CBO 1233-10 - Diretores de comercialização e marketing - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1233-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de comercialização e marketing que pertence ao grupo dos diretores de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1233-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
      • Diretores de Áreas de apoio.
        • Diretores de comercialização e marketing.

Descrição dos cargos da categoria Diretores de comercialização e marketing

Os Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-10 atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Condições de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.

Funções dos Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-10

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • executar plano de marketing e vendas;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • gerir qualidade da venda;
  • Atividades dos cargos CBO 1233-10

    Entre as principais atribuições dos Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-10 estão as de:

    • mostrar coerência;
    • mostrar otimismo;
    • manipular tendência de mercado;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • delegar responsabilidades;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • administrar conflitos;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • aprovar normas e instruções;
    • disseminar plano de marketing;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • trabalhar com ética;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • trabalhar em equipe;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • dimensionar recursos;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • prospectar formadores de opinião;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • analisar viabilidade econômica;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • redigir relatórios;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • expor ideias em público;
    • focalizar na busca de resultados;
    • motivar equipe;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • orientar planejamento da produção;
    • tomar decisões;
    • fazer exposições na mídia;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • transformar dados em informação;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • demonstrar visão de futuro;
    • mostrar versatilidade;
    • gerir pós-venda;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • estimular processo de comunicação;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • validar métodos;
    • aproveitar oportunidades;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • elaborar plano de contingência;
    • mostrar criatividade;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • promover inovação;

    Cargos e salários CBO 1233-10 - Diretores de comercialização e marketing

    Salário Diretor de Marketing

    Diretor de Marketing: Brasil

    • 1.266
    • Brasil
    • 17.183 - 55.259
    • 42h
    O profissional no cargo de Diretor de Marketing CBO 1233-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 17.183 e 55.259 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.266 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
    Salário Superintendente de Marketing

    Superintendente de Marketing: Brasil

    • 1.233
    • Brasil
    • 16.899 - 54.721
    • 42h
    O profissional no cargo de Superintendente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 16.899 e 54.721 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.233 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
    Salário Vice-presidente de Marketing

    Vice-presidente de Marketing: Brasil

    • 1.233
    • Brasil
    • 16.899 - 54.721
    • 42h
    O profissional no cargo de Vice-presidente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 16.899 e 54.721 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.233 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
    Salário Diretor de Marketing

    Diretor de Marketing: São Paulo

    • 589
    • São Paulo
    • 22.774 - 23.905
    • 42h
    O profissional no cargo de Diretor de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 22.774 e 23.905 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 589 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
    Salário Diretor de Marketing São Paulo

    Diretor de Marketing: São Paulo, SP

    • 413
    • São Paulo, SP
    • 26.868 - 59.296
    • 42h
    O profissional no cargo de Diretor de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 26.868 e 59.296 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 413 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
    Salário Superintendente de Marketing São Paulo

    Superintendente de Marketing: São Paulo, SP

    • 413
    • São Paulo, SP
    • 26.868 - 59.296
    • 42h
    O profissional no cargo de Superintendente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 26.868 e 59.296 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 413 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
    Salário Vice-presidente de Marketing São Paulo

    Vice-presidente de Marketing: São Paulo, SP

    • 413
    • São Paulo, SP
    • 26.868 - 59.296
    • 42h
    O profissional no cargo de Vice-presidente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 26.868 e 59.296 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 413 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
    Salário Vice-presidente de Marketing

    Vice-presidente de Marketing: São Paulo

    • 589
    • São Paulo
    • 22.774 - 23.905
    • 42h
    O profissional no cargo de Vice-presidente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 22.774 e 23.905 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 589 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.