CBO 5101-10 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5101-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos supervisores dos serviços, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Supervisores dos serviços.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
Descrição dos cargos da categoria Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
Os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-10 planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.
Condições de trabalho
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Funções dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-10
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:
Atividades dos cargos CBO 5101-10
Entre as principais atribuições dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-10 estão as de:
- coletar dados sobre desempenho de funcionários;
- programar abastecimento dos setores;
- detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
- aplicar normas do condomínio;
- verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
- elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
- adequar equipe a situações atípicas;
- coletar dados sobre operação de reservas;
- controlar recebimento de mercadorias e valores;
- demonstrar senso de organização;
- executar trabalho de subordinados;
- encaminhar clientes;
- manter boa postura pessoal;
- controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
- implementar sanções disciplinares;
- providenciar reparos de equipamentos e instalações;
- manter-se atualizado;
- supervisionar segurança do prédio;
- acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
- elaborar normas para treinamento de funcionários;
- liderar equipe;
- estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
- atender reclamações;
- verificar estado das instalações;
- avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
- avaliar funcionários para promoções;
- descrever procedimentos de execução dos serviços;
- verificar funcionamento de equipamentos;
- supervisionar guarda de valores;
- acomodar clientes;
- coletar dados sobre venda de bilhetes;
- dimensionar equipe de trabalho;
- avaliar novos equipamentos e utensílios;
- orientar execução dos serviços;
- estabelecer rotinas de passagem de turnos;
- sugerir atualização de equipamentos;
- programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
- organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
- registrar ocorrências nos setores;
- atribuir tarefas aos funcionários;
- motivar funcionários;
- instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
- providenciar atividades de capacitação;
- acompanhar visitações;
- demonstrar agilidade;
- simular atividades para aprendizagem;
- operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
- determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
- gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
- elaborar cronogramas de execução de tarefas;
- intermediar informações entre equipe e superiores;
- organizar treinamento para execução de novos serviços;
- participar de programas de treinamento;
- delegar responsabilidade aos funcionários;
- examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
- realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
- propor treinamento externo para funcionários;
- demonstrar bom senso;
- supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
- avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
- tratar clientes e subordinados com cortesia;
- examinar produtos, segundo validade de utilização;
- sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
- elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
- definir funções da equipe de trabalho;
- determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
- distribuir funcionários em setores;
- distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
- avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
- avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
- demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
- analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
- controlar consumo de matérias-primas e insumos;
- supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
- demonstrar atitudes inovadoras;
- finalizar atendimento ao cliente;
- orientar pedido do cliente;
- registrar pedido do cliente;
- elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
- solicitar autoavaliação dos funcionários;
- recepcionar clientes;
- realizar reuniões de avaliação de funcionários;
- supervisionar horários de portaria;
- manter bons hábitos de higiene;