CBO 5101-20 - Chefe de portaria de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O profissional no cargo de Chefe de portaria de hotel CBO 5101-20 supervisiona os serviços de portaria de hotel, atendendo clientes, controlando o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.

Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos estabelecidos pelo hotel e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5101-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Chefe de portaria de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-20

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Chefe de portaria de hotel

O Chefe de portaria de hotel CBO 5101-20 planeja rotinas de trabalho em portaria de hotel, definindo funções da equipe de trabalho e descrevendo procedimentos para execução dos serviços Atende clientes, recepcionando-os, acompanhando suas visitações nas dependências do hotel, registrando e encaminhando seus pedidos ao setor competente, e examinando o fundamento de suas reclamações.

Controla o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos da portaria, monitorando o consumo e solicitando reposição.

Monitora o funcionamento dos equipamentos usados na portaria, providenciando pequenos reparos Solicita serviço de manutenção corretiva dos equipamentos, quando necessário.

Pode sugerir atualização de equipamentos à gerência do hotel Verifica o estado de conservação das instalações da portaria, providenciando pequenos reparos.

Encaminha solicitação de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços.

Monitora a realização dos serviços de dedetização Avalia a execução dos serviços da portaria, examinando o tempo e a qualidade do atendimento ao cliente, analisando a utilização dos novos equipamentos e utensílios e verificando as opiniões dos clientes sobre os serviços prestados.

Examina a preparação de ambientes, tais como quartos, salão de atendimento de restaurantes, entre outros.

Controla o recebimento de mercadorias, supervisionando os locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.

Adequa equipe a situações atípicas Soluciona situações de conflito na equipe Intermedeia informações entre equipe e superiores.

Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Avalia cada membro da equipe para promoções Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do hotel.

Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.

Acompanha a aprendizagem da equipe Elabora relatórios de operação e de avaliação, apresentando dados sobre a operação de reservas e sobre a ocupação de apartamentos (ou quartos), expondo o consumo de produtos e materiais na portaria, em um período, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios e materiais, registrando ocorrências nos setores da portaria, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as regras estabelecidas pelo hotel Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5101-20 deve elaborar relatórios de operação e de avaliação, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, avaliar execução de serviços, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, avaliar desempenho de funcionários, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, demonstrar competências pessoais, coordenar equipe de trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5101-20

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Atividades exercidas por um Chefe de portaria de hotel CBO 5101-20

Um Chefe de portaria de hotel (ou sinônimo) deve delegar responsabilidade aos funcionários, adequar equipe a situações atípicas, simular atividades para aprendizagem, participar de programas de treinamento, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, sugerir atualização de equipamentos, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, distribuir funcionários em setores, coletar dados sobre operação de reservas, tratar clientes e subordinados com cortesia, estabelecer rotinas de passagem de turnos, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, supervisionar acesso às bilheterias, verificar estado das instalações, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, providenciar atividades de capacitação, solicitar auto-avaliação dos funcionários, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, intermediar informações entre equipe e superiores, registrar pedido do cliente, supervisionar horários de portaria, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, recepcionar clientes, controlar recebimento de mercadorias e valores, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, motivar funcionários, avaliar funcionários para promoções, propor treinamento externo para funcionários, realizar reuniões de avaliação de funcionários, orientar execução dos serviços, coletar dados sobre desempenho de funcionários, controlar venda de bilhetes, coletar dados sobre venda de bilhetes, definir funções da equipe de trabalho, elaborar cronogramas de execução de tarefas, registrar ocorrências nos setores, acomodar clientes, manter-se atualizado, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, organizar treinamento para execução de novos serviços, avaliar novos equipamentos e utensílios, examinar produtos, segundo validade de utilização, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, elaborar normas para treinamento de funcionários, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, demonstrar atitudes inovadoras, demonstrar senso de organização, demonstrar agilidade, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, controlar consumo de matérias-primas e insumos, manter bons hábitos de higiene, descrever procedimentos de execução dos serviços, providenciar reparos de equipamentos e instalações, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, verificar funcionamento de equipamentos, atribuir tarefas aos funcionários, liderar equipe, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, executar trabalho de subordinados, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, orientar pedido do cliente, encaminhar clientes, programar abastecimento dos setores, examinar padrão de arrumação dos quartos, manter boa postura pessoal, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, demonstrar bom senso, finalizar atendimento ao cliente, atender reclamações, dimensionar equipe de trabalho, acompanhar visitações.

Cargos e salários CBO 5101-20 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Salário Chefe de Portaria de Hotel

Chefe de Portaria de Hotel: Brasil

O profissional no cargo de Chefe de Portaria de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.623 e 4.867 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
Salário Encarregado de Portaria de Hotel

Encarregado de Portaria de Hotel: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Portaria de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.623 e 4.867 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
Salário Supervisor de Hospedagem

Supervisor de Hospedagem: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Hospedagem CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.623 e 4.867 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
Salário Supervisor de Recepção de Hotel

Supervisor de Recepção de Hotel: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Recepção de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.623 e 4.867 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.