CBO 1414-15 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Neste página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.
Condições de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
Funções dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
Atividades dos cargos CBO 1414-15
Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 estão as de:
- analisar tendências do mercado;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- colaborar na definição de epi e epc;
- realizar reuniões com a equipe;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- estimular a motivação das equipes;
- transferir numerário para o banco;
- demonstrar motivação;
- recepcionar mercadorias;
- redigir comunicados e normas;
- participar de reuniões;
- qualificar fornecedores;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- entrevistar candidatos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- implementar reciclagem de funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- negociar preços e condições de pagamento;
- designar equipe para projeto;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- sugerir investimentos;
- implantar técnicas de vendas;
- medir resultados de treinamento;
- manter apresentação pessoal;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- orientar clientes;
- administrar conflitos entre funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- formular incentivos de produtividade;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- expressar-se gestualmente;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- gerenciar contratos de serviços;
- operar equipamentos de informática;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- determinar perfis profissionais;
- propor compra de novos itens;
- planejar compras e locações;
- liberar mercadorias para entrega;
- buscar atualização profissional;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- promover programas prevencionistas;
- captar recursos;
- sugerir inovações;
- definir perfil do consumidor final;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- representar a empresa;
- atender agentes de fiscalização;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- remanejar leiaute;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- cobrar resultados;
- prover ações de preservação ambiental;
- fazer orçamentos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- argumentar com convicção (persuasão);
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- exercer liderança;
- providenciar integração de funcionários;
- monitorar o andamento de projetos;
- exercitar a autonomia;
- expressar-se oralmente;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- cooperar na definição de projetos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- contratar serviços;
- preparar relatórios para a diretoria;
- delegar atribuições;
- recomendar promoção de funcionários;
- gerir custos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- examinar currículos;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- elaborar normas e instruções;
- definir estratégias de terceirização;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- evidenciar equilíbrio emocional;
- agir com dinamismo;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- apreciar inovações organizacionais;
- acompanhar a execução orçamentária;
- gerir estoques;
- administrar remanejamentos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- controlar o cumprimento de normas;
- gerir compras;
- instruir subordinados;
- elaborar plano de investimentos;
- revisar manuais de procedimentos;
- avaliar desempenho;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- divulgar mercadorias e serviços;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;