CBO 1236-05 - Diretor de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de serviços de informática

O profissional no cargo de Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05 dirige operações da área de Tecnologia da Informação (TI) em empresa pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Organiza serviços de Tecnologia da Informação, gerenciando equipes, estabelecendo medidas na área de segurança da informação, e fazendo gestão de qualidade e eficiência.

Acompanha tendências tecnológicas em diversos temas, tais como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados Promove inovação tecnológica Presta serviços a clientes, validando escopo, custos, entre outros elementos.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 1236-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de informática que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de serviços de informática CBO 1236-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1236-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Diretores de serviços de informática.
      • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).

O que faz um Diretor de tecnologia da informação

O Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando tendências do mercado e inovações tecnológicas, a partir da perspectiva da área de Tecnologia da Informação (TI), identificando necessidades dos clientes e do negócio, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços, e a lucratividade prevista nas operações.

Organiza serviços de Tecnologia da Informação, estabelecendo escopo, definindo organograma, e desenhando processos.

Valida planejamento da operação de Tecnologia da Informação Alinha os projetos com o plano estratégico.

Valida planejamento de projetos, em relação a escopo, recursos tecnológicos, custos, prazos, entre outros atributos Define cronograma de projetos.

Avalia vulnerabilidades e riscos do negócio.

Estabelece, com a equipe gestora, medidas na área de segurança da informação, para diminuir exposição a riscos Incentiva ações preventivas, envolvendo a correta instalação de programas e sistemas operacionais, o estabelecimento de rotinas de teste, o monitoramento e a manutenção de programas e sistemas e o treinamento de equipes técnicas e usuários, para diminuir falhas e aumentar o nível de qualidade dos serviços.

Gerencia equipes, selecionando gestores e líderes, estruturando as áreas – infraestrutura, operação, projetos, segurança, desenvolvimento de sistemas, suporte técnico, entre outras – de Tecnologia de Informação, e definindo competências da equipe.

Administra relacionamento com fornecedores Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes Define plano de desenvolvimento de pessoas e promove capacitação de equipes.

Realiza a gestão de qualidade e eficiência dos serviços de Tecnologia da Informação, fixando metas, estabelecendo indicadores e avaliando resultados Acompanha execução de pesquisas de satisfação de clientes Analisa pareces de auditoria.

Define certificação de profissionais e processos Conduz a implementação de serviços e a geração de produtos sob responsabilidade da área de Tecnologia da Informação, validando escopo, prazos, custos, entre outros elementos.

Aprova liberação de verbas Administra recursos financeiros e materiais Pode conceber estruturas profissionais para atuar nas instalações de grandes clientes.

Pode implantar a gestão de riscos em Tecnologia da Informação nas empresas Estabelece parcerias estratégicas em Tecnologia da Informação Acompanha tendências tecnológicas em temas diversificados de Tecnologia da Informação, como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados, entre outros.

Promove a inovação tecnológica, identificando rápidos avanços tecnológicos e tecnologias emergentes, críticas e estratégicas, fomentando condições para a geração de ideias inovadoras Avalia soluções tecnológicas e ideias inovadoras Propõe utilização de novas tecnologias nos processos – como as tecnologias de automação de rede e os sistemas de gerenciamento de infraestrutura com uso de automação, recursos analíticos, inteligência artificial e aprendizado de máquina – e nos serviços ofertados ao cliente, envolvendo novos produtos de “hardware” e de “software”.

Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para reportar riscos e mostrar resultados Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Publica conteúdo da área de Tecnologia da Informação Concede entrevistas à mídia Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica.

Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1236-05 deve comunicar-se, gerenciar equipes, gerenciar Área de tecnologia da informação, promover inovação tecnológica, interagir com diretores e acionistas, gerenciar qualidade e eficiência do serviço, demonstrar competências pessoais, planejar atividades de tecnologia da informação, implementar serviços e produtos.

Condições de trabalho dessas profissões

Diretores de serviços de informática esses profissionais atuam em áreas ligadas à administração pública, defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira e outras atividades empresariais. São empregados com carteira, trabalham sem supervisão, de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, podem sofrer sobrecarga de informação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1236-05

Para ingressar nesse emprego/ocupação, é necessário nível superior completo. A formação profissional é feita na prática, onde exige-se mais de cinco anos de experiência profissional na área de gerência.

Atividades exercidas por um Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05

