CBO 1415-20 - Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1415-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente de pensão Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de pensões, pousadas, hostels e outros meios de hospedagem Gerencia e promove produtos e serviços em empresas de hospedagem, supervisionando os serviços de reservas, de recepção, de governança, de apoio e outros.
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em pensões, pousadas, hostels Programa e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de pensão
O Gerente de pensão (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas de hospedagem, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia serviços em pensões, pousadas, hostels e outros meios de hospedagem, definindo políticas de atendimento a clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de governança, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas.
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários, providenciando a reposição de uniformes, enxovais e rouparia e controlando desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, identificando segmentos de hospedagem e de turismo, definindo produtos, serviços e preços, montando pacotes de hospedagem para atendimentos turísticos, de lazer e gastronômicos Define políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução de obras.
Define a programação de atividades de lazer, recreação e eventos, caso sejam oferecidas.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio, degustado alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, bem como verifica seus prazos de validade Executa rotinas administrativas, definindo critérios de avaliação dos serviços, elaborando relatórios gerenciais, controlando documentação, inventários e estoque do almoxarifado, atendendo fiscalizações e auditorias.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de trabalhadores Define benefícios e planos de incentivo aos funcionários.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.
Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria ou ao proprietário da empresa, participando da programação das atividades e do gerenciamento financeiro Assessora a elaboração de políticas de cargos e salários, de normas e procedimentos, da política de marketing e de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Pode fomentar parcerias com órgãos públicos e privados e participar da promoção de ações sociais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove inovações visando ao incremento da produtividade.
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Funções
O funcionário CBO 1415-20 deve promover vendas de produtos e serviços, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, executar rotinas administrativas, prestar assessoria, administrar Área de alimentos e bebidas, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, administrar recursos financeiros, demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, gerenciar compras.
Atividades exercidas por um Gerente de pensão CBO 1415-20
Um Gerente de pensão (ou sinônimo) deve demonstrar senso de organização, participar na elaboração de planos de emergência, controlar reposição de uniformes, elaborar orçamento, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, definir benefícios aos funcionários, definir equipes de trabalho, alocar recursos, pesquisar novas receitas, supervisionar atividades de recreação e lazer, viabilizar treinamento, montar cadastro de fornecedores, avaliar relatórios de atividades financeiras, supervisionar preparação de receitas, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, atender fornecedores, participar na definição da política financeira da empresa, liderar equipes, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, controlar estoque do almoxarifado, controlar inventários, elaborar carta de bebidas, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, participar da elaboração de normas e procedimentos, criar planos de incentivo, assumir responsabilidade, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, participar na avaliação da política de marketing, propor investimentos, motivar equipes, supervisionar serviços de eventos, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, definir critérios de avaliação dos serviços, administrar conflitos, relacionar-se com a mídia, elaborar cardápio, controlar qualidade dos serviços, atender auditorias, avaliar produtos e serviços adquiridos, degustar alimentos e bebidas, definir prioridades de execução dos serviços, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, definir parcerias com outras empresas, definir produtos, serviços e preços, demonstrar capacidade de negociação, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, avaliar relatórios de desempenho, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, demonstrar fluência verbal, controlar documentação, supervisionar serviços de reservas, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, promover reuniões da equipe, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, supervisionar serviços de recepção, participar na elaboração do plano estratégico, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, acompanhar aplicações financeiras, atender fiscalizações, avaliar necessidade treinamento, participar da promoção de ações sociais, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, definir critérios de seleção de pessoal, coordenar logística para recebimento de produtos, autorizar compras, elaborar relatórios gerenciais, administrar andamento de questões trabalhistas, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, controlar desperdícios, definir políticas de atendimento a clientes, coordenar execução de obras, monitorar treinamento de funcionários, acompanhar fluxo de caixa, tratar sugestões e reclamações de clientes, demonstrar dinamismo, propor reformas de instalações, definir fornecedores, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, tomar decisões, analisar previsões de mercado, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos.