CBO 4223-10 - Operadores de telemarketing - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4223-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Operadores de telemarketing.

Descrição dos cargos da categoria Operadores de telemarketing

Os Operadores de telemarketing CBO 4223-10 atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Funções dos Operadores de telemarketing CBO 4223-10

Operadores de telemarketing devem:

  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cadastrar clientes;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • Atividades dos cargos CBO 4223-10

    Entre as principais atribuições dos Operadores de telemarketing CBO 4223-10 estão as de:

    • direcionar atendimento;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • agendar retorno (follow-up);
    • negociar valores;
    • trabalhar em equipe;
    • aplicar questionário;
    • identificar clientes potenciais;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • identificar problemas;
    • identificar-se ao cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • finalizar pendências de serviços;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • consultar manuais;
    • depurar informações;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • registrar respostas em papel;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • efetivar a venda;
    • demonstrar empatia;
    • realizar triagem de atendimento;
    • esclarecer dúvidas;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • fornecer informações;
    • negociar valor de débitos;
    • descrever o produto;
    • comunicar débitos;
    • calcular encargos do débito;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • oferecer vantagens;
    • oferecer benefícios variados;
    • consultar área técnica;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • confirmar dados;
    • acionar serviços emergenciais;
    • abordar o cliente;
    • informar restrições ao crédito;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • argumentar com o cliente;
    • negociar datas de pagamento;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • informar prazo de entrega;
    • confirmar dados cadastrais;
    • negociar descontos;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar objetividade;
    • avaliar perfil de consumo;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • consultar supervisor;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • oferecer soluções;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • administrar conflitos;
    • apresentar produtos e serviços;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • definir formas de pagamento;
    • informar sanções contratuais;
    • tomar decisões;
    • finalizar pendência técnica;
    • solicitar informações ao cliente;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • finalizar contato;
    • informar relação custo-benefício;
    • autocontrolar-se;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • consultar histórico;
    • orientar usuário de telefonia;
    • atualizar listas;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • seguir o código de ética;

    Cargos e salários CBO 4223-10 - Operadores de telemarketing

    Salário Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing)

    Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing): Brasil

    • 380.890
    • Brasil
    • 1.173 - 1.876
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing) CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.173 e 1.876 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 380.890 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing (operações Híbridas)

    Operador de Telemarketing (operações Híbridas): Brasil

    • 380.890
    • Brasil
    • 1.173 - 1.876
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing (operações Híbridas) CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.173 e 1.876 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 380.890 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Teleoperador de Marketing (híbrido)

    Teleoperador de Marketing (híbrido): Brasil

    • 380.890
    • Brasil
    • 1.173 - 1.876
    • 36h
    O profissional no cargo de Teleoperador de Marketing (híbrido) CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.173 e 1.876 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 380.890 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Brasil

    • 380.890
    • Brasil
    • 1.173 - 1.876
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.173 e 1.876 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 380.890 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Itajaí

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Itajaí, SC

    • 224
    • Itajaí, SC
    • 1.411 - 1.996
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Itajaí - SC, ganha entre 1.411 e 1.996 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 224 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Curitiba

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Curitiba, PR

    • 36.454
    • Curitiba, PR
    • 1.125 - 1.536
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.125 e 1.536 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 36.454 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São José do Rio Preto

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São José do Rio Preto, SP

    • 869
    • São José do Rio Preto, SP
    • 1.169 - 1.681
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.169 e 1.681 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 869 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Salvador

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Salvador, BA

    • 5.498
    • Salvador, BA
    • 1.106 - 1.549
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.106 e 1.549 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 5.498 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Franca

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Franca, SP

    • 1.894
    • Franca, SP
    • 1.193 - 1.668
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 1.193 e 1.668 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.894 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São Luís

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Luís, MA

    • 600
    • São Luís, MA
    • 1.177 - 1.574
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.177 e 1.574 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 600 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Recife

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Recife, PE

    • 1.854
    • Recife, PE
    • 1.139 - 1.572
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.139 e 1.572 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.854 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Florianópolis

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Florianópolis, SC

    • 5.220
    • Florianópolis, SC
    • 1.173 - 1.697
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.173 e 1.697 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 5.220 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Campo Grande

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Campo Grande, MS

    • 3.346
    • Campo Grande, MS
    • 1.112 - 1.516
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.112 e 1.516 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.346 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Teresina

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Teresina, PI

    • 3.292
    • Teresina, PI
    • 1.115 - 1.494
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.115 e 1.494 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.292 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Goiânia

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Goiânia, GO

    • 8.754
    • Goiânia, GO
    • 1.11 - 1.521
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.11 e 1.521 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 8.754 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Campina Grande

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Campina Grande, PB

    • 5.167
    • Campina Grande, PB
    • 1.117 - 1.596
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1.117 e 1.596 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 5.167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Aracaju

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Aracaju, SE

    • 1.967
    • Aracaju, SE
    • 1100 - 1.488
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1100 e 1.488 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.967 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São Paulo

    Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Paulo, SP

    • 113.526
    • São Paulo, SP
    • 1.238 - 1.953
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.238 e 1.953 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 113.526 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.