CBO 1415-05 - Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1415-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
Os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-05 gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.
Condições de trabalho
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Funções dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-05
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:
Atividades dos cargos CBO 1415-05
Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-05 estão as de:
- definir prioridades de execução dos serviços;
- participar na avaliação da política de marketing;
- supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
- supervisionar preparação de receitas;
- acompanhar aplicações financeiras;
- supervisionar serviços de governança;
- controlar qualidade dos serviços;
- negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
- demonstrar capacidade de negociação;
- definir padrões de serviços em hotéis;
- decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
- coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
- participar na elaboração do plano estratégico;
- autorizar compras;
- atender auditorias;
- participar na definição da política financeira da empresa;
- viabilizar treinamento;
- avaliar relatórios de desempenho;
- controlar documentação;
- supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
- demonstrar fluência verbal;
- montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
- demonstrar dinamismo;
- montar cadastro de fornecedores;
- criar planos de incentivo;
- propor reformas de instalações;
- elaborar relatórios gerenciais;
- definir critérios de seleção de pessoal;
- demonstrar senso de organização;
- elaborar cardápio;
- definir equipes de trabalho;
- definir critérios de avaliação dos serviços;
- fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
- definir políticas de atendimento a clientes;
- avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
- atender fornecedores;
- medir satisfação do cliente;
- controlar estoque do almoxarifado;
- definir parcerias com outras empresas;
- definir fornecedores;
- representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
- definir produtos, serviços e preços;
- relacionar-se com a mídia;
- supervisionar serviços de reservas;
- avaliar produtos e serviços adquiridos;
- motivar equipes;
- controlar inventários;
- identificar segmentos de turismo;
- aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
- propor investimentos;
- supervisionar serviços de recepção;
- supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
- programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
- supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
- promover reuniões da equipe;
- elaborar carta de bebidas;
- assumir responsabilidade;
- participar da elaboração de normas e procedimentos;
- administrar andamento de questões trabalhistas;
- alocar recursos;
- participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
- administrar conflitos;
- controlar desperdícios;
- definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
- participar na elaboração de planos de emergência;
- inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- elaborar orçamento;
- definir benefícios aos funcionários;
- degustar alimentos e bebidas;
- acompanhar fluxo de caixa;
- tratar sugestões e reclamações de clientes;
- avaliar necessidade treinamento;
- analisar previsões de mercado;
- coordenar execução de obras;
- liderar equipes;
- avaliar relatórios de atividades financeiras;
- atender fiscalizações;
- tomar decisões;
- monitorar treinamento de funcionários;
- definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
- supervisionar serviços de eventos;
- participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
- supervisionar atividades de recreação e lazer;
- pesquisar novas receitas;
- coordenar logística para recebimento de produtos;
- participar da promoção de ações sociais;