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CBO 5101-20 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5101-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos supervisores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-20

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores dos serviços.
      • Supervisores dos serviços.
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.

Descrição dos cargos da categoria Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-20 planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Condições de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Funções dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-20

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • Atividades dos cargos CBO 5101-20

    Entre as principais atribuições dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-20 estão as de:

    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • encaminhar clientes;
    • recepcionar clientes;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • manter boa postura pessoal;
    • manter-se atualizado;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • verificar estado das instalações;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • demonstrar bom senso;
    • demonstrar agilidade;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • motivar funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • demonstrar senso de organização;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • registrar pedido do cliente;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • liderar equipe;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • acomodar clientes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • participar de programas de treinamento;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;
    • executar trabalho de subordinados;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • orientar execução dos serviços;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • orientar pedido do cliente;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • atender reclamações;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • supervisionar horários de portaria;
    • distribuir funcionários em setores;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • simular atividades para aprendizagem;

    Cargos e salários CBO 5101-20 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Salário Chefe de Portaria de Hotel

    Chefe de Portaria de Hotel: Brasil

    • 697
    • Brasil
    • 2.034 - 3.368
    • 43h
    O profissional no cargo de Chefe de Portaria de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.034 e 3.368 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 697 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
    Salário Encarregado de Portaria de Hotel

    Encarregado de Portaria de Hotel: Brasil

    • 697
    • Brasil
    • 2.034 - 3.368
    • 43h
    O profissional no cargo de Encarregado de Portaria de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.034 e 3.368 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 697 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
    Salário Supervisor de Hospedagem

    Supervisor de Hospedagem: Brasil

    • 697
    • Brasil
    • 2.034 - 3.368
    • 43h
    O profissional no cargo de Supervisor de Hospedagem CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.034 e 3.368 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 697 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
    Salário Supervisor de Recepção de Hotel

    Supervisor de Recepção de Hotel: Brasil

    • 697
    • Brasil
    • 2.034 - 3.368
    • 43h
    O profissional no cargo de Supervisor de Recepção de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.034 e 3.368 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 697 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.