CBO 5101-30 - Chefe de bar

Entenda o que fazem os supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Chefe de bar e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Chefe de bar

Supervisiona os serviços de bar, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes. Elabora relatórios de operação e de avaliação. Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho. Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja as rotinas de trabalho em serviços de bar, no estabelecimento especializado em servir bebidas ou no interior de estabelecimentos maiores, tais como uma unidade do departamento de alimentos e bebidas de hotéis ou uma área delimitada de restaurantes. Define as funções da equipe de trabalho e descreve os procedimentos de execução dos serviços. Programa o abastecimento do bar, pesquisando os preços de matérias-primas e produtos.

Atende clientes do bar, recepcionando-os e orientando seus pedidos. Verifica o fundamento de reclamações dos clientes. Controla a emissão de comandas.

Realiza o controle do suprimento de matérias-primas e produtos para o bar, monitorando o consumo e realizando aquisição para reposição. Controla o recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos adquiridos. Examina prazo de validade dos produtos.

Supervisiona a preparação de bebidas e petiscos. Pesquisa e cria novas receitas.

Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes sobre produtos e serviços. Avalia o tempo de espera e a qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes. Avalia a apresentação dos coquetéis, drinques, sucos e outras bebidas.

Verifica o estado de conservação das instalações do bar, realizando pequenos reparos. Providencia serviços de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços. Monitora a realização dos serviços de dedetização e desratização.

Monitora o funcionamento dos equipamentos, realizando pequenos reparos ou providenciando serviços de manutenção. Propõe a substituição de equipamentos tecnologicamente ultrapassados por novos. Realiza triagem de utensílios para descarte ou reparo.

Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços. Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe. Soluciona situações de conflito na equipe ou problemas entre a equipe e os clientes.

Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas. Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho. Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas. Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação. Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento. Organiza treinamento para execução de novas receitas, novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos. Simula atividades para aprendizagem. Propõe programa de treinamento externo para a equipe.

Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas e produtos, elaborando documento com informações de vendas, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes.

Mantém a organização e a limpeza do bar, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios.

Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível. Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PESQUISA DE SATISFAÇÃO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE AFERIÇÃO DE PRODUTIVIDADE 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA QUALIDADE 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS INSTALAÇÕES 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO FABRICAÇÃO ARTESANAL DE ALIMENTOS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE BEBIDAS 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM TIPOS DE ARMAZENAGEM 4 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO HARMONIZAÇÃO DE BEBIDAS E COMIDAS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DE BARES, RESTAURANTES, CONFEITARIAS E PADARIAS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PREPARAÇÃO DE BEBIDAS E COQUETÉIS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE 3 3 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DE ENOLOGIA 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DE GASTRONOMIA 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOVAS PRÁTICAS E PROTOCOLOS APLICADOS AOS SERVIÇOS DE BARES E RESTAURANTES 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - SUPERVISÃO DE SERVIÇOS DE BAR 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE COQUETÉIS, DRINQUES, SUCOS E OUTRAS BEBIDAS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS PARA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 4 4 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS 4 4 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS ZELADORIA MANUTENÇÃO E REPAROS DE PRIMEIRO NÍVEL 2 2 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 3

