CBO 1415-25 - Gerente de turismo

Entenda o que fazem os gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerente de turismo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerente de turismo

Planeja, coordena, controla e avalia as atividades de empresa prestadora de serviços de turismo. Promove pesquisas mercadológicas, para prospectar oportunidades de negócios. Analisa necessidades dos clientes, nos diversos segmentos do mercado do turismo. Participa na definição dos procedimentos a serem seguidos por guias de turismo. Promove práticas sustentáveis que preservam o patrimônio natural e cultural do destino turístico. Monitora a comercialização de produtos e serviços turísticos. Controla a qualidade das atividades. Faz gestão de pessoal e administra recursos financeiros. Estabelece parcerias para transporte, hospedagem e alimentação dos turistas. Utiliza novas tecnologias para melhoria de atendimento e gerenciamento dos serviços. Elabora relatórios. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (5/8)
Habilidade (5/8)
Atitude (5/8)
Perfil Ocupacional (5/8)
Planeja as atividades de gerenciamento de empresa prestadora de serviços de turismo - como agência de viagens, operadora de turismo ou outra com finalidade similar -, verificando diretrizes e metas estabelecidas pelo proprietário ou por responsável pela direção do empreendimento.

Promove pesquisas mercadológicas, para prospectar oportunidades de negócios em turismo e definir estratégias de atração e conquista de clientes. Estuda os diversos segmentos do mercado do turismo - tais como ecológico, de aventura, cultural, religioso, de negócios, de megaeventos, dentre outros - para identificação de mercados-alvos e análise das necessidades dos turistas em cada um deles. Estuda concorrentes, verificando perfis de clientes e preços de produtos e serviços.

Coordena atividades para definir destinos turísticos. Verifica o transporte (terrestre, aéreo ou aquaviário), hospedagem e serviços de alimentação em roteiros, estabelecendo parcerias para viabilizá-los. Orienta a definição de preços a partir de análise de custos e de valores praticados no mercado. Promove a concessão de descontos com base em demanda sazonal.

Participa na definição dos procedimentos a serem seguidos por guias de turismo, tais como prestação de informações em cada visita, condução de interessados para compras no comércio local, e resolução de problemas entre turistas e a comunidade local.

Promove práticas sustentáveis que preservam o patrimônio natural e cultural do destino, equilibrando as expectativas dos turistas com o respeito à natureza e o bem-estar da comunidade local.

Supervisiona a criação e a implantação de roteiros turísticos, garantindo um leque diversificado e atraente de opções. Desenvolve e implementa planos de “marketing” para atrair turistas para cada destino, incluindo campanhas publicitárias e divulgação em mídias sociais.

Monitora a comercialização de produtos e serviços turísticos. Acompanha o atendimento a turistas (indivíduos ou grupos) de diversas culturas e tradições, para assegurar a consideração de diferentes necessidades e exigências. Incentiva a adoção de novas tendências, como a criação de soluções personalizadas para “viajante solo”, que busca autoconhecimento e novas experiências, e para empresa que adota o conceito “bleisure”, aliando viagem de negócios com viagem de lazer. Orienta as providências tomadas para resolução de problemas durante as viagens.

Controla a qualidade das atividades, analisando resultados de pesquisa de satisfação de clientes, para melhorar resultados e replanejar estratégias. Verifica programação de viagens, examinando a eficiência na comercialização. Faz avaliações regulares das instalações e das atrações turísticas quanto à segurança, à acessibilidade e à qualidade dos serviços, recomendando as necessárias melhorias.

Negocia contratos com fornecedores e prestadores de serviços, para garantir melhores preços e serviços para turistas.

Faz gestão de pessoal, identificando necessidade de contratação, avaliando desempenho das equipes, e promovendo a realização de treinamentos. Resolve conflitos entre membros da equipe.

Administra recursos financeiros, acompanhando execução orçamentária, controlando custos, e avaliando a margem de lucro.

