CBO 1236-05 - Diretor de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05 dirige operações da área de Tecnologia da Informação (TI) em empresa pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Organiza serviços de Tecnologia da Informação, gerenciando equipes, estabelecendo medidas na área de segurança da informação, e fazendo gestão de qualidade e eficiência.
Acompanha tendências tecnológicas em diversos temas, tais como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados Promove inovação tecnológica Presta serviços a clientes, validando escopo, custos, entre outros elementos.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1236-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de tecnologia da informação CBO 1236-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1236-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de tecnologia da informação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de tecnologia da informação
O Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando tendências do mercado e inovações tecnológicas, a partir da perspectiva da área de Tecnologia da Informação (TI), identificando necessidades dos clientes e do negócio, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços, e a lucratividade prevista nas operações.
Organiza serviços de Tecnologia da Informação, estabelecendo escopo, definindo organograma, e desenhando processos.
Valida planejamento da operação de Tecnologia da Informação Alinha os projetos com o plano estratégico.
Valida planejamento de projetos, em relação a escopo, recursos tecnológicos, custos, prazos, entre outros atributos Define cronograma de projetos.
Avalia vulnerabilidades e riscos do negócio.
Estabelece, com a equipe gestora, medidas na área de segurança da informação, para diminuir exposição a riscos Incentiva ações preventivas, envolvendo a correta instalação de programas e sistemas operacionais, o estabelecimento de rotinas de teste, o monitoramento e a manutenção de programas e sistemas e o treinamento de equipes técnicas e usuários, para diminuir falhas e aumentar o nível de qualidade dos serviços.
Gerencia equipes, selecionando gestores e líderes, estruturando as áreas – infraestrutura, operação, projetos, segurança, desenvolvimento de sistemas, suporte técnico, entre outras – de Tecnologia de Informação, e definindo competências da equipe.
Administra relacionamento com fornecedores Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes Define plano de desenvolvimento de pessoas e promove capacitação de equipes.
Realiza a gestão de qualidade e eficiência dos serviços de Tecnologia da Informação, fixando metas, estabelecendo indicadores e avaliando resultados Acompanha execução de pesquisas de satisfação de clientes Analisa pareces de auditoria.
Define certificação de profissionais e processos Conduz a implementação de serviços e a geração de produtos sob responsabilidade da área de Tecnologia da Informação, validando escopo, prazos, custos, entre outros elementos.
Aprova liberação de verbas Administra recursos financeiros e materiais Pode conceber estruturas profissionais para atuar nas instalações de grandes clientes.
Pode implantar a gestão de riscos em Tecnologia da Informação nas empresas Estabelece parcerias estratégicas em Tecnologia da Informação Acompanha tendências tecnológicas em temas diversificados de Tecnologia da Informação, como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados, entre outros.
Promove a inovação tecnológica, identificando rápidos avanços tecnológicos e tecnologias emergentes, críticas e estratégicas, fomentando condições para a geração de ideias inovadoras Avalia soluções tecnológicas e ideias inovadoras Propõe utilização de novas tecnologias nos processos – como as tecnologias de automação de rede e os sistemas de gerenciamento de infraestrutura com uso de automação, recursos analíticos, inteligência artificial e aprendizado de máquina – e nos serviços ofertados ao cliente, envolvendo novos produtos de “hardware” e de “software”.
Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para reportar riscos e mostrar resultados Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Publica conteúdo da área de Tecnologia da Informação Concede entrevistas à mídia Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1236-05 deve comunicar-se, promover inovação tecnológica, gerenciar Área de tecnologia da informação, gerenciar equipes, demonstrar competências pessoais, planejar atividades de tecnologia da informação, implementar serviços e produtos, gerenciar qualidade e eficiência do serviço, interagir com diretores e acionistas.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de tecnologia da informação esses profissionais atuam em áreas ligadas à administração pública, defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira e outras atividades empresariais. São empregados com carteira, trabalham sem supervisão, de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, podem sofrer sobrecarga de informação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1236-05
Para ingressar nesse emprego/ocupação, é necessário nível superior completo. A formação profissional é feita na prática, onde exige-se mais de cinco anos de experiência profissional na área de gerência.
Atividades exercidas por um Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05
Um Diretor de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve antever impacto de mudanças e riscos, gerenciar fornecedores, avaliar desempenho da equipe, analisar impacto de mudanças, estabelecer prioridades, usar intuição, acompanhar indicadores de desempenho, definir certificação de profissionais e processos, demonstrar iniciativa, fornecer subsídios para tomada de decisão, avaliar prioridades, validar prazos, executar marketing de relacionamento, estabelecer metodologias, reportar resultados, estabelecer organograma, delegar autoridade - empowerment, alinhar plano estratégico com os projetos, trabalhar em equipe, validar planejamento de projetos - custos, prazos, escopo, recursos tecnológicos, etc, estabelecer indicadores de desempenho e de qualidade, monitorar desenvolvimento científico e tecnológico, identificar potencial de networking informal, identificar líderes, publicar conteúdo da área de ti, reportar riscos, acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, desenhar processos, participar na definição da visão da instituição, administrar parcerias, demonstrar raciocínio lógico, participar na definição da missão da instituição, demonstrar capacidade de negociação, veicular informações da instituição para a equipe, participar da definição dos planos estratégicos, avaliar vulnerabilidades e riscos do negócio, aplicar melhores metodologias e tecnologias, validar fornecedores, trabalhar sob pressão, demonstrar liderança, evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial, monitorar cumprimento das diretrizes tecnológicas da organização, assessorar diretorias e setores afins, demonstrar habilidade de comunicação, estabelecer parcerias estratégicas, definir missão da área da tecnologia da informação, estabelecer parceria com diretorias, acompanhar resultados, formar sucessores, estruturar áreas de ti, estabelecer interface com demais setores, propor utilização de novas tecnologias nos processos e serviços ofertados ao cliente, reportar resultados de pesquisas de satisfação, monitorar orçamento do projeto, validar consultoria, cobrar resultados, analisar pareceres de auditoria, acompanhar indicadores de desempenho e de qualidade, validar escopo dos serviços e produtos, divulgar estratégia empresarial, aprovar liberação de verbas, analisar tendências do mercado e inovações tecnológicas, monitorar planos estratégicos, reportar andamento dos projetos estratégicos, fixar metas e indicadores, demonstrar capacidade de síntese, definir competências da equipe, promover condições para a geração de ideias inovadoras, avaliar desempenho de fornecedores, combinar competências/talentos complementares, acompanhar tendências tecnológicas, demonstrar capacidade de identificar sucessão, validar planejamento da operação, demonstrar fluência em língua estrangeira, definir objetivos, avaliar soluções tecnológicas e ideias inovadoras, promover capacitação dos times, participar de reuniões, demonstrar capacidade de construir cenários futuros, representar a empresa/instituição, identificar necessidades dos clientes e do negócio, validar valores, executar ações de endomarketing, assumir riscos, administrar recursos humanos, administrar equipe gerencial, identificar tecnologias novas, críticas e estratégicas, buscar feedback da equipe, administrar recursos materiais e financeiros, buscar feedback do cliente, multiplicar talentos, definir cronograma de projetos, definir visão da área da tecnologia da informação, definir plano de desenvolvimento, estabelecer rede de relacionamento de assuntos afins, participar de eventos - seminários, congressos, feiras, conceder entrevista a mídia, selecionar gestores e líderes, demonstrar flexibilidade, controlar indicadores de performance, estabelecer escopo, identificar demandas tecnológicas, determinar uso dos recursos humanos e materiais, solicitar subsídios, tomar decisões, contornar situações adversas.