CBO 1414-10 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.
Condições de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
Funções dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
Atividades dos cargos CBO 1414-10
Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 estão as de:
- promover programas prevencionistas;
- providenciar integração de funcionários;
- divulgar mercadorias e serviços;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- recepcionar mercadorias;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- instruir subordinados;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- contratar serviços;
- estimular a motivação das equipes;
- avaliar desempenho;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- remanejar leiaute;
- operar equipamentos de informática;
- definir estratégias de terceirização;
- fazer orçamentos;
- negociar preços e condições de pagamento;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- gerir investimentos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- elaborar normas e instruções;
- representar a empresa;
- agir com dinamismo;
- resolver reclamações de clientes;
- qualificar fornecedores;
- apreciar inovações organizacionais;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- acompanhar rotinas administrativas;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- examinar currículos;
- administrar remanejamentos;
- controlar o cumprimento de normas;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- determinar perfis profissionais;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- expressar-se oralmente;
- definir perfil do consumidor final;
- captar recursos;
- orientar clientes;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- gerir custos;
- medir resultados de treinamento;
- manter apresentação pessoal;
- exercitar a autonomia;
- liberar mercadorias para entrega;
- acompanhar a execução orçamentária;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- promover funcionários;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- expressar-se gestualmente;
- administrar conflitos entre funcionários;
- colaborar na definição de epi e epc;
- cooperar na definição de projetos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- formular incentivos de produtividade;
- cobrar resultados;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- propor compra de novos itens;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- realizar reuniões com a equipe;
- transferir numerário para o banco;
- prestar assistência social aos funcionários;
- planejar compras e locações;
- argumentar com convicção (persuasão);
- gerir estoques;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- prover ações de preservação ambiental;
- recomendar promoção de funcionários;
- designar equipe para projeto;
- atender agentes de fiscalização;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- demonstrar motivação;
- gerenciar contratos de serviços;
- buscar atualização profissional;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- implementar reciclagem de funcionários;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- gerir compras;
- elaborar plano de investimentos;
- implantar técnicas de vendas;
- participar de reuniões;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- monitorar o andamento de projetos;
- entrevistar candidatos;
- delegar atribuições;
- analisar tendências do mercado;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- exercer liderança;