CBO 4223-15 - Operador de telemarketing receptivo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing

O profissional no cargo de Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing receptivo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing receptivo

O Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-15 deve realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, prestar serviços técnicos e especializados, cadastrar clientes, demonstrar competências pessoais, oferecer serviços e produtos, cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços, seguir roteiros e scripts.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-15

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15

Um Operador de telemarketing receptivo (ou sinônimo) deve oferecer formas e condiçoes de pagamento, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar empatia, informar relação custo-benefício, argumentar com o cliente/solicitante, depurar informações, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, identificar problemas, solicitar informações ao cliente, demonstrar objetividade, avaliar perfil de consumo, analisar reclamações com maior flexibilidade, definir formas de pagamento, efetivar a venda, negociar descontos, providenciar retirada de restrições ao crédito, solicitar providências técnicas junto a área competente, negociar datas de pagamento, evidenciar vantagens do produto ou serviço, negociar valor de débitos, demonstrar agilidade no atendimento, informar restrições ao crédito, identificar clientes potenciais, demonstrar qualidade de voz e dicção, orientar usuário de telefonia, consultar manuais, procedimentos e etc, finalizar pendências de serviços, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar capacidade de comunicação, finalizar contato e/ou ocorrência, oferecer soluções, comunicar débitos, esclarecer dúvidas, realizar triagem de atendimento, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, identificar-se ao cliente, oferecer vantagens, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, demonstrar paciência, verificar disponibilidade de entrega, confirmar dados, informar prazo de entrega, orientar o usuário/solicitante, abordar o cliente, consultar área técnica, reverter a insatisfação do cliente, ouvir mensagem do cliente/solicitante, negociar valores, informar sanções contratuais, identificar necessidades do interlocutor, demonstrar auto controle, calcular encargos do débito, trabalhar em equipe, direcionar atendimento, atualizar listas, enviar mensagens pós-atendimento, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, descrever o produto, consultar histórico, consultar supervisor, agendar retorno - follow-up, atualizar cadastro por telefone, demonstrar capacidade de persuasão, finalizar pendência técnica, demonstrar o cliente a sua importância, oferecer benefícios variados, administrar conflitos, fornecer informações, confirmar dados cadastrais, demonstrar atenção concentrada, demonstrar capacidade de saber ouvir, informar disponibilidade de serviços agregados, oferecer alternativas de produtos e serviços.

Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing

Salário Operador de Telemarketing Receptivo

Operador de Telemarketing Receptivo: Brasil

  • 121.759
  • Brasil
  • 1.481 - 2.419
  • 37h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.481 e 2.419 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 121.759 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Brasil

  • 121.759
  • Brasil
  • 1.481 - 2.419
  • 37h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.481 e 2.419 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 121.759 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Diretor financeiro Rio de Janeiro

Diretor financeiro: Rio de Janeiro, RJ

  • 3.181
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.520 - 2.324
  • 37h
O profissional no cargo de Diretor financeiro CBO 4223-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.520 e 2.324 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.181 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Juiz de Fora

Operador de Telemarketing Receptivo: Juiz de Fora, MG

  • 222
  • Juiz de Fora, MG
  • 1.532 - 2.282
  • 39h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 1.532 e 2.282 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 222 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Vila Velha

Operador de Telemarketing Receptivo: Vila Velha, ES

  • 489
  • Vila Velha, ES
  • 1.555 - 2.085
  • 36h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 1.555 e 2.085 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 489 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Franca

Operador de Telemarketing Receptivo: Franca, SP

  • 192
  • Franca, SP
  • 1.621 - 2.256
  • 40h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 1.621 e 2.256 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 192 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Florianópolis

Operador de Telemarketing Receptivo: Florianópolis, SC

  • 660
  • Florianópolis, SC
  • 1.554 - 2.259
  • 36h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.554 e 2.259 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 660 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo

Operador de Telemarketing Receptivo: Distrito Federal

  • 3.041
  • Distrito Federal
  • 1.434 - 2.062
  • 34h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.434 e 2.062 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 3.041 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo

Operador de Telemarketing Receptivo: Bahia

  • 1.262
  • Bahia
  • 1.415 - 1.959
  • 39h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.415 e 1.959 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 1.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Uberlândia

Operador de Telemarketing Receptivo: Uberlândia, MG

  • 4.352
  • Uberlândia, MG
  • 1.338 - 1.768
  • 36h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.338 e 1.768 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.352 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Joinville

Operador de Telemarketing Receptivo: Joinville, SC

  • 853
  • Joinville, SC
  • 1.751 - 2.777
  • 38h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.751 e 2.777 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 853 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo

Operador de Telemarketing Receptivo: Goiás

  • 3.030
  • Goiás
  • 1.473 - 2.129
  • 40h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.473 e 2.129 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 3.030 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Belo Horizonte

Operador de Telemarketing Receptivo: Belo Horizonte, MG

  • 4.054
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.474 - 2.081
  • 38h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.474 e 2.081 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 4.054 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Porto Alegre

Operador de Telemarketing Receptivo: Porto Alegre, RS

  • 2.304
  • Porto Alegre, RS
  • 1.478 - 2.115
  • 37h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.478 e 2.115 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 2.304 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo São José do Rio Preto

Operador de Telemarketing Receptivo: São José do Rio Preto, SP

  • 321
  • São José do Rio Preto, SP
  • 1.661 - 2.460
  • 38h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.661 e 2.460 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo

Operador de Telemarketing Receptivo: Paraíba

  • 609
  • Paraíba
  • 1.352 - 1.781
  • 39h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Paraíba, ganha entre 1.352 e 1.781 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 609 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Canoas

Operador de Telemarketing Receptivo: Canoas, RS

  • 57
  • Canoas, RS
  • 1.482 - 2.062
  • 38h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Canoas - RS, ganha entre 1.482 e 2.062 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 57 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Maringá

Operador de Telemarketing Receptivo: Maringá, PR

  • 364
  • Maringá, PR
  • 1.587 - 2.273
  • 35h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.587 e 2.273 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 364 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.