CBO 1233-10 - Diretor de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de comercialização e marketing

O profissional no cargo de Diretor de marketing CBO 1233-10 Formula e acompanha a execução de diretrizes de planejamento estratégico e tático de operações de marketing em empresas de várias atividades econômicas, definindo diretrizes e políticas para sistemas de marketing, em conformidade com as orientações do Conselho de Administração Desenvolve estratégias de marketing para divulgação da marca.

Lidera a equipe de marketing e define metas para alcançar objetivos da empresa Promove pesquisas de mercado para traçar perfis de público-alvo Desenvolve campanhas de marketing, planeja a criação de branding da marca, estratégias de publicidade, marketing digital, relações públicas e mídias sociais.

Colabora com outros departamentos para garantir que os esforços de marketing estejam alinhados com as metas da empresa Atua para o alcance de metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.

CBO 1233-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de comercialização e marketing que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1233-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Diretores de comercialização e marketing.
      • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).

O que faz um Diretor de marketing

O Diretor de marketing CBO 1233-10 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e do tático para operações de comunicação, publicidade e marketing de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para o marketing, assegurando o cumprimento da missão da instituição.

Define a política institucional e participa de comitês de decisão.

Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de marketing, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de abertura de mercado e estratégias de comunicação eficazes para o branding da empresa Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as comunicações, definindo diretrizes de interesses da marca em relação ao marketing e relações públicas.

Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso das metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comunicacionais e metas de engajamento com os valores da marca.

Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo necessidades e preferências dos clientes e ajustando estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de difusão e divulgação da marca.

Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho das campanhas, identificando oportunidades de melhoria nos resultados comunicacionais e de marketing.

Desenvolve estratégias e táticas digitais tais como otimização de busca - SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, mídias sociais, automação de marketing, análise de dados e estratégias de e-mail marketing e copywriting, segmentação de público-alvo, produção de conteúdo relevante e criação de experiências personalizadas para clientes, incorporando valores éticos e sustentáveis, adaptando-as aos projetos de comunicação e marketing Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistema de automação de marketing, sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ferramentas de monitoramento de mídias sociais, plataformas de e-mail marketing, ferramentas de criação de conteúdo, ferramentas de gestão de projetos, plataformas de automação de campanhas, plataformas de webinar e eventos virtuais Coordena múltiplas campanhas de marketing simultaneamente, gerenciando prazos e garantindo entrega bem-sucedida dos projetos, buscando o aumento da receita, a ampliação do mercado e o retorno positivo sobre o investimento em marketing.

Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios de comunicação e marketing, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente inovador e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das campanhas, alcance de resultados e estratégias de marketing impactantes e diferenciadas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1233-10 deve atuar na definição do planejamento estratégico, executar plano de marketing e vendas, gerir qualidade da venda, participar na definição de políticas de recursos huanos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, definir plano de marketing e vendas.

Condições de trabalho dessas profissões

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1233-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.

Atividades exercidas por um Diretor de marketing CBO 1233-10

Um Diretor de marketing (ou sinônimo) deve delegar responsabilidades, definir plano de investimento com grupo gestor, mostrar criatividade, disseminar plano de marketing, desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, definir metas de venda com grupo gestor - quantidade e prazo, acompanhar indicadores de venda - volume de vendas, cumprimento de prazos, gerenciar custos e prazos logísticos, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, avaliar desempenho da equipe, promover inovação, analisar plano de marketing e vendas, fixar metas de vendas - objetivos e prazos, motivar equipe, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, demonstrar capacidade de liderança, realizar pesquisas - top of mind, avaliar exeqüibilidade de projetos, realizar ações preventivas e corretivas, promover treinamento e desenvolvimento da equipe, transformar dados em informação, minimizar rupturas de vendas, trabalhar em equipe, implantar novas metodologias de trabalho, expor idéias em público, avaliar resultados - negócios e processos, verificar cumprimento dos prazos de cobrança, zelar pela apresentação pessoal, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, administrar conflitos, focalizar na busca de resultados, revisar plano de marketing e vendas, promover campanhas internas de conscientização, demonstrar respeito a chefes e subordinados, trabalhar com responsabilidade social, instituir metodologia de trabalho, monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores, identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, redigir relatórios, manipular tendência de mercado, dialogar com públicos de interesse da empresa, orientar planejamento da produção, tomar decisões, mostrar versatilidade, mostrar coerência, definir metas e padrões de qualidade, analisar viabilidade econômica, aprovar normas e instruções, dimensionar recursos, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, aproveitar oportunidades, contribuir na elaboração de descrição de cargos, demonstrar visão de futuro, avaliar nível de satisfação da equipe, definir perfil de qualificação do pessoal, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, gerir pós-venda, estimular processo de comunicação, prospectar formadores de opinião, disseminar informações ao público de interesse da empresa, utilizar tecnologia da informação, mostrar otimismo, trabalhar com ética, validar métodos, especificar recursos humanos, materiais e financeiros - orçamento, implementar planos de marketing e vendas, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, promover rastreabilidade do produto, elaborar plano de contigência, atuar na definição de linhas de produto, aprovar contratação de terceiros, fazer exposições na mídia.

Cargos e salários CBO 1233-10 - Diretores de comercialização e marketing

Salário Diretor de Marketing

Diretor de Marketing: Brasil

  • 1.288
  • Brasil
  • 19.639 - 62.351
  • 42h
O profissional no cargo de Diretor de Marketing CBO 1233-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 19.639 e 62.351 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
Salário Superintendente de Marketing

Superintendente de Marketing: Brasil

  • 1.288
  • Brasil
  • 19.639 - 62.351
  • 42h
O profissional no cargo de Superintendente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 19.639 e 62.351 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
Salário Vice-presidente de Marketing

Vice-presidente de Marketing: Brasil

  • 1.288
  • Brasil
  • 19.639 - 62.351
  • 42h
O profissional no cargo de Vice-presidente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 19.639 e 62.351 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
Salário Turismologo São Paulo

Turismologo: São Paulo, SP

  • 379
  • São Paulo, SP
  • 35.467 - 72.903
  • 41h
O profissional no cargo de Turismologo CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 35.467 e 72.903 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 379 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
Salário Diretor de Marketing

Diretor de Marketing: São Paulo

  • 547
  • São Paulo
  • 30.449 - 69.101
  • 42h
O profissional no cargo de Diretor de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 30.449 e 69.101 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 547 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
Salário Diretor de Marketing São Paulo

Diretor de Marketing: São Paulo, SP

  • 379
  • São Paulo, SP
  • 35.467 - 72.903
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 35.467 e 72.903 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 379 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
Salário Superintendente de Marketing São Paulo

Superintendente de Marketing: São Paulo, SP

  • 379
  • São Paulo, SP
  • 35.467 - 72.903
  • 41h
O profissional no cargo de Superintendente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 35.467 e 72.903 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 379 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
Salário Superintendente de Marketing

Superintendente de Marketing: São Paulo

  • 547
  • São Paulo
  • 30.449 - 69.101
  • 42h
O profissional no cargo de Superintendente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 30.449 e 69.101 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 547 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
Salário Vice-presidente de Marketing São Paulo

Vice-presidente de Marketing: São Paulo, SP

  • 379
  • São Paulo, SP
  • 35.467 - 72.903
  • 41h
O profissional no cargo de Vice-presidente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 35.467 e 72.903 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 379 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.
Salário Vice-presidente de Marketing

Vice-presidente de Marketing: São Paulo

  • 547
  • São Paulo
  • 30.449 - 69.101
  • 42h
O profissional no cargo de Vice-presidente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 30.449 e 69.101 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 547 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1233-10.