CBO 1233-05 - Diretor comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de comercialização e marketing
O profissional no cargo de Diretor comercial CBO 1233-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades e operações de vendas em empresas de bens de consumo, empresas de serviços, indústrias manufatureiras, empresas de tecnologia, indústrias de comércio eletrônico, entre outras, definindo diretrizes e políticas para sistemas de vendas em conformidade com o Conselho Administrativo Identifica oportunidades de mercado, estabelece parcerias comerciais, dirige a equipe de vendas, define metas de vendas, analisa o desempenho das vendas, negocia contratos e acordos comerciais, cria planos de vendas, desenvolve campanhas promocionais, além de manter e fortalecer os relacionamentos com os clientes.
Impulsiona o crescimento das vendas, garantindo que a empresa alcance suas metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica
CBO 1233-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de comercialização e marketing que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1233-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de comercialização e marketing.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor comercial
O Diretor comercial CBO 1233-05 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático para operações de vendas de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para as vendas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de vendas, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes para a maximização das vendas Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa no que se refere às vendas.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso em direção a essas metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comerciais.
Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de vendas.
Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.
Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais e seus resultados de vendas Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistemas de interação com o cliente como o CRM (Customer Relationship Management), sistemas de automação de vendas, sistemas de gestão de pipeline para análise do funil de vendas, sistemas de análise de dados e Business Intelligence, ferramentas de gestão de equipe e ferramentas de análise de mercado, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das vendas e busca de resultados prospectados.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1233-05 deve executar plano de marketing e vendas, participar na definição de políticas de recursos huanos, demonstrar competências pessoais, definir plano de marketing e vendas, comunicar-se, gerir qualidade da venda, atuar na definição do planejamento estratégico.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1233-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor comercial CBO 1233-05
Um Diretor comercial (ou sinônimo) deve definir plano de investimento com grupo gestor, avaliar resultados - negócios e processos, mostrar versatilidade, disseminar informações ao público de interesse da empresa, definir perfil de qualificação do pessoal, trabalhar com responsabilidade social, promover treinamento e desenvolvimento da equipe, elaborar plano de contigência, definir metas de venda com grupo gestor - quantidade e prazo, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, dialogar com públicos de interesse da empresa, aprovar contratação de terceiros, manipular tendência de mercado, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, minimizar rupturas de vendas, motivar equipe, mostrar otimismo, focalizar na busca de resultados, administrar conflitos, mostrar criatividade, promover campanhas internas de conscientização, promover rastreabilidade do produto, validar métodos, delegar responsabilidades, utilizar tecnologia da informação, acompanhar indicadores de venda - volume de vendas, cumprimento de prazos, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, gerir pós-venda, fixar metas de vendas - objetivos e prazos, identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, monitorar rentabilidade de produtos e clientes, orientar planejamento da produção, demonstrar respeito a chefes e subordinados, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, transformar dados em informação, gerenciar custos e prazos logísticos, fazer cumprir política comercial da empresa, mostrar coerência, trabalhar com ética, estimular processo de comunicação, redigir relatórios, tomar decisões, verificar cumprimento dos prazos de cobrança, analisar plano de marketing e vendas, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, implantar novas metodologias de trabalho, instituir metodologia de trabalho, prospectar formadores de opinião, aprovar normas e instruções, revisar plano de marketing e vendas, demonstrar visão de futuro, definir metas e padrões de qualidade, promover inovação, especificar recursos humanos, materiais e financeiros - orçamento, avaliar nível de satisfação da equipe, trabalhar em equipe, atuar na definição de linhas de produto, implementar planos de marketing e vendas, fazer exposições na mídia, zelar pela apresentação pessoal, avaliar desempenho da equipe, aproveitar oportunidades, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, realizar ações preventivas e corretivas, contribuir na elaboração de descrição de cargos, dimensionar recursos, analisar viabilidade econômica, demonstrar capacidade de liderança, desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, expor idéias em público, avaliar exeqüibilidade de projetos.