CBO 1415-15 - Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 1415-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de produção e operações.
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-15 gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Condições de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.

Funções dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-15

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • prestar assessoria;
  • executar rotinas administrativas;
  • gerenciar compras;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • Atividades dos cargos CBO 1415-15

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-15 estão as de:

    • elaborar relatórios gerenciais;
    • elaborar carta de bebidas;
    • controlar desperdícios;
    • propor reformas de instalações;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • assumir responsabilidade;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • definir equipes de trabalho;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • atender auditorias;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • autorizar compras;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • liderar equipes;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • atender fiscalizações;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • controlar reposição de uniformes;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • relacionar-se com a mídia;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • demonstrar dinamismo;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • alocar recursos;
    • criar planos de incentivo;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • elaborar cardápio;
    • administrar conflitos;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • coordenar execução de obras;
    • controlar documentação;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • promover reuniões da equipe;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • analisar previsões de mercado;
    • pesquisar novas receitas;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • definir fornecedores;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • demonstrar fluência verbal;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • tomar decisões;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • viabilizar treinamento;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • atender fornecedores;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • propor investimentos;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • medir satisfação do cliente;
    • controlar inventários;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • motivar equipes;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • elaborar orçamento;

    Cargos e salários CBO 1415-15 - Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Cargo/Profissão Local
    Sócio Proprietário de Bar Brasil
    Sócio Proprietário de Bar - Empregador Brasil
    Sócio Proprietário de Lanchonete - Empregador Brasil
    Taverneiro Brasil
    Gerente de Bar Brasil
    Gerente de Bar e Lanchonete Brasil
    Gerente de Salão de Café Brasil
    Proprietário de Bar Brasil
    Proprietário de Bar - Empregador Brasil
    Proprietário de Lanchonete - Empregador Brasil
    Gerente de Bar Porto Alegre, RS
    Gerente de Bar Minas Gerais
    Gerente de Bar São Paulo, SP
    Gerente de Bar São José do Rio Preto, SP
    Gerente de Bar Paraná
    Gerente de Bar Brasília, DF
    Gerente de Bar Rio de Janeiro, RJ
    Gerente de Bar Fortaleza, CE
    Gerente de Bar Belo Horizonte, MG
    Gerente de Bar São Paulo
    Gerente de Bar Curitiba, PR
    Gerente de Bar Florianópolis, SC
    Gerente de Bar e Lanchonete Duque de Caxias, RJ
    Gerente de Bar e Lanchonete Rio de Janeiro, RJ
    Gerente de Bar e Lanchonete São Paulo, SP
    Gerente de Bar e Lanchonete Cuiabá, MT
    Gerente de Bar e Lanchonete Porto Alegre, RS
    Gerente de Bar e Lanchonete Belo Horizonte, MG
    Gerente de Bar e Lanchonete Campinas, SP
    Gerente de Bar e Lanchonete Curitiba, PR
    Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial