CBO 1411-10 - Gerente de produção e operações florestais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Gerente de produção e operações florestais CBO 1411-10 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais florestais - que incluem o manejo de florestas naturais ou plantadas - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla o volume de produção, o transporte e a estocagem de produtos.
Administra comercialização de produtos Controla a qualidade de processos e de produtos Dimensiona força de trabalho e recursos materiais e financeiros.
Analisa custos de produção Administra programas de manutenção de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa.
Gerencia contratos e projetos Elabora relatórios gerenciais Pode utilizar “software” de gestão florestal.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas de prevenção e combate a incêndios, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1411-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações florestais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal CBO 1411-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1411-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de produção e operações florestais
O Gerente de produção e operações florestais CBO 1411-10 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.
Acompanha tendências de mercado e evolução tecnológica do setor florestal, no país e no exterior.
Analisa histórico de produção Coleta dados sobre meio ambiente.
Realiza análises de viabilidade econômica Participa das decisões que definem os investimentos prioritários.
Colabora na elaboração e na revisão de normas de operação.
Elabora planejamento operacional das atividades de equipes de produção e operação em empresa da área florestal Elabora orçamento físico e financeiro.
Define cronograma de investimentos.
Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Georreferencia e modela área florestal para estimar crescimento futuro e recursos de valor econômico Realiza a gestão de processos florestais, fazendo uso de tecnologias específicas para manejo de florestas naturais ou plantadas de pinus, eucalipto, araucária, pupunha, erva-mate, entre outras culturas.
Pode utilizar “software” de gestão florestal, para gerenciar criação de mudas, colheita, entre outras atividades Especifica insumos, atentando para a possibilidade de utilização de produtos com potencial de controle de pragas Pode adotar diferentes estratégias - como manejo integrado, controle biológico, práticas de clonagem vegetal, entre outras -, para resolver ou minimizar o problema das pragas e doenças florestais.
Inspeciona operações de campo Acompanha e avalia a aplicação das técnicas de manejo e de colheita florestal.
Controla o volume de produção, o transporte e a estocagem de produtos Administra comercialização de produtos Analisa custos de produção.
Controla a qualidade de processos e de produtos – como madeira serrada para a indústria moveleira, celulose para a indústria papeleira, madeira maciça, painéis de madeira reconstituída, laminados compensados e outros subprodutos de madeira processada, resinas, fibras, entre outros, por meio da análise de indicadores de desempenho Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e demissão.
Contrata serviços de terceiros Avalia desempenho de trabalhadores e define necessidade de capacitação Prepara planos de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho.
Administra recursos materiais e financeiros Dimensiona necessidade de equipamentos, implementos e ferramentas agrícolas Administra programas de manutenção Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Sugere inovações tecnológicas em temas de melhoramento genético, nutrição florestal, incremento da qualidade da madeira, entre outros.
Executa projetos de utilização de tecnologias digitais e de controle e automação em processos florestais Implanta novos processos produtivos Analisa projetos e participa do desenvolvimento de equipamentos Realiza adequação de equipamentos à realidade do ambiente produtivo Promove intercâmbio tecnológico entre empresas do setor Contrata instituições de pesquisa e consultorias Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua para integração da empresa com a comunidade Discute ações e parcerias com órgãos públicos e divulga atividades da empresa junto à população local Implementa atividades sociais junto à comunidade Participa do sistema de gestão ambiental da empresa Pode colocar em prática estratégias de produção para integração entre lavoura, pecuária e floresta Acompanha a legislação ambiental Identifica impactos ambientais e elabora procedimentos e instruções técnicas para permitir sua minimização Promove atividades de educação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1411-10 deve elaborar planejamento operacional, administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho, demonstrar competencias pessoais, interagir política e socialmente com a comunidade, assistir a direção da empresa, promover desenvolvimento tecnológico, participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção, definir sistema operacional, gerenciar equipes, administrar produção e operação.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1411-10
Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.
Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações florestais CBO 1411-10
Um Gerente de produção e operações florestais (ou sinônimo) deve contratar instituições de pesquisa e consultorias, sugerir inovações tecnológicas, demonstrar comprometimento com o trabalho, promover atividades de educação ambiental, determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção, discutir ações e parcerias com órgãos públicos, adequar máquinas e equipamentos a realidade local, definir cronograma de investimentos, atender auditoria interna e externa, dimensionar insumos, colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade, avaliar requisições de insumos, gerenciar programas de controle ambiental, atender auditoria patrimonial interna e externa, levantar informações ambientais, promover melhoras do ambiente de trabalho, coordenar fluxo de informações entre os departamentos, motivar equipes, participar de eventos técnicos, demonstrar ética profissional, elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental, participar da priorização de investimentos, identificar necessidades de contratação e demissão, desenvolver capacidade crítica, informar direção sobre problemas emergenciais, administrar custos de produção, controlar estocagem do produto, exercer liderança, analisar projetos de máquinas e equipamentos, monitorar legislações ambientais, definir seqüência operacional, fornecer informações para a elaboração do plano estratégico, dimensionar máquinas e equipamentos, elaborar relatórios gerenciais, analisar indicadores de desempenho, analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho, definir ações corretivas, determinar ações emergenciais, elaborar orçamento físico e financeiro, delegar atribuições, participar da definição do plano de carreira, analisar histórico de produção, levantar informações de produção, propor promoções e penalidades administrativas, demonstrar capacidade de comunicação, facilitar atuação da cipa e cipatr, demonstrar resiliência, promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor, zelar pela imagem da empresa, monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho, procurar tecnologias, controlar qualidade da produção e do produto, implantar novos processos produtivos, participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, definir produto final, implementar atividades sociais junto a comunidade, identificar impactos ambientais, definir necessidade de treinamento, inspecionar operações de campo, estimular a criação de programas de melhoria contínua, administrar a comercialização de produtos, atuar como representante legal da empresa, colaborar na elaboração e revisão de normas de operação, avaliar desempenho de subordinados, acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas, exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr - n. r. rurais, dimensionar mão-de-obra, analisar ocorrências de doenças ocupacionais, demonstrar versatilidade, contratar serviços de terceiros, tomar iniciativa, controlar volume de produção, demonstrar dinamismo, demonstrar senso de organização, preparar plano de treinamento, estruturar organogramas, divulgar atividades da empresa junto a população local, estabelecer metas de produtividade, demonstrar capacidade de resposta, desenvolver sociabilidade, demonstrar flexibilidade, orientar trabalhadores sobre higiene pessoal, estabelecer metas de eficiência operacional, implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa, administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, relacionar alternativas de sistemas operacionais, elaborar análise de viabilidade econômica.