CBO 1414-15 - Gerente de loja e supermercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de loja e supermercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-15 deve planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, assessorar diretoria e setores da empresa, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerir recursos materiais e financeiros, atender aos clientes, demonstrar competências pessoais, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, estruturar equipes de trabalho, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-15
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve medir resultados de treinamento, informar funcionários sobre seus desempenhos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, sugerir investimentos, planejar compras e locações, exercer liderança, resolver reclamações de clientes, implantar técnicas de vendas, analisar tendências do mercado, elaborar plano de investimentos, representar a empresa, negociar preços e condições de pagamento, providenciar contratação e desligamento de funcionários, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, atender agentes de fiscalização, expressar-se oralmente, gerenciar contratos de serviços, formular incentivos de produtividade, recomendar promoção de funcionários, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, coordenar inventário de mercadorias para balanço, transferir numerário para o banco, opinar sobre condições e prioridades de projetos, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, promover programas prevencionistas, evidenciar equilíbrio emocional, otimizar o espaço físico da loja - modulação, liberar mercadorias para entrega, acompanhar a execução orçamentária, cooperar na definição de projetos, determinar perfis profissionais, gerir estoques, remanejar leiaute, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, gerir compras, administrar conflitos entre funcionários, examinar currículos, participar de reuniões, administrar remanejamentos, redigir comunicados e normas, demonstrar motivação, colaborar na definição de epi e epc, controlar o cumprimento de normas, autorizar pagamentos e recebimentos, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, acompanhar rotinas adminstrativas, avaliar desempenho, sugerir melhoria em mercadorias, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, preparar relatórios para a diretoria, buscar atualização profissional, argumentar com convicção - persuasão, definir estratégias de terceirização, propor compra de novos itens, elaborar normas e instruções, divulgar mercadorias e serviços, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, entrevistar candidatos, qualificar fornecedores, fazer orçamentos, averiguar comportamento dos concorrentes, inspecionar as condições das mercadorias expostas, pesquisar a satisfação dos clientes, operar equipamentos de informática, identificar necessidade de contratação de pessoal, recepcionar mercadorias, delegar atribuições, contratar serviços, gerir custos, manter apresentação pessoal, designar equipe para projeto, expressar-se gestualmente, orientar clientes, planejar racionalização do uso de recursos, implementar reciclagem de funcionários, sugerir inovações, administrar horas trabalhadas, horas extras, providenciar integração de funcionários, monitorar o andamento de projetos, agir com dinamismo, captar recursos, apreciar inovações organizacionais, instruir subordinados, definir perfil do consumidor final, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, mediar relação entre funcionário e empresa, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, cobrar resultados, exercitar a autonomia, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, zelar pela organização do local de trabalho, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, acompanhar auditoria interna e externa, avaliar nível de satisfação das equipes, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, supervisionar os serviços de reparação e consertos, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, revisar manuais de procedimentos, estimular a motivação das equipes, prover ações de preservação ambiental, estabelecer escala de férias e de folgas, realizar reuniões com a equipe, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade.