CBO 1233-05 - Diretores de comercialização e marketing - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1233-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de comercialização e marketing que pertence ao grupo dos diretores de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1233-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
- Diretores de Áreas de apoio.
- Diretores de comercialização e marketing.
Descrição dos cargos da categoria Diretores de comercialização e marketing
Os Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-05 atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.
Condições de trabalho
Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.
Funções dos Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-05
Diretores de comercialização e marketing devem:
Atividades dos cargos CBO 1233-05
Entre as principais atribuições dos Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-05 estão as de:
- estimular processo de comunicação;
- demonstrar capacidade de liderança;
- aprovar normas e instruções;
- realizar ações preventivas e corretivas;
- zelar pela apresentação pessoal;
- gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
- mostrar criatividade;
- dimensionar recursos;
- acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
- contribuir na elaboração de descrição de cargos;
- demonstrar respeito a chefes e subordinados;
- mostrar otimismo;
- definir plano de investimento com grupo gestor;
- elaborar plano de contingência;
- utilizar tecnologia da informação;
- gerir pós-venda;
- especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
- desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
- transformar dados em informação;
- analisar viabilidade econômica;
- definir perfil de qualificação do pessoal;
- promover rastreabilidade do produto;
- delegar responsabilidades;
- prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
- tomar decisões;
- acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
- orientar planejamento da produção;
- analisar plano de marketing e vendas;
- focalizar na busca de resultados;
- aprovar contratação de terceiros;
- expor ideias em público;
- promover campanhas internas de conscientização;
- verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
- revisar plano de marketing e vendas;
- fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
- atuar na definição de linhas de produto;
- motivar equipe;
- promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
- administrar conflitos;
- aproveitar oportunidades;
- disseminar informações ao público de interesse da empresa;
- instituir metodologia de trabalho;
- manipular tendência de mercado;
- prospectar formadores de opinião;
- implementar planos de marketing e vendas;
- trabalhar com ética;
- mostrar versatilidade;
- avaliar exequibilidade de projetos;
- redigir relatórios;
- monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
- validar métodos;
- promover inovação;
- identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
- avaliar resultados (negócios e processos);
- trabalhar em equipe;
- gerenciar custos e prazos logísticos;
- mostrar coerência;
- demonstrar visão de futuro;
- definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
- avaliar nível de satisfação da equipe;
- participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
- fazer cumprir política comercial da empresa;
- dialogar com públicos de interesse da empresa;
- trabalhar com responsabilidade social;
- implantar novas metodologias de trabalho;
- definir metas e padrões de qualidade;
- minimizar rupturas de vendas;
- fazer exposições na mídia;
- fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
- diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
- avaliar desempenho da equipe;