Superintendente de Marketing - Piso Salarial 2024, O Que Faz, Salário Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social

R$ 23.815,87/mês

Atualizado em

Hoje um Superintendente de Marketing ganha em média R$ 23.815,87 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 1.313 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Superintendente de Marketing pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 23.165,43 e o teto salarial de R$ 62.322,43, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Superintendente de Marketing.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 36 anos, formação superior em Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Superintendente de Marketing é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Superintendente de Marketing, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Superintendente de Marketing CBO 1233-10

O Superintendente de Marketing estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e do tático para operações de comunicação, publicidade e marketing de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para o marketing, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão.

Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de marketing, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de abertura de mercado e estratégias de comunicação eficazes para o branding da empresa Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as comunicações, definindo diretrizes de interesses da marca em relação ao marketing e relações públicas Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso das metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comunicacionais e metas de engajamento com os valores da marca Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo necessidades e preferências dos clientes e ajustando estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de difusão e divulgação da marca.

Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho das campanhas, identificando oportunidades de melhoria nos resultados comunicacionais e de marketing Desenvolve estratégias e táticas digitais tais como otimização de busca - SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, mídias sociais, automação de marketing, análise de dados e estratégias de e-mail marketing e copywriting, segmentação de público-alvo, produção de conteúdo relevante e criação de experiências personalizadas para clientes, incorporando valores éticos e sustentáveis, adaptando-as aos projetos de comunicação e marketing Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistema de automação de marketing, sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ferramentas de monitoramento de mídias sociais, plataformas de e-mail marketing, ferramentas de criação de conteúdo, ferramentas de gestão de projetos, plataformas de automação de campanhas, plataformas de webinar e eventos virtuais Coordena múltiplas campanhas de marketing simultaneamente, gerenciando prazos e garantindo entrega bem-sucedida dos projetos, buscando o aumento da receita, a ampliação do mercado e o retorno positivo sobre o investimento em marketing.

Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios de comunicação e marketing, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente inovador e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das campanhas, alcance de resultados e estratégias de marketing impactantes e diferenciadas.

Algumas funções no exercício da profissão

  • definir plano de marketing e vendas;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar na definição de políticas de recursos huanos;
  • gerir qualidade da venda;
  • comunicar-se;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • analisar viabilidade econômica;
  • tomar decisões;
  • aprovar normas e instruções;
  • avaliar resultados - negócios e processos;
  • trabalhar em equipe;
  • dimensionar recursos;
  • demonstrar visão de futuro;
  • ver mais...

Salário de Superintendente de Marketing CBO 1233-10 - Série histórica

Quanto ganha um Superintendente de Marketing por região do Brasil

Tabela salarial para Superintendente de Marketing

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 23.165 277.985 5.791 109,12
Média Salarial 23.816 285.790 5.954 112,18
1º Quartil 4.604 55.246 1.151 21,69
Salário Mediana 16.330 195.960 4.083 76,92
3º Quartil 51.454 617.446 12.863 242,37
Teto Salarial 62.322 747.869 15.581 293,56
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Superintendente de Marketing negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 1233-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social

Superintendente de Marketing é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Setembro de 2023 e Agosto de 2024, tivemos um aumento de 16.95% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Superintendente de Marketing CBO 1233-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 38.586,12
7311-4/00 Agências de publicidade 14.699,07
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 9.259,15
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 28.727,63
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 31.638,06
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 34.620,29
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 39.553,47
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 31.982,00
8299-7/99 Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas 39.419,52
1412-6/01 Confecção de peças do vestuário 2.108,94
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganham profissionais de Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1.313 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Superintendente de Marketing CBO 1233-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
903 44 220 20.238,00 91,99
341 40 200 33.166,90 165,83
21 42 210 31.944,05 152,11
6 43 215 45.485,94 211,56
5 20 100 3.834,40 38,34
5 22 110 1.448,80 13,17

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

Metodologia: Salários de 736 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 15.882,42 18.877,73 26.355,02
Pequenas 22.106,54 25.101,85 32.579,14
Médias 29.696,11 32.691,42 40.168,72
Grandes Empresas 32.702,08 35.697,39 43.174,68
  • *Superintendente de Marketing Júnior: até 4 anos;
  • *Superintendente de Marketing Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Superintendente de Marketing Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Superintendente de Marketing

  • Salário Base: R$ 23.815,87
  • Salário-educação (3%): R$ 714,48
  • Sistema S (2%): R$ 476,32
  • INSS Patronal (20%): R$ 4.763,17
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 238,16
  • FGTS (8%): R$ 1.905,27
  • Férias 1/12: R$ 1.984,66
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 4.763,17
  • Periculosidade (30%): R$ 7.144,76
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 661,55
  • 13º Salário: R$ 1.984,66
  • FGTS sobre Férias: R$ 158,77
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 52,92
  • FGTS sobre 13º: R$ 158,77
  • Aviso Prévio: R$ 1.984,66
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 158,77
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 1.984,66

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Superintendente de Marketing pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Superintendente de Marketing