CBO 4223-10 - Operadores de telemarketing - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4223-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Operadores de telemarketing.

Descrição dos cargos da categoria Operadores de telemarketing

Os Operadores de telemarketing CBO 4223-10 atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Funções dos Operadores de telemarketing CBO 4223-10

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • cobrar débitos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • Atividades dos cargos CBO 4223-10

    Entre as principais atribuições dos Operadores de telemarketing CBO 4223-10 estão as de:

    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • negociar valores;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • orientar usuário de telefonia;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • atualizar listas;
    • informar restrições ao crédito;
    • registrar informações com precisão;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar paciência;
    • descrever o produto;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • identificar problemas;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • demonstrar empatia;
    • informar relação custo-benefício;
    • definir formas de pagamento;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • acionar serviços emergenciais;
    • consultar supervisor;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • esclarecer dúvidas;
    • abordar o cliente;
    • realizar triagem de atendimento;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • apresentar produtos e serviços;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • negociar datas de pagamento;
    • argumentar com o cliente;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • orientar o usuário;
    • avaliar perfil de consumo;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • consultar manuais;
    • identificar-se ao cliente;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • registrar respostas em papel;
    • aplicar questionário;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • informar sanções contratuais;
    • confirmar dados cadastrais;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • negociar valor de débitos;
    • tomar decisões;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • administrar conflitos;
    • demonstrar objetividade;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • consultar histórico;
    • direcionar atendimento;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • agendar retorno (follow-up);
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • efetivar a venda;
    • oferecer soluções;
    • comunicar débitos;
    • finalizar pendências de serviços;
    • depurar informações;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • autocontrolar-se;
    • fornecer informações;
    • identificar clientes potenciais;
    • informar prazo de entrega;
    • finalizar pendência técnica;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • calcular encargos do débito;
    • negociar descontos;
    • finalizar contato;
    • solicitar informações ao cliente;
    • confirmar dados;
    • oferecer vantagens;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;

    Cargos e salários CBO 4223-10 - Operadores de telemarketing

    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Brasil

    • 255.989
    • Brasil
    • 1100 - 1.792
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1100 e 1.792 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 255.989 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing)

    Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing): Brasil

    • 255.989
    • Brasil
    • 1100 - 1.792
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing) CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1100 e 1.792 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 255.989 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing (operações Híbridas)

    Operador de Telemarketing (operações Híbridas): Brasil

    • 255.989
    • Brasil
    • 1100 - 1.792
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing (operações Híbridas) CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1100 e 1.792 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 255.989 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Teleoperador de Marketing (híbrido)

    Teleoperador de Marketing (híbrido): Brasil

    • 255.989
    • Brasil
    • 1100 - 1.792
    • 36h
    O profissional no cargo de Teleoperador de Marketing (híbrido) CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1100 e 1.792 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 255.989 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Porto Alegre

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Porto Alegre, RS

    • 984
    • Porto Alegre, RS
    • 1.227 - 1.913
    • 40h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.227 e 1.913 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 984 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Campinas

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Campinas, SP

    • 7.810
    • Campinas, SP
    • 1100 - 1.394
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1100 e 1.394 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 7.810 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Curitiba

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Curitiba, PR

    • 27.080
    • Curitiba, PR
    • 1100 - 1.391
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1100 e 1.391 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 27.080 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São José do Rio Preto

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São José do Rio Preto, SP

    • 1.087
    • São José do Rio Preto, SP
    • 1100 - 1.499
    • 35h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1100 e 1.499 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.087 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Salvador

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Salvador, BA

    • 2.734
    • Salvador, BA
    • 1100 - 1.510
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1100 e 1.510 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 2.734 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Franca

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Franca, SP

    • 503
    • Franca, SP
    • 1100 - 1.576
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 1100 e 1.576 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 503 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São Luís

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Luís, MA

    • 919
    • São Luís, MA
    • 1100 - 1.471
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1100 e 1.471 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 919 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Recife

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Recife, PE

    • 1.882
    • Recife, PE
    • 1100 - 1.393
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1100 e 1.393 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.882 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Florianópolis

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Florianópolis, SC

    • 3.120
    • Florianópolis, SC
    • 1100 - 1.451
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1100 e 1.451 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Teresina

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Teresina, PI

    • 3.011
    • Teresina, PI
    • 1100 - 1.338
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1100 e 1.338 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.011 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Goiânia

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Goiânia, GO

    • 5.481
    • Goiânia, GO
    • 1100 - 1.368
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1100 e 1.368 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 5.481 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Campina Grande

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Campina Grande, PB

    • 3.137
    • Campina Grande, PB
    • 1100 - 1.333
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1100 e 1.333 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.137 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Aracaju

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Aracaju, SE

    • 523
    • Aracaju, SE
    • 1100 - 1.400
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1100 e 1.400 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 523 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São Paulo

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Paulo, SP

    • 86.900
    • São Paulo, SP
    • 1.150 - 1.882
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.150 e 1.882 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 86.900 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.