CBO 1232-05 - Diretor de recursos humanos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de recursos humanos e relações de trabalho
O profissional no cargo de Diretor de recursos humanos CBO 1232-05 assume decisões executivas relacionadas ao planejamento operacional, ao desenvolvimento e à gestão dos recursos humanos de empresa, pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta as condições para a adoção de estratégias, o alcance de metas e a realização de ações definidas no planejamento estratégico Formula políticas de cargos, salários e benefícios.
Propõe fluxograma organizacional e dimensiona quadro de pessoal Estabelece estratégias de recrutamento e seleção Promove programas de desenvolvimento de pessoal.
Dirige estudos e atividades para avaliação e implantação de tecnologias digitais na área de recursos humanos Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1232-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de recursos humanos e relações de trabalho que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1232-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de recursos humanos e relações de trabalho.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de recursos humanos
O Diretor de recursos humanos CBO 1232-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando a evolução das políticas empresariais mais inclusivas e conducentes à promoção da diversidade, identificando oportunidades para uso de tecnologias de informação e comunicação na área de pessoal, e avaliando tecnicamente os recursos humanos de empresas concorrentes Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo com propostas de políticas para atração, desenvolvimento e retenção de talentos, a fim de assegurar a implantação de atividades, a efetividade dos processos de produção ou prestação de serviços e a lucratividade prevista nas operações.
Planeja o quadro de pessoal, definindo a quantidade e o perfil de profissionais para atender aos objetivos da empresa.
Propõe fluxograma organizacional Participa na definição de níveis hierárquicos da empresa.
Elabora a proposta orçamentária e estabelece estratégia para gerir eficientemente os recursos a serem disponibilizados Propõe políticas de cargos e salários e plano de benefícios.
Formula política de responsabilidade social da empresa, contemplando temas de diversidade, equidade e inclusão.
Pode incluir, no conjunto de referenciais para atuação da área de recursos humanos, os preceitos de integridade corporativa ou “compliance” Garante o cumprimento das exigências de proteção de dados pessoais e privacidade, de acordo com a legislação específica.
Estabelece estratégias de recrutamento de pessoal para atender às necessidades atuais e/ou previstas da empresa.
Recomenda estratégias e procedimentos para seleção de pessoal Presta assistência na seleção de profissionais com capacidade para funções executivas Desenvolve processos de sucessão para cargos gerenciais.
Pode aprovar contratação de consultorias para processo de recrutamento e seleção Aprova processos de efetivação da contração de pessoal Solicita estudos sobre causas de demissão e pedidos de desligamentos.
Pode interagir com Diretor de Relações de Trabalho, para analisar fatores de insatisfação e, em decorrência, perdas de talentos Acompanha a evolução das folhas de pagamento e controla a execução orçamentária da área de recursos humanos.
Recomenda a avaliação do desempenho de pessoal e a realização de estudos de necessidades de qualificação e atualização, para promoção de programas de desenvolvimento profissional Acompanha custos e participa da aprovação de orçamento para programas de desenvolvimento de pessoal Conduz atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição entre empresas.
Acompanha tendências e inovações em recursos humanos, para impulsionar crescimento e otimizar as operações Pode dirigir ou estimular a realização de estudos e atividades para avaliação e implantação de tecnologias digitais na área de recursos humanos Analisa a proposta de uso de recursos de Inteligência Artificial para auxílio aos processos de recrutamento e seleção e para identificação de oportunidades de desenvolvimento de pessoas.
Recomenda o uso de ferramentas computacionais “online” - como técnicas de “ludificação” ou “gamificação” - para aumentar o engajamento e o rendimento dos participantes, nos programas de desenvolvimento Incentiva o uso das ferramentas de tecnologia necessárias para execução de trabalho remoto e para realização de reuniões por videoconferência Reúne-se com gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades.
Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas Avalia plano de benefícios Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1232-05 deve liderar atividades do departamento pessoal, demonstrar competências pessoais, coordenar políticas de integração e eventos na empresa e comunidade externa, formular políticas de cargos, salários e benefícios, desenvolver estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal, participar na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa, conduzir as atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de recursos humanos e relações de trabalho exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1232-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior na área de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administração de recursos humanos. O desempenho pleno das funções se dá após quatro ou cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor de recursos humanos CBO 1232-05
Um Diretor de recursos humanos (ou sinônimo) deve assegurar cumprimento da legislação pertinente ao relacionamento com seus empregados, acompanhar execução orçamentária do setor de recursos humanos, recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e remuneração, agir com ética profissional, analisar, com a diretoria, áreas estratégicas de negócios da empresa para sua revisão e novo direcionamento, participar da elaboração e implantação do plano estratégico da empresa, recomendar ações de melhorias dos níveis de produção, produtividade e qualidade, assistir na seleção de funcionários com capacidade para funções executivas, supervisionar processo de avaliação do desempenho da gerência, aprovar campanhas sociais, estudar o clima organizacional da empresa em foco, mostrar flexibilidade, formular diretrizes, objetivos e programas para desenvolvimento profissional dos funcionários, agir como facilitador, participar na definição dos níveis hierárquicos da empresa, avaliar cultura da empresa, dirigir estratégias de melhorias nas relações entre gerência e empregados, orientar desenvolvimento e implantação dos planos e propostas organizacionais da empresa, participar na elaboração das metas orçamentárias, acompanhar estado da arte da remuneração variável, participar de grupos de discussão, na área de recursos humanos, elaborar procedimentos de recursos humanos no processo de fusão e aquisição, aprovar as políticas de contratação de estagiários e terceirizados, conduzir negociações dos contratos de trabalho com sindicatos, participar da aprovação do orçamento de treinamento, elaborar estratégias de contenção de custos, propor desenho de fluxograma organizacional, assegurar desenvolvimento profissional dos funcionários, trabalhar em equipe, acompanhar evolução da folha de pagamentos, estabelecer políticas de relacionamento com a comunidade externa e interna, aprovar contratos com fornecedores para a área de recursos humanos, avaliar planos de benefícios, avaliar políticas de recursos humanos da empresa, aprovar consultorias para processo de recrutamento e seleção, trabalhar com pessoas, participar nas definições dos eventos corporativos, reciclar-se constantemente, dimensionar quadro de funcionários, definir políticas e planos de benefícios, propor políticas de responsabilidade social da empresa, demonstrar facilidade de comunicação, desenvolver planos tendo em vista processo de sucessão de cargos gerenciais, mostrar liderança, desenvolver programas de qualificação do efetivo de pessoal para manutenção dos requisitos operacionais, promover programas de integração entre as empresas, negociar, acompanhar a evolução das ações trabalhistas, acompanhar estado das relações trabalhistas e sindicais, aprovar políticas de contratação de pessoal e rescisão contratual, solicitar estudos de necessidades de treinamento e desenvolvimento, conduzir pesquisa para desenvolvimento de pessoas qualificadas para requisitos operacionais, participar de reuniões com outras empresas e entidades afiliadas, participar de seminários, na área de recursos humanos, avaliar o passivo trabalhista, demonstrar capacidade de empreender, propor políticas de movimentação de pessoal, supervisionar a implantação das relações trabalhistas e sindicais, recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e recrutamento dos funcionários, acompanhar plano e custo de treinamento, adequar ações da empresa às mudanças de legislação governamental, intervenientes na relação empresa-empregado.