CBO 1414-20 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1414-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-20 planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.
Condições de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Funções dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-20
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
Atividades dos cargos CBO 1414-20
Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-20 estão as de:
- elaborar plano de investimentos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- exercitar a autonomia;
- buscar atualização profissional;
- monitorar o andamento de projetos;
- promover programas prevencionistas;
- demonstrar motivação;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- gerir investimentos;
- fazer orçamentos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- manter apresentação pessoal;
- recepcionar mercadorias;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- formular incentivos de produtividade;
- captar recursos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- recomendar promoção de funcionários;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- gerenciar contratos de serviços;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- administrar conflitos entre funcionários;
- agir com dinamismo;
- apreciar inovações organizacionais;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- delegar atribuições;
- exercer liderança;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- determinar perfis profissionais;
- planejar compras e locações;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- expressar-se gestualmente;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- examinar currículos;
- participar de reuniões;
- preparar relatórios para a diretoria;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- estimular a motivação das equipes;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- transferir numerário para o banco;
- entrevistar candidatos;
- liberar mercadorias para entrega;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- definir estratégias de terceirização;
- prover ações de preservação ambiental;
- acompanhar a execução orçamentária;
- revisar manuais de procedimentos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- cooperar na definição de projetos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- gerir estoques;
- gerir custos;
- propor compra de novos itens;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- expressar-se oralmente;
- divulgar mercadorias e serviços;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- colaborar na definição de epi e epc;
- providenciar integração de funcionários;
- designar equipe para projeto;
- acompanhar rotinas administrativas;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- instruir subordinados;
- contratar serviços;
- operar equipamentos de informática;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- implantar técnicas de vendas;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- remanejar leiaute;
- orientar clientes;
- redigir comunicados e normas;
- resolver reclamações de clientes;
- representar a empresa;
- negociar preços e condições de pagamento;
- medir resultados de treinamento;
- gerir compras;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- administrar remanejamentos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- sugerir investimentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- analisar tendências do mercado;
- elaborar normas e instruções;
- avaliar desempenho;
- cobrar resultados;
- argumentar com convicção (persuasão);
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- realizar reuniões com a equipe;
- atender agentes de fiscalização;
- controlar o cumprimento de normas;
- sugerir inovações;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;