CBO 4223-20 - Operador de telemarketing técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20 recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing técnico

O Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20 prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.

Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado.

Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.

Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto.

Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.

Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução.

No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.

Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-20 deve cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos, atender usuários de produtos e ou serviços, demonstrar competências pessoais, seguir roteiros e scripts, prestar serviços técnicos e especializados, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-20

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20

Um Operador de telemarketing técnico (ou sinônimo) deve administrar conflitos, prestar suporte técnico a aplicativos - software, orientar a utilização de equipamentos de informática, identificar-se ao cliente, solicitar informações ao cliente, solicitar providências técnicas junto a área competente, oferecer soluções, negociar valores, esclarecer dúvidas, realizar serviços a usuários de transporte e turismo, realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde, identificar problemas, abordar o cliente, argumentar com o cliente/solicitante, enviar mensagens pós-atendimento, informar relação custo-benefício, oferecer alternativas de produtos e serviços, demonstrar capacidade de saber ouvir, finalizar pendências de serviços, atualizar cadastro por telefone, orientar usuário de telefonia, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar agilidade no atendimento, ouvir mensagem do cliente/solicitante, demonstrar empatia, direcionar atendimento, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, identificar clientes potenciais, finalizar contato e/ou ocorrência, demonstrar paciência, demonstrar auto controle, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, evidenciar vantagens do produto ou serviço, demonstrar o cliente a sua importância, reverter a insatisfação do cliente, identificar necessidades do interlocutor, demonstrar capacidade de tomar decisões, fornecer informações, realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias, orientar o usuário/solicitante, consultar supervisor, consultar área técnica, confirmar dados, agendar retorno - follow-up, realizar triagem de atendimento, demonstrar atenção concentrada, demonstrar capacidade de comunicação, atualizar listas, orientar a utilização de aplicativos - software, informar prazo de entrega, finalizar pendência técnica, realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais, consultar manuais, procedimentos e etc, trabalhar em equipe, dar atendimento a usuários da internet, descrever o produto, diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos, confirmar dados cadastrais, oferecer formas e condiçoes de pagamento, verificar disponibilidade de entrega, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, consultar histórico, demonstrar objetividade, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, informar disponibilidade de serviços agregados, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar qualidade de voz e dicção, depurar informações, efetivar a venda, atender usuários/solicitantes de língüa estrangeira.

Cargos e salários CBO 4223-20 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.681 e 2.664 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 19.656 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Bilíngüe

Operador de Telemarketing Bilíngüe: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 4223-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.681 e 2.664 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 19.656 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico

Operador de Telemarketing Técnico: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.680 e 2.672 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 19.178 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico

Operador de Telemarketing Técnico: Minas Gerais

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.643 e 2.677 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 1.098 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico

Operador de Telemarketing Técnico: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.688 e 2.688 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 12.353 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico

Operador de Telemarketing Técnico: Paraná

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.788 e 2.942 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.089 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Belo Horizonte

Operador de Telemarketing Técnico: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.860 e 3.057 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Uberlândia

Operador de Telemarketing Técnico: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.833 e 3.234 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 39 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico

Operador de Telemarketing Técnico: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.845 e 2.939 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 665 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Rio de Janeiro

Operador de Telemarketing Técnico: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.940 e 3.086 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 437 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Campinas

Operador de Telemarketing Técnico: Campinas, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.368 e 4.678 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Curitiba

Operador de Telemarketing Técnico: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.797 e 3.015 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 849 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico São Paulo

Operador de Telemarketing Técnico: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.844 e 3.031 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Barueri

Operador de Telemarketing Técnico: Barueri, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 1.469 e 2.101 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.623 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Jundiaí

Operador de Telemarketing Técnico: Jundiaí, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.690 e 2.298 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.279 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Goiânia

Operador de Telemarketing Técnico: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.727 e 2.965 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 322 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Guarulhos

Operador de Telemarketing Técnico: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.463 e 3.766 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Brasília

Operador de Telemarketing Técnico: Brasília, DF

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.522 e 2.139 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 455 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.