Promove a introdução de inovações tecnológicas - tais como uso de realidade aumentada para ajudar turista na escolha de um destino, inteligência artificial para sugerir atividades, restaurantes, acomodações e pontos turísticos que se adequam ao perfil do usuário, entre outras – visando a melhoria dos serviços prestados.

Utiliza sistemas informatizados – como sistemas integrados de gestão de serviços de turismo – no gerenciamento das atividades.

Supervisiona a organização de arquivos - físico e eletrônico - dos documentos do empreendimento e da equipe de trabalho. Atende agentes de fiscalização.

Elabora relatórios, comparando os resultados obtidos com as metas.

Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e atuando para eliminar possíveis situações de risco.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - REALIDADE AUMENTADA 2 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 2 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO, PUBLICIDADE E MARKETING 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA CRM (CUSTOMER RELATION MANAGEMENT) 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE GESTÃO DE NEGÓCIO EM TURISMO 4 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS 4 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - ECOLOGIA APLICADA AO TURISMO 4 5 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO TURISMO 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS 3 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS (ESPECIFICAR:...) - ESTUDO DE MERCADO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ASPECTOS LEGAIS PARA NEGÓCIOS EM TURISMO: ABERTURA E GESTÃO DE NEGÓCIOS, RESPONSABILIDADE CIVIL, CRIMINAL, TRABALHISTA E TRIBUTÁRIA 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - DIREITOS DO CONSUMIDOR 4 5 3
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE GEOGRAFIA APLICADA AO TURISMO: MAPAS, LOCALIZAÇÃO DE CIDADES E CAPITAIS, OCEANOS, CLIMAS 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 5 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 2 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LINGUAGEM TÉCNICA DO NEGÓCIO TURÍSTICO 4 5 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - REDAÇÃO EMPRESARIAL 3 4 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 3 4 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DE SUPRIMENTOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - DEFINIÇÃO DO FORMATO DO NEGÓCIO: CARACTERÍSTICAS DE FORNECEDORES, PARCEIROS OPERACIONAIS E COMERCIAIS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO FINANCEIRA PARA NEGÓCIOS EM TURISMO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE EMPRESA (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO 4 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO FINANCEIRO: ORÇAMENTO, CONTROLES FINANCEIROS, INVESTIMENTOS, FONTES DE RECURSOS FINANCEIROS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE PESSOAS: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS, ORGANOGRAMA FUNCIONAL, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA QUALIDADE 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 4 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS LOGÍSTICA NO TRANSPORTE OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA NO TRANSPORTE (ESPECIFICAR:...) - MEIOS DE TRANSPORTE (AÉREO, MARÍTIMO, FERROVIÁRIO, RODOVIÁRIO) 4 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM MEIOS DE HOSPEDAGEM 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DE HOTELARIA 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA EM TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA NA ÁREA DE TURISMO 5 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS TURÍSTICOS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO ECOTURISMO 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO ELABORAÇÃO DE PROJETOS TURÍSTICOS 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO ELABORAÇÃO DE ROTEIROS E ITINERÁRIOS EM TURISMO 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO ORIENTAÇÃO E CONDUÇÃO DE PESSOAS 3 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO DE AVENTURA 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO RECEPTIVO 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO RURAL 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - AGÊNCIA DE VIAGENS E OPERAÇÕES TURÍSTICAS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - ANÁLISE DE DEMANDA TURÍSTICA INTERNACIONAL 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - ANÁLISE DE DEMANDA TURÍSTICA NACIONAL 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - CENÁRIOS E TENDÊNCIAS DO TURISMO RURAL REGENERATIVO E REDE DE SERVIÇOS 3 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - EQUIPAMENTOS RECEPTIVOS (ENTRETENIMENTO, ALIMENTOS E BEBIDAS) 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DO TURISMO E HOSPITALIDADE 5 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - HISTÓRICO, TENDÊNCIAS E DESAFIOS DO TURISMO NACIONAL E INTERNACIONAL 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - LAZER E ENTRETENIMENTO NO TURISMO 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS E CULTURAIS 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - NEGOCIAÇÃO COM EMPRESAS DE SEGURO DE SAÚDE E DE VIDA PARA SERVIÇOS DE TURISMO 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - NEGOCIAÇÃO E LOCAÇÃO COM EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS PARA SERVIÇOS DE TURISMO 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE TURISMO CRIATIVO: CONCEITO, TENDÊNCIAS, MERCADO E PERFIL DA DEMANDA 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - ROTEIROS TURÍSTICOS E EXPERIÊNCIAS DE HOSPITALIDADE 5 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO DE EVENTOS CULTURAIS E EDUCACIONAIS 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO DE MEGAEVENTOS 3 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO DE NEGÓCIOS 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO RELIGIOSO 3 5 5
