CBO 1412-05 - Gerente de produção e operações - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

O profissional no cargo de Gerente de produção e operações CBO 1412-05 planeja, organiza, coordena e controla as atividades de produção e operações de indústria extrativa, de transformação ou de serviços de utilidade pública, sob a direção de um diretor ou gerente geral Administra fluxos de armazenagem e faz gestão de estoques.

Gerencia processos de racionalização e redução de custos de produção Controla a qualidade de processos e produtos Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros.

Administra programas de manutenção de equipamentos Implanta tecnologias e inovações Pode utilizar PIMS-Sistema de Gerenciamento de Informação de Planta (Plant Information Management System) e sistemas de supervisão e controle de processo.

Conduz ações para uso de tecnologias mais limpas Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde, ergonomia e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 1412-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública CBO 1412-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1412-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de produção e operações

O Gerente de produção e operações CBO 1412-05 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.

Participa da análise de tendências de mercado e discute com os setores de marketing e de pesquisa, desenvolvimento e inovação sobre projetos de novos produtos e processos e de implantação de novas tecnologias.

Analisa a demanda por produtos, a capacidade produtiva e os recursos auxiliares da produção – tais como força de trabalho, recursos materiais e equipamentos -, com o objetivo de definir o plano tático ou operacional Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de produção e operação em empresa (indústria extrativa, de transformação ou de serviços de utilidade pública).

Prepara o plano de investimentos e elabora o orçamento Realiza o planejamento da produção, com definição de tipos de produtos – incluindo os sob medida para clientes, nas estratégias de customização da produção, quantidades e prazos.

Prepara plano de racionalização e redução de custos, levando em conta logística e fluxo de materiais, entre outros aspectos intervenientes na produção.

Programa a utilização da força de trabalho, as paradas - para manutenção, troca de ferramentas ou outras ações - em equipamentos e intervenções em instalações Define indicadores para controle de produtividade, custo, qualidade, entre outros parâmetros.

Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Conduz o desenvolvimento de tecnologias de processo, de produtos e de equipamentos, com meios próprios da empresa e em parceira com terceiros e/ou fornecedores Incorpora robôs e sistemas de automação nos equipamentos, especialmente na indústria de transformação e de extração mineral Pode fazer uso do PIMS-Sistema de Gerenciamento de Informação de Planta (Plant Information Management System) e de sistemas de supervisão e controle de processo e de controle metrológico para medição, inspeção e teste de produtos.

Administra fluxos de armazenagem e implementa a gestão de estoques Controla processos de expedição Administra indicadores de controle operacional.

Gerencia iniciativas para redução de custos de produção Controla a qualidade de processos e produto, monitorando a solução de não conformidades.

Trata das reclamações de clientes ou consumidores Faz a gestão de contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Gerencia a força de trabalho, administrando admissões, demissões, salários e promoções dos integrantes das equipes.

Revisa manuais de procedimento e aprova normas e instruções, com relação ao pessoal Avalia desempenho das equipes de trabalho, identificando necessidade de capacitação Promove o desenvolvimento dos trabalhadores.

Coordena programas de saúde e segurança no trabalho Atua para melhorar as condições ergonômicas do trabalho Apresenta soluções para eliminação de situações e áreas de risco e de insalubridade.

Gerencia recursos materiais e financeiros Especifica insumos Administra programas de manutenção de equipamentos Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.

Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa do sistema de gestão ambiental da empresa Mantém ações na área ambiental para minimizar a emissão de poluentes, assegurar o tratamento de efluentes e a recuperação de áreas degradadas, e garantir o descarte de resíduos, conforme legislação ambiental Conduz iniciativas envolvendo uso de tecnologias mais limpas, redução de consumo de água e de energia, e minimização da geração de resíduos sólidos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1412-05 deve comunicar-se, assegurar as ações de preservação ambiental, demonstrar competências pessoais, gerenciar pessoas, promover condições de higiene e segurança no trabalho, planejar a produção, implantar tecnologias e inovações, definir plano operacional, administrar a produção e operação.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública esses profissionais atuam em áreas ligadas à extração de minerais, comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, exceto comércio de veículo, fabricação de produtos alimentares e bebidas e de produtos químicos. São empregados com carteira assinada e trabalham em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1412-05

Para ingressar nessa família ocupacional, o trabalhador necessita do curso superior completo. Normalmente são formados em engenharia plena ou de curta duração e afins. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional. O gerente de produção e operações está sempre em busca de novas tecnologias e em constante reciclagem.

Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações CBO 1412-05

Um Gerente de produção e operações (ou sinônimo) deve atualizar-se profissionalmente, evidenciar objetividade, desenvolver tecnologias em parceria com terceiros, aprovar normas e instruções, praticar o feed back, apresentar sugestões para elaboração de planos de higiene e segurança no trabalho, administrar reclamações de clientes, consumidores e de não conformidade, participar da análise de tendências do mercado, contribuir na elaboração de descrição de cargos da equipe, exercer liderança, administrar indicadores de controle - produtividade, custo, qualidade e consumos específicos, auditar fornecedores ou terceiros, implementar planos de investimentos, racionalização e redução de custos, delegar atribuições, interagir com demais áreas da empresa, revisar planos de produção, identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe, preparar plano de contingência e ações preventivas, expedir relatórios gerenciais, avaliar o desempenho do pessoal da equipe, participar de congressos, cursos, seminários...., participar de auditorias internas e externas, colaborar na definição e disponibilização de epis e epcs, planejar necessidades de insumos, matérias-primas e materiais auxiliares, elaborar plano de racionalização e redução de custos, minimizar a exposição de pessoas em áreas insalubres e de riscos, definir indicadores de controle - produtividade, custo, qualidade e consumos específicos, demonstrar criatividade, fornecer informações para elaboração de planos de ações corretivas, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões do pessoal da equipe, administrar contratos de serviços de terceiros, apresentar soluções para eliminação de situações e áreas de risco, de insalubridade e atos inseguros, administrar o resultado da qualidade no processo, discutir com p&d e marketing o desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação, promover reuniões setoriais, investigar causas de ocorrências nas áreas de higiene e segurança no trabalho, apoiar as campanhas de higiene e segurança na empresa, programar mão-de-obra, demonstrar capacidade para negociar, estimular a motivação do pessoal da equipe, agir com sensatez, promover treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe, analisar a capacidade produtiva e recursos auxiliares - mão-de-obra , equipamento , material , instrumento , manutenção, trabalhar em equipe, demonstrar disponibilidade, garantir a ordem, limpeza e organização das áreas de trabalho - house keeping, expedir correspondências, divulgar, no âmbito do departamento, os resultados da empresa, administrar ações de manutenção, trabalhar voltado para resultados, assegurar a recuperação das áreas degradadas, dar feed back da avaliação do pessoal da equipe, resolver conflitos, acompanhar auditorias internas e externas de higiene e segurança no trabalho, gerenciar o absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos....., desenvolver produtos e/ou equipamentos junto com fornecedores ou terceiros, ouvir atentamente - saber ouvir, assegurar que a emissão de poluentes não exceda os limites estabelecidos, viabilizar o cumprimento de normas e procedimentos, revisar manuais de procedimentos, programar paradas ou intervenções em máquinas, equipamentos e inst. industriais, demonstrar clareza de propósitos, elaborar plano de investimentos, administrar estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e acabados, materiais diversos e insumos, administrar ações para redução de custos de produção, demonstrar flexibilidade, monitorar o cumprimento de normas e procedimentos, analisar a demanda de produtos, demonstrar persuasão, visitar empresas, fornecedores, clientes, feiras...., acionar planos de contingência, facilitar o fluxo de informações, estabelecer plano de produção - tipo, quantidade, prazos, elaborar orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas, garantir o cumprimento das normas de higiene e segurança no trabalho, providenciar o descarte de resíduos industriais e poluentes, conforme legislação, administrar fluxos de armazenagem e expedição.

Cargos e salários CBO 1412-05 - Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Salário Proprietário de Pedreira - Empregador

Proprietário de Pedreira - Empregador: Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Proprietário de Pedreira - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Banguezeiro - Empregador

Banguezeiro - Empregador: Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Banguezeiro - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Sócio Proprietário de Salina - Empregador

Sócio Proprietário de Salina - Empregador: Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Sócio Proprietário de Salina - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Gerente de Montagem

Gerente de Montagem: Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Montagem CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Proprietário de Porto de Areia - Empregador

Proprietário de Porto de Areia - Empregador: Brasil

  • 39.239
  • Brasil
  • 5.492 - 15.330
  • 43h
O profissional no cargo de Proprietário de Porto de Areia - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.492 e 15.330 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 39.239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Banguezista - Empregador

Banguezista - Empregador: Brasil

  • 39.239
  • Brasil
  • 5.492 - 15.330
  • 43h
O profissional no cargo de Banguezista - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.492 e 15.330 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 39.239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Talabarteiro - Empregador (selas)

Talabarteiro - Empregador (selas): Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Talabarteiro - Empregador (selas) CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Gerente de Processos

Gerente de Processos: Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Processos CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Proprietário de Saibreira - Empregador

Proprietário de Saibreira - Empregador: Brasil

  • 39.239
  • Brasil
  • 5.492 - 15.330
  • 43h
O profissional no cargo de Proprietário de Saibreira - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.492 e 15.330 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 39.239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Cervejeiro - Empregador

Cervejeiro - Empregador: Brasil

  • 39.239
  • Brasil
  • 5.492 - 15.330
  • 43h
O profissional no cargo de Cervejeiro - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.492 e 15.330 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 39.239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Gerente de Produção

Gerente de Produção: Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Produção CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Proprietário de Salina - Empregador

Proprietário de Salina - Empregador: Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Proprietário de Salina - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Correeiro - Empregador

Correeiro - Empregador: Brasil

  • 39.239
  • Brasil
  • 5.492 - 15.330
  • 43h
O profissional no cargo de Correeiro - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.492 e 15.330 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 39.239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Gerente de Unidade de Fabricação

Gerente de Unidade de Fabricação: Brasil

  • 39.239
  • Brasil
  • 5.492 - 15.330
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Unidade de Fabricação CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.492 e 15.330 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 39.239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Salineiro - Empregador

Salineiro - Empregador: Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Salineiro - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Correiro - Empregador

Correiro - Empregador: Brasil

  • 39.239
  • Brasil
  • 5.492 - 15.330
  • 43h
O profissional no cargo de Correiro - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.492 e 15.330 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 39.239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Gerente Industrial

Gerente Industrial: Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente Industrial CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.
Salário Salineiro - na Extração - Empregador

Salineiro - na Extração - Empregador: Brasil

  • 40.058
  • Brasil
  • 5.488 - 15.302
  • 43h
O profissional no cargo de Salineiro - na Extração - Empregador CBO 1412-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.488 e 15.302 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40.058 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1412-05.