Condições de Trabalho

Trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • solicitar auto-avaliação dos funcionários;
  • degustar alimentos e bebidas;
  • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
  • acompanhar visitações;
  • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
  • adequar equipe a situações atípicas;
  • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
  • finalizar pratos e bebidas;
  • executar trabalho de subordinados;
  • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
  • tratar clientes e subordinados com cortesia;
  • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
  • controlar emissão de comandas;
  • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
  • verificar funcionamento de equipamentos;
  • examinar produtos, segundo validade de utilização;
  • atribuir tarefas aos funcionários;
  • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
  • distribuir funcionários em setores;
  • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
  • intermediar informações entre equipe e superiores;
  • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
  • motivar funcionários;
  • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
  • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
  • controlar preparação dos alimentos;
  • avaliar novos equipamentos e utensílios;
  • demonstrar senso de organização;
  • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
  • sugerir atualização de equipamentos;
  • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
  • delegar responsabilidade aos funcionários;
  • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
  • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
  • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
  • criar receitas de preparo de bebidas;
  • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • executar preparação de bebidas;
  • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
  • programar abastecimento dos setores;
  • verificar estado das instalações;
  • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
  • criar receitas de preparo de alimentos;
  • examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros;
  • orientar pedido do cliente;
  • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
  • coletar dados sobre venda de bilhetes;
  • controlar guarda de bilhetes;
  • finalizar atendimento ao cliente;
  • liderar equipe;
  • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
  • escolher matéria-prima;
  • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
  • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
  • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
  • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
  • executar preparação de alimentos e bebidas;
  • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
  • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
  • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
  • manter boa postura pessoal;
  • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
  • recepcionar clientes;
  • propor treinamento externo para funcionários;
  • avaliar funcionários para promoções;
  • organizar treinamento para execução de novos serviços;
  • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
  • manter-se atualizado;
  • manter bons hábitos de higiene;
  • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
  • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
  • orientar execução dos serviços;
  • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
  • demonstrar bom senso;
  • registrar ocorrências nos setores;
  • demonstrar agilidade;
  • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • providenciar atividades de capacitação;
  • demonstrar atitudes inovadoras;
  • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
  • acomodar clientes;
  • atender reclamações;
  • participar de programas de treinamento;
  • registrar pedido do cliente;
  • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
  • controlar recebimento de mercadorias e valores;
  • pesquisar preços de produtos;
  • descrever procedimentos de execução dos serviços;
  • definir funções da equipe de trabalho;
  • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
  • coletar dados sobre operação de reservas;
  • elaborar normas para treinamento de funcionários;
  • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
  • encaminhar clientes;
  • simular atividades para aprendizagem;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-30

CBO 5101-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de chefe de bar que pertence ao grupo dos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 5101-30 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 510130 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 510130 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Encarregado de Cantina

Encarregado de Cantina: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Cantina CBO 5101-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.575 e 4.917 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 9.767 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Subchefe de Bar

Subchefe de Bar: Brasil

O profissional no cargo de Subchefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.575 e 4.917 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 9.767 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Supervisor de Bar

Supervisor de Bar: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Bar CBO 5101-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.575 e 4.917 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 9.767 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar

Chefe de Bar: Brasil

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.575 e 4.917 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 9.767 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Barewomen

Chefe de Barewomen: Brasil

O profissional no cargo de Chefe de Barewomen CBO 5101-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.575 e 4.917 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 9.767 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Encarregado de Bar e Restaurante

Encarregado de Bar e Restaurante: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Bar e Restaurante CBO 5101-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.575 e 4.917 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 9.767 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar Rio de Janeiro

Chefe de Bar: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.038 e 5.936 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 988 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar Salvador

Chefe de Bar: Salvador, BA

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.821 e 2.854 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 117 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar Belo Horizonte

Chefe de Bar: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.982 e 3.149 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 286 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar São Paulo

Chefe de Bar: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.634 e 8.029 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.193 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar

Chefe de Bar: São Paulo

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.078 e 6.275 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.835 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar Campinas

Chefe de Bar: Campinas, SP

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.269 e 3.634 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 146 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar

Chefe de Bar: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.901 e 5.527 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.489 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar Vitoria

Chefe de Bar: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.901 e 2.924 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 62 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar Goiânia

Chefe de Bar: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.950 e 3.118 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 132 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar Brasília

Chefe de Bar: Brasília, DF

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.907 e 3.027 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 256 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Bar Recife

Chefe de Bar: Recife, PE

O profissional no cargo de Chefe de Bar CBO 5101-30 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.899 e 3.009 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 103 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.
Salário Chefe de Barewomen Rio de Janeiro

Chefe de Barewomen: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Chefe de Barewomen CBO 5101-30 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.038 e 5.936 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 988 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-30.