialização Garante o acesso e o uso correto dos recursos pesqueiros em áreas permitidas.
Em períodos de defeso, paralisa temporariamente as operações de pesca Inspeciona operações de campo Pode implantar sistemas digitais para registro imediato, na própria embarcação, de quantidade e espécies de pescado.
Pode fazer uso de sistemas via satélite para rastreamento de embarcações pesqueiras, com focalização no monitoramento e na segurança das operações Controla volume de produção, determinando ações corretivas para o cumprimento das metas.
Monitora o transporte e a estocagem da produção Administra comercialização de produtos da pesca – tais como peixes, crustáceos e moluscos -, levando em conta necessidade de ampliação de acesso aos pescados tradicionais e também demandas específicas de diversificação, como peixes congelados, cortes especiais, entre outras opções Analisa custos de produção.
Controla a qualidade de processos e de produtos, por meio da análise de indicadores de desempenho Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e demissão.
Contrata serviços de terceiros Avalia desempenho de trabalhadores e define necessidade de capacitação Prepara planos de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho.
Administra recursos materiais e financeiros Especifica insumos Administra programas de manutenção de equipamentos e embarcações de pesca Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Sugere inovações tecnológicas.
Implanta novos processos de pesca Analisa projetos e participa do desenvolvimento de equipamentos Realiza adequação de equipamentos à realidade do ambiente da pesca Pode implementar tecnologias de controle e automação nos equipamentos de conservação, transporte, processamento e armazenamento dos produtos da pesca Promove intercâmbio tecnológico entre empresas do setor Contrata instituições de pesquisa e consultorias Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua para integração da empresa com a comunidade Discute ações e parcerias com órgãos públicos e divulga atividades da empresa junto à população local Implementa atividades sociais junto à comunidade Gerencia programas de controle ambiental e de gestão sustentável da pesca, de acordo com normas e práticas de ordenamento pesqueiro Acompanha a legislação ambiental Identifica impactos ambientais e elabora procedimentos e instruções técnicas para permitir sua minimização Promove atividades de educação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1411-20 deve promover desenvolvimento tecnológico, definir sistema operacional, administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho, administrar produção e operação, assistir a direção da empresa, interagir política e socialmente com a comunidade, demonstrar competencias pessoais, participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção, gerenciar equipes, elaborar planejamento operacional.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1411-20
Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.
Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações pesqueiras CBO 1411-20
Um Gerente de produção e operações pesqueiras (ou sinônimo) deve relacionar alternativas de sistemas operacionais, levantar informações ambientais, atender auditoria interna e externa, demonstrar flexibilidade, definir ações corretivas, estabelecer metas de eficiência operacional, demonstrar senso de organização, determinar ações emergenciais, participar da definição do plano de carreira, sugerir inovações tecnológicas, colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade, controlar estocagem do produto, implementar atividades sociais junto a comunidade, demonstrar resiliência, desenvolver capacidade crítica, informar direção sobre problemas emergenciais, elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental, avaliar requisições de insumos, analisar projetos de máquinas e equipamentos, divulgar atividades da empresa junto a população local, participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho, delegar atribuições, promover melhoras do ambiente de trabalho, dimensionar insumos, avaliar desempenho de subordinados, exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr - n. r. rurais, implantar novos processos produtivos, estabelecer metas de produtividade, coordenar fluxo de informações entre os departamentos, implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa, motivar equipes, dimensionar mão-de-obra, identificar impactos ambientais, inspecionar operações de campo, promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor, orientar trabalhadores sobre higiene pessoal, demonstrar capacidade de resposta, propor promoções e penalidades administrativas, contratar instituições de pesquisa e consultorias, contratar serviços de terceiros, atender auditoria patrimonial interna e externa, demonstrar versatilidade, preparar plano de treinamento, administrar a comercialização de produtos, demonstrar capacidade de comunicação, definir necessidade de treinamento, adequar máquinas e equipamentos a realidade local, controlar qualidade da produção e do produto, procurar tecnologias, demonstrar comprometimento com o trabalho, analisar ocorrências de doenças ocupacionais, demonstrar ética profissional, definir cronograma de investimentos, tomar iniciativa, facilitar atuação da cipa e cipatr, administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, promover atividades de educação ambiental, gerenciar programas de controle ambiental, exercer liderança, elaborar análise de viabilidade econômica, definir produto final, participar de eventos técnicos, elaborar orçamento físico e financeiro, levantar informações de produção, acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas, demonstrar dinamismo, estimular a criação de programas de melhoria contínua, elaborar relatórios gerenciais, administrar custos de produção, fornecer informações para a elaboração do plano estratégico, atuar como representante legal da empresa, controlar volume de produção, identificar necessidades de contratação e demissão, zelar pela imagem da empresa, monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho, estruturar organogramas, desenvolver sociabilidade, monitorar legislações ambientais, participar da priorização de investimentos, analisar indicadores de desempenho, analisar histórico de produção, colaborar na elaboração e revisão de normas de operação, discutir ações e parcerias com órgãos públicos, dimensionar máquinas e equipamentos, definir seqüência operacional, determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção.