CBO 5101-35 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5101-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-35 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
preparar alimentos e bebidas, demonstrar competências pessoais, avaliar execução de serviços, avaliar desempenho de funcionários, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, coordenar equipe de trabalho, elaborar relatórios de operação e de avaliação.
Atividades
coletar dados sobre desempenho de funcionários, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, propor treinamento externo para funcionários, registrar pedido do cliente, elaborar normas para treinamento de funcionários, registrar ocorrências nos setores, sugerir atualização de equipamentos, definir trajetórias para condutores e maquinistas, executar preparação de alimentos e bebidas, pesquisar preços de produtos, providenciar reparos de equipamentos e instalações, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, demonstrar agilidade, estabelecer rotinas de passagem de turnos, finalizar atendimento ao cliente, encaminhar clientes, tratar clientes e subordinados com cortesia, liderar equipe, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, acompanhar visitações, executar trabalho de subordinados, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, calcular custo de alimentos e bebidas, providenciar atividades de capacitação, solicitar auto-avaliação dos funcionários, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, manter bons hábitos de higiene, degustar alimentos e bebidas, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, manter boa postura pessoal, atender reclamações, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, controlar preparação dos alimentos, examinar produtos, segundo validade de utilização, definir funções da equipe de trabalho, motivar funcionários, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, escolher matéria-prima, delegar responsabilidade aos funcionários, coletar dados sobre operação de reservas, simular atividades para aprendizagem, intermediar informações entre equipe e superiores, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, controlar guarda de bilhetes, pesquisar receitas de preparo de bebidas, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, demonstrar senso de organização, planejar cardápios de bebidas, acomodar clientes, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, coletar dados sobre venda de bilhetes, orientar execução dos serviços, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, finalizar pratos e bebidas, programar abastecimento dos setores, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, demonstrar atitudes inovadoras, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, criar receitas de preparo de bebidas, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, descrever procedimentos de execução dos serviços, criar receitas de preparo de alimentos, demonstrar bom senso, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, orientar pedido do cliente, avaliar funcionários para promoções, distribuir funcionários em setores, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, realizar reuniões de avaliação de funcionários, controlar recebimento de mercadorias e valores, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, verificar estado das instalações, manter-se atualizado, recepcionar clientes, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, participar de programas de treinamento, organizar treinamento para execução de novos serviços, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, avaliar novos equipamentos e utensílios, adequar equipe a situações atípicas, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, elaborar cronogramas de execução de tarefas, dimensionar equipe de trabalho, verificar funcionamento de equipamentos, planejar operações para datas especiais, controlar consumo de matérias-primas e insumos, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, atribuir tarefas aos funcionários, pesquisar receitas de preparo de alimentos.