Um Diretor de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve monitorar planos estratégicos, demonstrar capacidade de construir cenários futuros, monitorar cumprimento das diretrizes tecnológicas da organização, demonstrar capacidade de síntese, combinar competências/talentos complementares, avaliar prioridades, desenhar processos, analisar tendências do mercado e inovações tecnológicas, participar de reuniões, estabelecer prioridades, identificar necessidades dos clientes e do negócio, participar na definição da visão da instituição, estabelecer metodologias, definir competências da equipe, demonstrar flexibilidade, buscar feedback do cliente, representar a empresa/instituição, validar planejamento de projetos - custos, prazos, escopo, recursos tecnológicos, etc, analisar impacto de mudanças, avaliar desempenho da equipe, acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, demonstrar capacidade de identificar sucessão, administrar recursos humanos, antever impacto de mudanças e riscos, executar marketing de relacionamento, divulgar estratégia empresarial, tomar decisões, demonstrar fluência em língua estrangeira, definir missão da área da tecnologia da informação, conceder entrevista a mídia, identificar líderes, estabelecer rede de relacionamento de assuntos afins, demonstrar capacidade de negociação, identificar potencial de networking informal, delegar autoridade - empowerment, reportar resultados de pesquisas de satisfação, validar valores, validar prazos, participar de eventos - seminários, congressos, feiras, acompanhar indicadores de desempenho e de qualidade, propor utilização de novas tecnologias nos processos e serviços ofertados ao cliente, reportar andamento dos projetos estratégicos, definir objetivos, acompanhar indicadores de desempenho, reportar riscos, buscar feedback da equipe, reportar resultados, fixar metas e indicadores, definir visão da área da tecnologia da informação, avaliar vulnerabilidades e riscos do negócio, selecionar gestores e líderes, gerenciar fornecedores, assessorar diretorias e setores afins, definir plano de desenvolvimento, promover capacitação dos times, acompanhar resultados, formar sucessores, monitorar orçamento do projeto, promover condições para a geração de ideias inovadoras, validar escopo dos serviços e produtos, participar na definição da missão da instituição, fornecer subsídios para tomada de decisão, cobrar resultados, estabelecer indicadores de desempenho e de qualidade, administrar parcerias, assumir riscos, determinar uso dos recursos humanos e materiais, usar intuição, aplicar melhores metodologias e tecnologias, alinhar plano estratégico com os projetos, solicitar subsídios, definir certificação de profissionais e processos, estabelecer parceria com diretorias, avaliar desempenho de fornecedores, analisar pareceres de auditoria, identificar tecnologias novas, críticas e estratégicas, validar consultoria, aprovar liberação de verbas, controlar indicadores de performance, executar ações de endomarketing, validar planejamento da operação, publicar conteúdo da área de ti, avaliar soluções tecnológicas e ideias inovadoras, estabelecer interface com demais setores, estabelecer escopo, multiplicar talentos, participar da definição dos planos estratégicos, trabalhar sob pressão, trabalhar em equipe, estabelecer organograma, estruturar áreas de ti, demonstrar iniciativa, administrar equipe gerencial, administrar recursos materiais e financeiros, veicular informações da instituição para a equipe, demonstrar raciocínio lógico, estabelecer parcerias estratégicas, acompanhar tendências tecnológicas, demonstrar habilidade de comunicação, identificar demandas tecnológicas, evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial, contornar situações adversas, monitorar desenvolvimento científico e tecnológico, validar fornecedores, demonstrar liderança, definir cronograma de projetos.

Cargos e salários CBO 1236-05 - Diretores de serviços de informática

Salário Diretor de Serviços de Informática

Diretor de Serviços de Informática: Brasil

  • 1.140
  • Brasil
  • 30.425 - 72.073
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Serviços de Informática CBO 1236-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 30.425 e 72.073 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Informática

Diretor de Informática: Brasil

  • 1.140
  • Brasil
  • 30.425 - 72.073
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Informática CBO 1236-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 30.425 e 72.073 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Tecnologia

Diretor de Tecnologia: Brasil

  • 1.140
  • Brasil
  • 30.425 - 72.073
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Tecnologia CBO 1236-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 30.425 e 72.073 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Tecnologia da Informação

Diretor de Tecnologia da Informação: Brasil

  • 1.140
  • Brasil
  • 30.425 - 72.073
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Tecnologia da Informação CBO 1236-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 30.425 e 72.073 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Serviços de Informática

Diretor de Serviços de Informática: São Paulo

  • 585
  • São Paulo
  • 35.472 - 70.966
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Serviços de Informática CBO 1236-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 35.472 e 70.966 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Serviços de Informática São Paulo

Diretor de Serviços de Informática: São Paulo, SP

  • 414
  • São Paulo, SP
  • 37.518 - 72.197
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Serviços de Informática CBO 1236-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 37.518 e 72.197 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 414 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Informática

Diretor de Informática: São Paulo

  • 585
  • São Paulo
  • 35.472 - 70.966
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Informática CBO 1236-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 35.472 e 70.966 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Informática São Paulo

Diretor de Informática: São Paulo, SP

  • 414
  • São Paulo, SP
  • 37.518 - 72.197
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Informática CBO 1236-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 37.518 e 72.197 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 414 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Tecnologia

Diretor de Tecnologia: São Paulo

  • 585
  • São Paulo
  • 35.472 - 70.966
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Tecnologia CBO 1236-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 35.472 e 70.966 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Tecnologia São Paulo

Diretor de Tecnologia: São Paulo, SP

  • 414
  • São Paulo, SP
  • 37.518 - 72.197
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Tecnologia CBO 1236-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 37.518 e 72.197 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 414 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Tecnologia da Informação

Diretor de Tecnologia da Informação: São Paulo

  • 585
  • São Paulo
  • 35.472 - 70.966
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Tecnologia da Informação CBO 1236-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 35.472 e 70.966 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.
Salário Diretor de Tecnologia da Informação São Paulo

Diretor de Tecnologia da Informação: São Paulo, SP

  • 414
  • São Paulo, SP
  • 37.518 - 72.197
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Tecnologia da Informação CBO 1236-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 37.518 e 72.197 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 414 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1236-05.