CBO 1414-10 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
Funções
assessorar diretoria e setores da empresa, estruturar equipes de trabalho, atender aos clientes, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, demonstrar competências pessoais, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerir recursos materiais e financeiros.
Atividades
detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, autorizar pagamentos e recebimentos, gerir compras, otimizar o espaço físico da loja (modulação), definir perfil do consumidor final, informar funcionários sobre seus desempenhos, supervisionar os serviços de reparação e consertos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, resolver reclamações de clientes, planejar compras e locações, cooperar na definição de projetos, prestar assistência social aos funcionários, agir com dinamismo, determinar perfis profissionais, fazer orçamentos, atender agentes de fiscalização, colaborar na definição de epi e epc, estimular a motivação das equipes, captar recursos, averiguar comportamento dos concorrentes, monitorar o andamento de projetos, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, orientar clientes, definir estratégias de terceirização, buscar atualização profissional, providenciar contratação e desligamento de funcionários, identificar necessidade de contratação de pessoal, argumentar com convicção (persuasão), gerir custos, estabelecer escala de férias e de folgas, implantar técnicas de vendas, administrar conflitos entre funcionários, examinar currículos, participar de reuniões, recomendar promoção de funcionários, operar equipamentos de informática, opinar sobre condições e prioridades de projetos, divulgar mercadorias e serviços, providenciar integração de funcionários, promover funcionários, transferir numerário para o banco, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), gerenciar contratos de serviços, expressar-se oralmente, formular incentivos de produtividade, negociar preços e condições de pagamento, evidenciar equilíbrio emocional, designar equipe para projeto, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), entrevistar candidatos, zelar pela organização do local de trabalho, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), demonstrar motivação, inspecionar as condições das mercadorias expostas, apreciar inovações organizacionais, qualificar fornecedores, elaborar plano de investimentos, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, mediar relação entre funcionário e empresa, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, exercitar a autonomia, elaborar normas e instruções, medir resultados de treinamento, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, administrar remanejamentos, representar a empresa, acompanhar a execução orçamentária, pesquisar a satisfação dos clientes, instruir subordinados, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), propor compra de novos itens, gerir estoques, manter apresentação pessoal, liberar mercadorias para entrega, remanejar leiaute, gerir investimentos, delegar atribuições, recepcionar mercadorias, avaliar desempenho, exercer liderança, controlar o cumprimento de normas, avaliar nível de satisfação das equipes, prover ações de preservação ambiental, cobrar resultados, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, analisar tendências do mercado, coordenar inventário de mercadorias para balanço, expressar-se gestualmente, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, promover programas prevencionistas, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, realizar reuniões com a equipe, acompanhar rotinas administrativas, planejar racionalização do uso de recursos, contratar serviços, implementar reciclagem de funcionários, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), administrar horas trabalhadas, horas extras.