CBO 1236-05 - Diretor de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05 dirige operações da área de Tecnologia da Informação (TI) em empresa pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Organiza serviços de Tecnologia da Informação, gerenciando equipes, estabelecendo medidas na área de segurança da informação, e fazendo gestão de qualidade e eficiência.
Acompanha tendências tecnológicas em diversos temas, tais como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados Promove inovação tecnológica Presta serviços a clientes, validando escopo, custos, entre outros elementos.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1236-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de tecnologia da informação CBO 1236-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1236-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de tecnologia da informação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de tecnologia da informação
O Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando tendências do mercado e inovações tecnológicas, a partir da perspectiva da área de Tecnologia da Informação (TI), identificando necessidades dos clientes e do negócio, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços, e a lucratividade prevista nas operações.
Organiza serviços de Tecnologia da Informação, estabelecendo escopo, definindo organograma, e desenhando processos.
Valida planejamento da operação de Tecnologia da Informação Alinha os projetos com o plano estratégico.
Valida planejamento de projetos, em relação a escopo, recursos tecnológicos, custos, prazos, entre outros atributos Define cronograma de projetos.
Avalia vulnerabilidades e riscos do negócio.
Estabelece, com a equipe gestora, medidas na área de segurança da informação, para diminuir exposição a riscos Incentiva ações preventivas, envolvendo a correta instalação de programas e sistemas operacionais, o estabelecimento de rotinas de teste, o monitoramento e a manutenção de programas e sistemas e o treinamento de equipes técnicas e usuários, para diminuir falhas e aumentar o nível de qualidade dos serviços.
Gerencia equipes, selecionando gestores e líderes, estruturando as áreas – infraestrutura, operação, projetos, segurança, desenvolvimento de sistemas, suporte técnico, entre outras – de Tecnologia de Informação, e definindo competências da equipe.
Administra relacionamento com fornecedores Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes Define plano de desenvolvimento de pessoas e promove capacitação de equipes.
Realiza a gestão de qualidade e eficiência dos serviços de Tecnologia da Informação, fixando metas, estabelecendo indicadores e avaliando resultados Acompanha execução de pesquisas de satisfação de clientes Analisa pareces de auditoria.
Define certificação de profissionais e processos Conduz a implementação de serviços e a geração de produtos sob responsabilidade da área de Tecnologia da Informação, validando escopo, prazos, custos, entre outros elementos.
Aprova liberação de verbas Administra recursos financeiros e materiais Pode conceber estruturas profissionais para atuar nas instalações de grandes clientes.
Pode implantar a gestão de riscos em Tecnologia da Informação nas empresas Estabelece parcerias estratégicas em Tecnologia da Informação Acompanha tendências tecnológicas em temas diversificados de Tecnologia da Informação, como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados, entre outros.
Promove a inovação tecnológica, identificando rápidos avanços tecnológicos e tecnologias emergentes, críticas e estratégicas, fomentando condições para a geração de ideias inovadoras Avalia soluções tecnológicas e ideias inovadoras Propõe utilização de novas tecnologias nos processos – como as tecnologias de automação de rede e os sistemas de gerenciamento de infraestrutura com uso de automação, recursos analíticos, inteligência artificial e aprendizado de máquina – e nos serviços ofertados ao cliente, envolvendo novos produtos de “hardware” e de “software”.
Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para reportar riscos e mostrar resultados Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Publica conteúdo da área de Tecnologia da Informação Concede entrevistas à mídia Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1236-05 deve promover inovação tecnológica, gerenciar equipes, gerenciar qualidade e eficiência do serviço, interagir com diretores e acionistas, demonstrar competências pessoais, implementar serviços e produtos, gerenciar Área de tecnologia da informação, comunicar-se, planejar atividades de tecnologia da informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de tecnologia da informação esses profissionais atuam em áreas ligadas à administração pública, defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira e outras atividades empresariais. São empregados com carteira, trabalham sem supervisão, de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, podem sofrer sobrecarga de informação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1236-05
Para ingressar nesse emprego/ocupação, é necessário nível superior completo. A formação profissional é feita na prática, onde exige-se mais de cinco anos de experiência profissional na área de gerência.
Atividades exercidas por um Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05
Um Diretor de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve acompanhar indicadores de desempenho, executar ações de endomarketing, representar a empresa/instituição, tomar decisões, definir missão da área da tecnologia da informação, estabelecer escopo, aplicar melhores metodologias e tecnologias, administrar parcerias, avaliar soluções tecnológicas e ideias inovadoras, demonstrar iniciativa, executar marketing de relacionamento, acompanhar indicadores de desempenho e de qualidade, alinhar plano estratégico com os projetos, contornar situações adversas, definir visão da área da tecnologia da informação, participar na definição da missão da instituição, trabalhar em equipe, avaliar vulnerabilidades e riscos do negócio, aprovar liberação de verbas, fixar metas e indicadores, administrar recursos materiais e financeiros, acompanhar resultados, validar escopo dos serviços e produtos, assumir riscos, monitorar cumprimento das diretrizes tecnológicas da organização, avaliar desempenho de fornecedores, propor utilização de novas tecnologias nos processos e serviços ofertados ao cliente, multiplicar talentos, definir plano de desenvolvimento, selecionar gestores e líderes, formar sucessores, divulgar estratégia empresarial, demonstrar capacidade de identificar sucessão, estruturar áreas de ti, antever impacto de mudanças e riscos, cobrar resultados, buscar feedback da equipe, validar fornecedores, definir objetivos, fornecer subsídios para tomada de decisão, validar planejamento da operação, estabelecer parceria com diretorias, estabelecer prioridades, avaliar desempenho da equipe, estabelecer parcerias estratégicas, buscar feedback do cliente, estabelecer metodologias, participar na definição da visão da instituição, monitorar planos estratégicos, reportar riscos, desenhar processos, demonstrar capacidade de negociação, assessorar diretorias e setores afins, solicitar subsídios, estabelecer interface com demais setores, estabelecer organograma, demonstrar raciocínio lógico, reportar resultados, validar planejamento de projetos - custos, prazos, escopo, recursos tecnológicos, etc, validar prazos, demonstrar fluência em língua estrangeira, demonstrar liderança, monitorar desenvolvimento científico e tecnológico, participar da definição dos planos estratégicos, usar intuição, combinar competências/talentos complementares, evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial, avaliar prioridades, identificar potencial de networking informal, publicar conteúdo da área de ti, reportar andamento dos projetos estratégicos, identificar demandas tecnológicas, acompanhar tendências tecnológicas, promover capacitação dos times, demonstrar capacidade de síntese, identificar tecnologias novas, críticas e estratégicas, trabalhar sob pressão, gerenciar fornecedores, analisar tendências do mercado e inovações tecnológicas, controlar indicadores de performance, administrar equipe gerencial, validar consultoria, definir competências da equipe, conceder entrevista a mídia, demonstrar habilidade de comunicação, definir certificação de profissionais e processos, promover condições para a geração de ideias inovadoras, demonstrar flexibilidade, reportar resultados de pesquisas de satisfação, analisar impacto de mudanças, definir cronograma de projetos, participar de reuniões, identificar necessidades dos clientes e do negócio, demonstrar capacidade de construir cenários futuros, estabelecer rede de relacionamento de assuntos afins, delegar autoridade - empowerment, validar valores, participar de eventos - seminários, congressos, feiras, acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, monitorar orçamento do projeto, analisar pareceres de auditoria, veicular informações da instituição para a equipe, identificar líderes, administrar recursos humanos, determinar uso dos recursos humanos e materiais, estabelecer indicadores de desempenho e de qualidade.