CBO 1414-05 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 1414-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de produção e operações.
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-05 planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Condições de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Funções dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-05

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • Atividades dos cargos CBO 1414-05

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-05 estão as de:

    • buscar atualização profissional;
    • gerir investimentos;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • cobrar resultados;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • instruir subordinados;
    • elaborar normas e instruções;
    • captar recursos;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • designar equipe para projeto;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • avaliar desempenho;
    • operar equipamentos de informática;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • planejar compras e locações;
    • representar a empresa;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • atender agentes de fiscalização;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • promover programas prevencionistas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • expressar-se gestualmente;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • definir perfil do consumidor final;
    • estimular a motivação das equipes;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • recepcionar mercadorias;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • exercer liderança;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • analisar tendências do mercado;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • cooperar na definição de projetos;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • formular incentivos de produtividade;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • demonstrar motivação;
    • gerir custos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • determinar perfis profissionais;
    • agir com dinamismo;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • transferir numerário para o banco;
    • delegar atribuições;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • gerir estoques;
    • implantar técnicas de vendas;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • medir resultados de treinamento;
    • entrevistar candidatos;
    • contratar serviços;
    • administrar remanejamentos;
    • resolver reclamações de clientes;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • promover funcionários;
    • definir estratégias de terceirização;
    • expressar-se oralmente;
    • providenciar integração de funcionários;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • orientar clientes;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • examinar currículos;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • fazer orçamentos;
    • manter apresentação pessoal;
    • elaborar plano de investimentos;
    • exercitar a autonomia;
    • participar de reuniões;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • gerir compras;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • remanejar leiaute;
    • propor compra de novos itens;

    Cargos e salários CBO 1414-05 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

    Cargo/Profissão Local
    Arborário Brasil
    Comissário de Mercadorias Brasil
    Armarinheiro (comércio Atacadista) Brasil
    Distribuidor de Fumo Brasil
    Armazenário (comércio Atacadista) Brasil
    Distribuidor de Produtos Químicos Brasil
    Armeiro (comércio Atacadista) Brasil
    Distribuidor de Revistas Brasil
    Arrombador - no Comércio de Gado - Empregador Brasil
    Exportador - Empregador Brasil
    Arrombador (comércio de Gado) Brasil
    Grossista Brasil
    Comerciante Atacadista Brasil
    Atacadista Brasil
    Importador Brasil
    Adeleiro (comércio Atacadista) Brasil
    Boiadeiro - no Comércio de Gado - Empregador Brasil
    Madeireiro (comércio Atacadista) Brasil
    Alfarrabista Brasil
    Boiadeiro (comércio de Gado) Brasil
    Negociante (comércio Atacadista ) Brasil
    Alheiro (comércio Atacadista) Brasil
    Boieiro Brasil
    Antiquário (comércio Atacadista) Brasil
    Comissário de Café Brasil
    Comerciante Atacadista Curitiba, PR
    Comerciante Atacadista São Paulo, SP
    Comerciante Atacadista Manaus, AM
    Comerciante Atacadista Fortaleza, CE
    Comerciante Atacadista Rio de Janeiro, RJ
    Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial