CBO 1414-15 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.
Condições de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Funções dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
Atividades dos cargos CBO 1414-15
Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 estão as de:
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- analisar tendências do mercado;
- elaborar plano de investimentos;
- entrevistar candidatos;
- gerir custos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- administrar conflitos entre funcionários;
- administrar remanejamentos;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- exercitar a autonomia;
- definir perfil do consumidor final;
- propor compra de novos itens;
- elaborar normas e instruções;
- contratar serviços;
- cooperar na definição de projetos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- examinar currículos;
- monitorar o andamento de projetos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- atender agentes de fiscalização;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- resolver reclamações de clientes;
- argumentar com convicção (persuasão);
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- agir com dinamismo;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- implementar reciclagem de funcionários;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- expressar-se gestualmente;
- representar a empresa;
- expressar-se oralmente;
- definir estratégias de terceirização;
- acompanhar a execução orçamentária;
- qualificar fornecedores;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- redigir comunicados e normas;
- apreciar inovações organizacionais;
- remanejar leiaute;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- designar equipe para projeto;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- promover programas prevencionistas;
- sugerir investimentos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- gerir compras;
- delegar atribuições;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- instruir subordinados;
- demonstrar motivação;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- planejar compras e locações;
- avaliar desempenho;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- revisar manuais de procedimentos;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- preparar relatórios para a diretoria;
- fazer orçamentos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- gerenciar contratos de serviços;
- buscar atualização profissional;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- sugerir inovações;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- prover ações de preservação ambiental;
- colaborar na definição de epi e epc;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- recomendar promoção de funcionários;
- captar recursos;
- realizar reuniões com a equipe;
- acompanhar rotinas administrativas;
- gerir estoques;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- exercer liderança;
- cobrar resultados;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- recepcionar mercadorias;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- estimular a motivação das equipes;
- orientar clientes;
- manter apresentação pessoal;
- participar de reuniões;
- liberar mercadorias para entrega;
- providenciar integração de funcionários;
- controlar o cumprimento de normas;
- transferir numerário para o banco;
- medir resultados de treinamento;
- negociar preços e condições de pagamento;
- formular incentivos de produtividade;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- implantar técnicas de vendas;
- determinar perfis profissionais;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- operar equipamentos de informática;