CBO 1414-10 - Comerciante varejista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Comerciante varejista CBO 1414-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comerciante varejista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Comerciante varejista
O Comerciante varejista CBO 1414-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-10 deve atender aos clientes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, estruturar equipes de trabalho, assessorar diretoria e setores da empresa, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, gerir recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-10
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Comerciante varejista CBO 1414-10
Um Comerciante varejista (ou sinônimo) deve gerir compras, buscar atualização profissional, implementar reciclagem de funcionários, coordenar inventário de mercadorias para balanço, inspecionar as condições das mercadorias expostas, mediar relação entre funcionário e empresa, realizar reuniões com a equipe, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, liberar mercadorias para entrega, promover funcionários, gerir estoques, captar recursos, exercer liderança, avaliar nível de satisfação das equipes, instruir subordinados, informar funcionários sobre seus desempenhos, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, acompanhar a execução orçamentária, divulgar mercadorias e serviços, fazer orçamentos, formular incentivos de produtividade, recepcionar mercadorias, planejar racionalização do uso de recursos, contratar serviços, providenciar contratação e desligamento de funcionários, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, transferir numerário para o banco, administrar remanejamentos, zelar pela organização do local de trabalho, analisar tendências do mercado, estabelecer escala de férias e de folgas, operar equipamentos de informática, elaborar plano de investimentos, prestar assistência social aos funcionários, promover programas prevencionistas, exercitar a autonomia, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, representar a empresa, orientar clientes, monitorar o andamento de projetos, cooperar na definição de projetos, administrar horas trabalhadas, horas extras, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, demonstrar motivação, propor compra de novos itens, gerir investimentos, delegar atribuições, agir com dinamismo, negociar preços e condições de pagamento, controlar o cumprimento de normas, autorizar pagamentos e recebimentos, supervisionar os serviços de reparação e consertos, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, colaborar na definição de epi e epc, providenciar integração de funcionários, recomendar promoção de funcionários, expressar-se gestualmente, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, manter apresentação pessoal, gerir custos, administrar conflitos entre funcionários, resolver reclamações de clientes, estimular a motivação das equipes, acompanhar rotinas adminstrativas, examinar currículos, argumentar com convicção - persuasão, participar de reuniões, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, evidenciar equilíbrio emocional, planejar compras e locações, averiguar comportamento dos concorrentes, expressar-se oralmente, opinar sobre condições e prioridades de projetos, atender agentes de fiscalização, pesquisar a satisfação dos clientes, avaliar desempenho, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, otimizar o espaço físico da loja - modulação, implantar técnicas de vendas, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., prover ações de preservação ambiental, entrevistar candidatos, definir estratégias de terceirização, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, determinar perfis profissionais, elaborar normas e instruções, remanejar leiaute, identificar necessidade de contratação de pessoal, definir perfil do consumidor final, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, designar equipe para projeto, gerenciar contratos de serviços, cobrar resultados, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, medir resultados de treinamento, qualificar fornecedores, apreciar inovações organizacionais.