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DE MUSEOLOGIA 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • executar rotinas administrativas;
  • administrar recursos financeiros;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar compras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • viabilizar treinamento;
  • definir critérios de avaliação dos serviços;
  • definir parcerias com outras empresas;
  • participar na elaboração do plano estratégico;
  • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
  • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
  • tratar sugestões e reclamações de clientes;
  • monitorar treinamento de funcionários;
  • controlar inventários;
  • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
  • acompanhar aplicações financeiras;
  • controlar estoque do almoxarifado;
  • definir produtos, serviços e preços;
  • demonstrar dinamismo;
  • supervisionar serviços de eventos;
  • criar planos de incentivo;
  • propor reformas de instalações;
  • atender fiscalizações;
  • motivar equipes;
  • elaborar orçamento;
  • alocar recursos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • tomar decisões;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar fluência verbal;
  • avaliar necessidade treinamento;
  • propor investimentos;
  • acompanhar fluxo de caixa;
  • supervisionar serviços de reservas;
  • autorizar compras;
  • coordenar logística para recebimento de produtos;
  • negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
  • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
  • definir equipes de trabalho;
  • montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos;
  • assumir responsabilidade;
  • identificar segmentos de turismo;
  • montar cadastro de fornecedores;
  • avaliar produtos e serviços adquiridos;
  • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
  • promover reuniões da equipe;
  • liderar equipes;
  • atender fornecedores;
  • definir benefícios aos funcionários;
  • avaliar relatórios de desempenho;
  • participar da promoção de ações sociais;
  • analisar previsões de mercado;
  • relacionar-se com a mídia;
  • administrar andamento de questões trabalhistas;
  • supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática;
  • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
  • participar da elaboração de normas e procedimentos;
  • avaliar relatórios de atividades financeiras;
  • participar na avaliação da política de marketing;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • atender auditorias;
  • definir fornecedores;
  • controlar documentação;
  • administrar conflitos;
  • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
  • participar na definição da política financeira da empresa;
  • controlar desperdícios;
  • medir satisfação do cliente;
  • participar na elaboração de planos de emergência;
  • controlar qualidade dos serviços;
  • definir critérios de seleção de pessoal;
  • definir políticas de atendimento a clientes;
  • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
  • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
  • elaborar relatórios gerenciais;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-25

CBO 1415-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerente de turismo que pertence ao grupo dos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 1415-25 - Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 141525 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 141525 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Gerente de Turismo

Gerente de Turismo: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Turismo CBO 1415-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.357 e 12.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 355 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1415-25.
Salário Gerente de Operações de Turismo

Gerente de Operações de Turismo: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Operações de Turismo CBO 1415-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.357 e 12.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 355 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1415-25.
Salário Gerente de Produtos de Turismo

Gerente de Produtos de Turismo: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Produtos de Turismo CBO 1415-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.357 e 12.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 355 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1415-25.
Salário Tecnólogo em Gestão de Turismo

Tecnólogo em Gestão de Turismo: Brasil

O profissional no cargo de Tecnólogo em Gestão de Turismo CBO 1415-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.357 e 12.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 355 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1415-25.