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CBO 4223-10 - Operadores de telemarketing - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4223-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Operadores de telemarketing.

Descrição dos cargos da categoria Operadores de telemarketing

Os Operadores de telemarketing CBO 4223-10 atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Funções dos Operadores de telemarketing CBO 4223-10

Operadores de telemarketing devem:

  • cobrar débitos;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • Atividades dos cargos CBO 4223-10

    Entre as principais atribuições dos Operadores de telemarketing CBO 4223-10 estão as de:

    • orientar o usuário;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • identificar problemas;
    • aplicar questionário;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • registrar respostas em papel;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • argumentar com o cliente;
    • consultar histórico;
    • confirmar dados;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • negociar descontos;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • realizar triagem de atendimento;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar objetividade;
    • descrever o produto;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • abordar o cliente;
    • atualizar listas;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • consultar área técnica;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • orientar usuário de telefonia;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • consultar supervisor;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • depurar informações;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • efetivar a venda;
    • direcionar atendimento;
    • informar sanções contratuais;
    • fornecer informações;
    • acionar serviços emergenciais;
    • finalizar contato;
    • seguir o código de ética;
    • apresentar produtos e serviços;
    • comunicar débitos;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • avaliar perfil de consumo;
    • finalizar pendências de serviços;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • identificar clientes potenciais;
    • solicitar informações ao cliente;
    • tomar decisões;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • confirmar dados cadastrais;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • consultar manuais;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • negociar datas de pagamento;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • finalizar pendência técnica;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • definir formas de pagamento;
    • negociar valores;
    • autocontrolar-se;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • informar prazo de entrega;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • oferecer benefícios variados;
    • trabalhar em equipe;
    • calcular encargos do débito;
    • demonstrar empatia;
    • oferecer vantagens;
    • negociar valor de débitos;
    • identificar-se ao cliente;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • oferecer soluções;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • agendar retorno (follow-up);

    Cargos e salários CBO 4223-10 - Operadores de telemarketing

    Salário Operador de Telemarketing (operações Híbridas)

    Operador de Telemarketing (operações Híbridas): Brasil

    • 221.307
    • Brasil
    • 1.074 - 1.779
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing (operações Híbridas) CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.074 e 1.779 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 221.307 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Teleoperador de Marketing (híbrido)

    Teleoperador de Marketing (híbrido): Brasil

    • 221.307
    • Brasil
    • 1.074 - 1.779
    • 36h
    O profissional no cargo de Teleoperador de Marketing (híbrido) CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.074 e 1.779 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 221.307 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Brasil

    • 221.307
    • Brasil
    • 1.074 - 1.779
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.074 e 1.779 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 221.307 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing)

    Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing): Brasil

    • 221.307
    • Brasil
    • 1.074 - 1.779
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing) CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.074 e 1.779 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 221.307 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São Luís

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Luís, MA

    • 783
    • São Luís, MA
    • 998 - 1.539
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 998 e 1.539 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 783 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Florianópolis

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Florianópolis, SC

    • 2.854
    • Florianópolis, SC
    • 1.533 - 2.539
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.533 e 2.539 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.854 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Campina Grande

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Campina Grande, PB

    • 1.148
    • Campina Grande, PB
    • 998 - 1.515
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 998 e 1.515 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.148 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São Paulo

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Paulo, SP

    • 66.111
    • São Paulo, SP
    • 1.151 - 1.906
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.151 e 1.906 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 66.111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Fortaleza

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Fortaleza, CE

    • 2.676
    • Fortaleza, CE
    • 998 - 1.536
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 998 e 1.536 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.676 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Rio de Janeiro

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Rio de Janeiro, RJ

    • 8.262
    • Rio de Janeiro, RJ
    • 1.023 - 1.694
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.023 e 1.694 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 8.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Rio Branco

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Rio Branco, AC

    • 765
    • Rio Branco, AC
    • 998 - 1.516
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 998 e 1.516 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 765 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Belém

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Belém, PA

    • 25
    • Belém, PA
    • 998 - 1.587
    • 34h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 998 e 1.587 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 25 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Jundiaí

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Jundiaí, SP

    • 83
    • Jundiaí, SP
    • 1.069 - 1.770
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.069 e 1.770 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 83 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São José dos Campos

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São José dos Campos, SP

    • 1.741
    • São José dos Campos, SP
    • 998 - 1.550
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 998 e 1.550 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Uberlândia

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Uberlândia, MG

    • 4.091
    • Uberlândia, MG
    • 1.002 - 1.658
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.002 e 1.658 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.091 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Vitoria

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Vitoria, ES

    • 1.002
    • Vitoria, ES
    • 1.068 - 1.768
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.068 e 1.768 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.002 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Maceió

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Maceió, AL

    • 2.029
    • Maceió, AL
    • 1.476 - 2.444
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.476 e 2.444 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.029 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Brasília

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Brasília, DF

    • 2.247
    • Brasília, DF
    • 1.180 - 1.954
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.180 e 1.954 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.247 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.