CBO 5101-30 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5101-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-30 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-30
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
coordenar equipe de trabalho, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, preparar alimentos e bebidas, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, elaborar relatórios de operação e de avaliação, avaliar desempenho de funcionários, avaliar execução de serviços, demonstrar competências pessoais.
Atividades
demonstrar iniciativa na resolução de problemas, elaborar cronogramas de execução de tarefas, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, avaliar novos equipamentos e utensílios, atender reclamações, verificar funcionamento de equipamentos, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, executar preparação de bebidas, orientar execução dos serviços, encaminhar clientes, definir funções da equipe de trabalho, solicitar auto-avaliação dos funcionários, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, tratar clientes e subordinados com cortesia, manter bons hábitos de higiene, motivar funcionários, registrar ocorrências nos setores, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, atribuir tarefas aos funcionários, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, distribuir funcionários em setores, providenciar atividades de capacitação, orientar pedido do cliente, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, adequar equipe a situações atípicas, controlar consumo de matérias-primas e insumos, participar de programas de treinamento, finalizar atendimento ao cliente, realizar reuniões de avaliação de funcionários, acomodar clientes, pesquisar receitas de preparo de bebidas, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, sugerir atualização de equipamentos, definir trajetórias para condutores e maquinistas, pesquisar preços de produtos, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, dimensionar equipe de trabalho, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, controlar guarda de bilhetes, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, programar abastecimento dos setores, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, avaliar funcionários para promoções, controlar emissão de comandas, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, liderar equipe, descrever procedimentos de execução dos serviços, demonstrar agilidade, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, finalizar pratos e bebidas, demonstrar bom senso, executar trabalho de subordinados, degustar alimentos e bebidas, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, manter-se atualizado, criar receitas de preparo de alimentos, registrar pedido do cliente, verificar estado das instalações, controlar recebimento de mercadorias e valores, coletar dados sobre operação de reservas, estabelecer rotinas de passagem de turnos, examinar produtos, segundo validade de utilização, propor treinamento externo para funcionários, elaborar normas para treinamento de funcionários, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, delegar responsabilidade aos funcionários, controlar preparação dos alimentos, manter boa postura pessoal, escolher matéria-prima, demonstrar atitudes inovadoras, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, coletar dados sobre venda de bilhetes, organizar treinamento para execução de novos serviços, simular atividades para aprendizagem, recepcionar clientes, providenciar reparos de equipamentos e instalações, coletar dados sobre desempenho de funcionários, executar preparação de alimentos e bebidas, acompanhar visitações, demonstrar senso de organização, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes, intermediar informações entre equipe e superiores, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, criar receitas de preparo de bebidas, pesquisar receitas de preparo de alimentos.