CBO 5101-20 - Chefe de portaria de hotel

Entenda o que fazem os supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Chefe de portaria de hotel e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Chefe de portaria de hotel

Supervisiona os serviços de portaria de hotel, atendendo clientes, controlando o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes. Elabora relatórios de operação e de avaliação. Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho. Cumpre procedimentos estabelecidos pelo hotel e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja rotinas de trabalho em portaria de hotel, definindo funções da equipe de trabalho e descrevendo procedimentos para execução dos serviços.

Atende clientes, recepcionando-os, acompanhando suas visitações nas dependências do hotel, registrando e encaminhando seus pedidos ao setor competente, e examinando o fundamento de suas reclamações.

Controla o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos da portaria, monitorando o consumo e solicitando reposição.

Monitora o funcionamento dos equipamentos usados na portaria, providenciando pequenos reparos. Solicita serviço de manutenção corretiva dos equipamentos, quando necessário. Pode sugerir atualização de equipamentos à gerência do hotel.

Verifica o estado de conservação das instalações da portaria, providenciando pequenos reparos. Encaminha solicitação de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços. Monitora a realização dos serviços de dedetização.

Avalia a execução dos serviços da portaria, examinando o tempo e a qualidade do atendimento ao cliente, analisando a utilização dos novos equipamentos e utensílios e verificando as opiniões dos clientes sobre os serviços prestados.

Examina a preparação de ambientes, tais como quartos, salão de atendimento de restaurantes, entre outros. Controla o recebimento de mercadorias, supervisionando os locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos.

Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços. Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe. Adequa equipe a situações atípicas. Soluciona situações de conflito na equipe. Intermedeia informações entre equipe e superiores.

Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas. Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho. Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas. Realiza reuniões de avaliação da equipe. Avalia cada membro da equipe para promoções.

Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação. Instrui a equipe sobre normas e regras do hotel. Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos. Simula atividades para aprendizagem. Propõe programa de treinamento externo para a equipe. Acompanha a aprendizagem da equipe.

Elabora relatórios de operação e de avaliação, apresentando dados sobre a operação de reservas e sobre a ocupação de apartamentos (ou quartos), expondo o consumo de produtos e materiais na portaria, em um período, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios e materiais, registrando ocorrências nos setores da portaria, e apresentando o nível de satisfação dos clientes.

Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível. Orienta o descarte de resíduos de acordo com as regras estabelecidas pelo hotel.

Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE AFERIÇÃO DE PRODUTIVIDADE 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA QUALIDADE 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS INSTALAÇÕES 2 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO EM HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO PARA HOTÉIS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM FLUXOS OPERACIONAIS DE RESERVA E RECEPÇÃO 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM MEIOS DE HOSPEDAGEM 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS PARA HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - PROTOCOLOS DE PORTARIA EM HOTÉIS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA EM TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA NA ÁREA DE HOSPEDAGEM 3 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER INOVAÇÃO NA ÁREA DE HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS DA ÁREA DE HOSPEDAGEM 3 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS 4 4 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA RECEPÇÃO DE OBJETOS E MERCADORIAS 3 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA SEGURANÇA PESSOAL E PATRIMONIAL 3 4 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PORTARIA E VIGILÂNCIA (ESPECIFICAR:..) - SUPERVISÃO DE SERVIÇOS DE PORTARIA DE HOTEL 4 5 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS TECNOLOGIA EM LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS TECNOLOGIA EM PORTARIA E VIGILÂNCIA 2 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS ZELADORIA ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE ZELADORIA 2 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS ZELADORIA MANUTENÇÃO E REPAROS DE PRIMEIRO NÍVEL 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 3

Condições de Trabalho

Trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar execução de serviços;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • manter-se atualizado;
  • verificar funcionamento de equipamentos;
  • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
  • manter bons hábitos de higiene;
  • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
  • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
  • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
  • executar trabalho de subordinados;
  • atribuir tarefas aos funcionários;
  • examinar produtos, segundo validade de utilização;
  • sugerir atualização de equipamentos;
  • tratar clientes e subordinados com cortesia;
  • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
  • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
  • descrever procedimentos de execução dos serviços;
  • registrar pedido do cliente;
  • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
  • coletar dados sobre operação de reservas;
  • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
  • elaborar normas para treinamento de funcionários;
  • adequar equipe a situações atípicas;
  • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
  • controlar venda de bilhetes;
  • solicitar auto-avaliação dos funcionários;
  • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
  • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
  • acomodar clientes;
  • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
  • recepcionar clientes;
  • controlar recebimento de mercadorias e valores;
  • demonstrar agilidade;
  • propor treinamento externo para funcionários;
  • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar estado das instalações;
  • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
  • simular atividades para aprendizagem;
  • supervisionar horários de portaria;
  • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
  • demonstrar bom senso;
  • demonstrar atitudes inovadoras;
  • orientar pedido do cliente;
  • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
  • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
  • orientar execução dos serviços;
  • demonstrar senso de organização;
  • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
  • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
  • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
  • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
  • avaliar funcionários para promoções;
  • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
  • registrar ocorrências nos setores;
  • delegar responsabilidade aos funcionários;
  • examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros;
  • distribuir funcionários em setores;
  • supervisionar acesso às bilheterias;
  • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
  • participar de programas de treinamento;
  • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
  • programar abastecimento dos setores;
  • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
  • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
  • coletar dados sobre venda de bilhetes;
  • manter boa postura pessoal;
  • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
  • examinar padrão de arrumação dos quartos;
  • intermediar informações entre equipe e superiores;
  • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • acompanhar visitações;
  • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
  • motivar funcionários;
  • finalizar atendimento ao cliente;
  • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
  • definir funções da equipe de trabalho;
  • atender reclamações;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
  • encaminhar clientes;
  • liderar equipe;
  • providenciar atividades de capacitação;
  • avaliar novos equipamentos e utensílios;
  • organizar treinamento para execução de novos serviços;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-20

CBO 5101-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de chefe de portaria de hotel que pertence ao grupo dos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 5101-20 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 510120 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 510120 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Supervisor de Recepção de Hotel

Supervisor de Recepção de Hotel: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Recepção de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.730 e 5.155 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
Salário Chefe de Portaria de Hotel

Chefe de Portaria de Hotel: Brasil

O profissional no cargo de Chefe de Portaria de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.730 e 5.155 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
Salário Encarregado de Portaria de Hotel

Encarregado de Portaria de Hotel: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Portaria de Hotel CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.730 e 5.155 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.
Salário Supervisor de Hospedagem

Supervisor de Hospedagem: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Hospedagem CBO 5101-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.730 e 5.155 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5101-20.