CBO 1236-05 - Diretores de serviços de informática - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1236-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de informática que pertence ao grupo dos diretores de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Diretores de serviços de informática CBO 1236-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1236-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
- Diretores de Áreas de apoio.
- Diretores de serviços de informática.
Descrição dos cargos da categoria Diretores de serviços de informática
Os Diretores de serviços de informática CBO 1236-05 planejam e coordenam atividades de tecnologia de informação e de serviços de informática, definindo objetivos, metas, riscos, projetos, necessidades dos clientes e acompanhando tendências tecnológicas, dirigem e administram equipes, delegando autoridade e aperfeiçoando perfil e desempenho da equipe e fornecedores, controlam qualidade e eficiência do serviço, implementam serviços e produtos, prestam contas, reportando andamento dos projetos, riscos, resultados de rentabilidade e pesquisas de satisfação, aos acionistas, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade, organizam recursos humanos, materiais e financeiros.
Condições de trabalho
Diretores de serviços de informática esses profissionais atuam em áreas ligadas à administração pública, defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira e outras atividades empresariais. São empregados com carteira, trabalham sem supervisão, de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, podem sofrer sobrecarga de informação.
Exigências do mercado de trabalho
Para ingressar nesse emprego/ocupação, é necessário nível superior completo. A formação profissional é feita na prática, onde exige-se mais de cinco anos de experiência profissional na área de gerência.
Funções dos Diretores de serviços de informática CBO 1236-05
Diretores de serviços de informática devem:
Atividades dos cargos CBO 1236-05
Entre as principais atribuições dos Diretores de serviços de informática CBO 1236-05 estão as de:
- determinar uso dos recursos humanos, materiais e financeiros;
- trabalhar em equipe;
- avaliar riscos;
- demonstrar raciocínio lógico;
- coordenar reuniões de acompanhamento;
- elaborar orçamento;
- solicitar subsídios;
- planejar necessidades de hardware e software;
- definir visão da área da tecnologia da informação;
- montar equipes;
- estabelecer organograma;
- demonstrar fluência verbal e escrita;
- definir quantidade e perfil de recursos humanos;
- executar marketing de relacionamento;
- combinar talentos complementares;
- antever impacto de mudanças;
- estabelecer prioridades;
- aperfeiçoar perfil da equipe (coaching);
- demonstrar flexibilidade;
- avaliar desempenho da equipe;
- fixar prazos;
- aprovar liberação de verbas;
- administrar recompensas;
- cobrar resultados;
- analisar tendências do mercado;
- reportar riscos;
- assumir riscos;
- confrontar o previsto com o realizado;
- analisar orçamento;
- conceder entrevista à mídia;
- negociar escopo dos serviços e produtos;
- analisar causas de desvios;
- corrigir desvios;
- fornecer subsídios para tomada de decisão;
- fixar metas;
- estabelecer parcerias estratégicas;
- usar intuição;
- direcionar recursos humanos;
- definir treinamento;
- contornar situações adversas;
- publicar boletins;
- contratar consultoria;
- fixar valores;
- alocar recursos;
- acompanhar indicadores de desempenho;
- agir sob pressão;
- negociar prazos;
- multiplicar talentos;
- desenhar processos;
- analisar resultados de pesquisas de satisfação de clientes interno e externo;
- estabelecer escopo;
- aplicar metodologias;
- estabelecer metodologias;
- identificar líderes;
- acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo;
- administrar parcerias;
- definir certificação;
- estimar desvios;
- delegar autoridade (empowerment);
- selecionar pessoal;
- identificar necessidades dos clientes;
- escolher gerentes;
- demonstrar capacidade de síntese;
- administrar recursos materiais e financeiros;
- administrar equipe gerencial;
- executar ações de endomarketing;
- demonstrar capacidade de negociação;
- negociar valores;
- estabelecer indicadores de desempenho;
- divulgar estratégia empresarial;
- acompanhar tendências tecnológicas;
- coordenar elaboração de contratos;
- "buscar ""feedback"" da equipe";
- reportar resultados de rentabilidade;
- reportar andamento dos projetos;
- definir missão da área da tecnologia da informação;
- "buscar ""feedback"" do cliente";
- reportar resultados de pesquisas de satisfação;
- atualizar-se;
- preparar apresentações;
- "identificar potencial de ""networking"" informal";
- analisar impacto de mudanças;
- definir cronograma;
- definir objetivos;
- demonstrar iniciativa;
- analisar pareceres de auditoria;
- evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial;
- tomar decisões;
- demonstrar fluência em língua estrangeira;
- participar na definição da visão da instituição;
- demonstrar liderança;
- avaliar desempenho de fornecedores;
- participar na definição da missão da instituição;
- redigir relatórios;