CBO 5101-15 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5101-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos supervisores dos serviços, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Supervisores dos serviços.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
Descrição dos cargos da categoria Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
Os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-15 planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.
Condições de trabalho
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Funções dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-15
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:
Atividades dos cargos CBO 5101-15
Entre as principais atribuições dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-15 estão as de:
- sugerir atualização de equipamentos;
- elaborar normas para treinamento de funcionários;
- adequar equipe a situações atípicas;
- motivar funcionários;
- demonstrar senso de organização;
- manter boa postura pessoal;
- controlar consumo de matérias-primas e insumos;
- estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
- dimensionar equipe de trabalho;
- registrar ocorrências nos setores;
- realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
- estabelecer rotinas de passagem de turnos;
- acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
- demonstrar agilidade;
- avaliar funcionários para promoções;
- elaborar cronogramas de execução de tarefas;
- providenciar reparos de equipamentos e instalações;
- avaliar novos equipamentos e utensílios;
- examinar produtos, segundo validade de utilização;
- gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
- sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
- encaminhar clientes;
- determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
- elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
- manter bons hábitos de higiene;
- organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
- tratar clientes e subordinados com cortesia;
- providenciar atividades de capacitação;
- propor treinamento externo para funcionários;
- delegar responsabilidade aos funcionários;
- registrar pedido do cliente;
- avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
- acomodar clientes;
- programar abastecimento dos setores;
- recepcionar clientes;
- elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
- determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
- orientar execução dos serviços;
- verificar estado das instalações;
- analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
- acompanhar visitações;
- manter-se atualizado;
- controlar recebimento de mercadorias e valores;
- organizar treinamento para execução de novos serviços;
- operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
- atender reclamações;
- liderar equipe;
- executar trabalho de subordinados;
- definir funções da equipe de trabalho;
- coletar dados sobre venda de bilhetes;
- simular atividades para aprendizagem;
- examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
- demonstrar atitudes inovadoras;
- intermediar informações entre equipe e superiores;
- examinar padrão de arrumação dos quartos;
- detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
- avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
- finalizar atendimento ao cliente;
- controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
- programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
- orientar pedido do cliente;
- coletar dados sobre operação de reservas;
- atribuir tarefas aos funcionários;
- demonstrar bom senso;
- supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
- supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
- elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
- distribuir funcionários em setores;
- coletar dados sobre desempenho de funcionários;
- demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
- verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
- participar de programas de treinamento;
- avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
- solicitar autoavaliação dos funcionários;
- verificar funcionamento de equipamentos;
- instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
- distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
- realizar reuniões de avaliação de funcionários;
- descrever procedimentos de execução dos serviços;