CBO 5101-05 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos supervisores dos serviços, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Supervisores dos serviços.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
Descrição dos cargos da categoria Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
Os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-05 planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.
Condições de trabalho
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Funções dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-05
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:
Atividades dos cargos CBO 5101-05
Entre as principais atribuições dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-05 estão as de:
- coletar dados sobre desempenho de funcionários;
- motivar funcionários;
- demonstrar bom senso;
- conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
- demonstrar atitudes inovadoras;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar agilidade;
- acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
- liderar equipe;
- conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
- delegar responsabilidade aos funcionários;
- elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
- planejar operações de transporte para situações emergenciais;
- manter bons hábitos de higiene;
- controlar consumo de matérias-primas e insumos;
- manter-se atualizado;
- verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
- avaliar funcionários para promoções;
- executar trabalho de subordinados;
- conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
- conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
- manter boa postura pessoal;
- organizar treinamento para execução de novos serviços;
- demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
- tratar clientes e subordinados com cortesia;