CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Operadores de telemarketing.

Descrição dos cargos da categoria Operadores de telemarketing

Os Operadores de telemarketing CBO 4223-15 atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Funções dos Operadores de telemarketing CBO 4223-15

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cobrar débitos;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • Atividades dos cargos CBO 4223-15

    Entre as principais atribuições dos Operadores de telemarketing CBO 4223-15 estão as de:

    • verificar disponibilidade de entrega;
    • informar restrições ao crédito;
    • consultar supervisor;
    • descrever o produto;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • fornecer informações;
    • negociar datas de pagamento;
    • agendar retorno (follow-up);
    • informar relação custo-benefício;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • efetivar a venda;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • calcular encargos do débito;
    • depurar informações;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • finalizar contato;
    • identificar clientes potenciais;
    • orientar o usuário;
    • abordar o cliente;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • confirmar dados;
    • negociar descontos;
    • argumentar com o cliente;
    • acionar serviços emergenciais;
    • demonstrar objetividade;
    • identificar-se ao cliente;
    • consultar manuais;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • consultar histórico;
    • trabalhar em equipe;
    • definir formas de pagamento;
    • finalizar pendências de serviços;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • tomar decisões;
    • comunicar débitos;
    • direcionar atendimento;
    • oferecer soluções;
    • administrar conflitos;
    • orientar usuário de telefonia;
    • finalizar pendência técnica;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • consultar área técnica;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • autocontrolar-se;
    • esclarecer dúvidas;
    • informar prazo de entrega;
    • solicitar informações ao cliente;
    • avaliar perfil de consumo;
    • confirmar dados cadastrais;
    • negociar valores;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • oferecer vantagens;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar empatia;
    • apresentar produtos e serviços;
    • atualizar listas;
    • realizar triagem de atendimento;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • informar sanções contratuais;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • identificar problemas;

    Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing

    Salário Atendente de Informações (telemarketing)

    Atendente de Informações (telemarketing): Brasil

    • 112.368
    • Brasil
    • 1.167 - 2.057
    • 37h
    O profissional no cargo de Atendente de Informações (telemarketing) CBO 4223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.167 e 2.057 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 112.368 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Atendente de Telemarketing

    Atendente de Telemarketing: Brasil

    • 112.368
    • Brasil
    • 1.167 - 2.057
    • 37h
    O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.167 e 2.057 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 112.368 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing)

    Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing): Brasil

    • 112.368
    • Brasil
    • 1.167 - 2.057
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) CBO 4223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.167 e 2.057 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 112.368 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo

    Operador de Telemarketing Receptivo: Brasil

    • 112.368
    • Brasil
    • 1.167 - 2.057
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.167 e 2.057 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 112.368 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Atendente Central Telemarketing

    Atendente Central Telemarketing: Brasil

    • 112.368
    • Brasil
    • 1.167 - 2.057
    • 37h
    O profissional no cargo de Atendente Central Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.167 e 2.057 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 112.368 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo João Pessoa

    Operador de Telemarketing Receptivo: João Pessoa, PB

    • 283
    • João Pessoa, PB
    • 1100 - 1.463
    • 41h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1100 e 1.463 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 283 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo Salvador

    Operador de Telemarketing Receptivo: Salvador, BA

    • 866
    • Salvador, BA
    • 1100 - 1.623
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1100 e 1.623 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 866 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo Belém

    Operador de Telemarketing Receptivo: Belém, PA

    • 741
    • Belém, PA
    • 1.108 - 1.726
    • 40h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.108 e 1.726 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo

    Operador de Telemarketing Receptivo: Brasil

    • 3.629
    • Brasil
    • 1100 - 1.163
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1100 e 1.163 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.629 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo Porto Alegre

    Operador de Telemarketing Receptivo: Porto Alegre, RS

    • 1.735
    • Porto Alegre, RS
    • 1.172 - 1.843
    • 38h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.172 e 1.843 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 1.735 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo São Paulo

    Operador de Telemarketing Receptivo: São Paulo, SP

    • 35.794
    • São Paulo, SP
    • 1.249 - 2.136
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.249 e 2.136 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 35.794 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo

    Operador de Telemarketing Receptivo: Brasil

    • 1.243
    • Brasil
    • 1100 - 1.184
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1100 e 1.184 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 1.243 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo Curitiba

    Operador de Telemarketing Receptivo: Curitiba, PR

    • 4.212
    • Curitiba, PR
    • 1.170 - 1.925
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.170 e 1.925 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.212 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo Osasco

    Operador de Telemarketing Receptivo: Osasco, SP

    • 829
    • Osasco, SP
    • 1.457 - 2.748
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Osasco - SP, ganha entre 1.457 e 2.748 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 829 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo Fortaleza

    Operador de Telemarketing Receptivo: Fortaleza, CE

    • 3.223
    • Fortaleza, CE
    • 1100 - 1.557
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1100 e 1.557 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.223 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo São José do Rio Preto

    Operador de Telemarketing Receptivo: São José do Rio Preto, SP

    • 214
    • São José do Rio Preto, SP
    • 1.318 - 2.020
    • 38h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.318 e 2.020 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 214 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo Canoas

    Operador de Telemarketing Receptivo: Canoas, RS

    • 91
    • Canoas, RS
    • 1.140 - 1.699
    • 40h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Canoas - RS, ganha entre 1.140 e 1.699 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 91 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
    Salário Operador de Telemarketing Receptivo Natal

    Operador de Telemarketing Receptivo: Natal, RN

    • 124
    • Natal, RN
    • 1.101 - 1.703
    • 41h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.101 e 1.703 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.