CBO 5101-20 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5101-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos supervisores dos serviços, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-20

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores dos serviços.
      • Supervisores dos serviços.
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.

Descrição dos cargos da categoria Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-20 planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Condições de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Funções dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-20

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar execução de serviços;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • Atividades dos cargos CBO 5101-20

    Entre as principais atribuições dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-20 estão as de:

    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • orientar execução dos serviços;
    • programar abastecimento dos setores;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • controlar venda de bilhetes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • liderar equipe;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • participar de programas de treinamento;
    • atender reclamações;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • encaminhar clientes;
    • acompanhar visitações;
    • orientar pedido do cliente;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • demonstrar agilidade;
    • demonstrar senso de organização;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • distribuir funcionários em setores;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • registrar pedido do cliente;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • motivar funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • demonstrar bom senso;
    • recepcionar clientes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • manter boa postura pessoal;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • acomodar clientes;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • verificar estado das instalações;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;

    Cargos e salários CBO 5101-20 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Salário Supervisor de Recepção de Hotel

    Supervisor de Recepção de Hotel: Brasil

    • 959
    • Brasil
    • 2.251 - 4.902
    • 43h
    O profissional no cargo de Supervisor de Recepção de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.251 e 4.902 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 959 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
    Salário Chefe de Portaria de Hotel

    Chefe de Portaria de Hotel: Brasil

    • 959
    • Brasil
    • 2.251 - 4.902
    • 43h
    O profissional no cargo de Chefe de Portaria de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.251 e 4.902 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 959 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
    Salário Encarregado de Portaria de Hotel

    Encarregado de Portaria de Hotel: Brasil

    • 959
    • Brasil
    • 2.251 - 4.902
    • 43h
    O profissional no cargo de Encarregado de Portaria de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.251 e 4.902 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 959 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
    Salário Supervisor de Hospedagem

    Supervisor de Hospedagem: Brasil

    • 959
    • Brasil
    • 2.251 - 4.902
    • 43h
    O profissional no cargo de Supervisor de Hospedagem CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.251 e 4.902 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 959 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.