CBO 1238-05 - Diretor de manutenção - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de manutenção
O profissional no cargo de Diretor de manutenção CBO 1238-05 dirige atividades da área de manutenção em empresa pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Implanta atividades e rotinas de manutenção, estabelecendo técnicas, procedimentos e instruções.
Prospecta negócios e coordena projetos de terceirização de serviços de manutenção Estabelece condições de qualidade, definindo indicadores de desempenho e avaliando a satisfação do cliente Administra a força de trabalho e os recursos financeiros e materiais.
Propõe orçamento e analisa custos associados à área de manutenção Pesquisa, introduz e desenvolve inovações tecnológicas Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1238-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de manutenção que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1238-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de manutenção.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de manutenção
O Diretor de manutenção CBO 1238-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando a conjuntura econômica, analisando o mercado, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na realização de atividades empresariais – em decorrência da diminuição de paradas por falhas ou defeitos - e a lucratividade prevista nas operações.
Analisa relatórios de inspeção de equipamentos e instalações, acompanha mapeamento de problemas potenciais e repetitivos em temas de manutenção e analisa falhas e ocorrências significativas, a fim de obter subsídios para o processo de planejamento da manutenção.
Implanta atividades e rotinas de manutenção, estabelecendo técnicas, procedimentos e instruções Acompanha cumprimento do plano de manutenção.
Aprova plano de parada de equipamentos e instalações para manutenção Aprova especificações de materiais, equipamentos e serviços.
Aprova reparos e trocas de equipamentos.
Prospecta negócios na área de manutenção para empresas de qualquer segmento, incluindo o agronegócio, o transporte de cargas e a construção civil Coordena os projetos de terceirização de serviços de manutenção, de acordo com demandas de clientes, definindo escopo, dimensionando equipes e estimando custos.
Estabelece condições de qualidade, definindo indicadores de desempenho e avaliando a satisfação do cliente com os serviços de manutenção.
Define critérios para elaboração de orçamentos de atividades de manutenção e propõe orçamento para a área Analisa custos associados à área, cotejando com estratégias e políticas de manutenção adotadas, com o objetivo de reduzir ao mínimo o custo do ciclo de vida de cada ativo objeto de manutenção Administra a força de trabalho da área de manutenção, definindo atribuições de gerências e critérios para admissão de funcionários.
Aprova contratação de funcionários Avalia desempenho da equipe e promove programas de desenvolvimento de pessoas Administra recursos financeiros e materiais.
Aprova compras e autoriza pagamentos Aprova critérios para estoques da área de manutenção.
Desenvolve e qualifica fornecedores Propõe investimentos em modernização de equipamentos e participa na definição de projetos referentes a novas tecnologias Pesquisa inovações tecnológicas e novos equipamentos, em função das necessidades da área de manutenção, incluindo tecnologias de detecção de falha que usam modelos de aprendizado de máquina, redes, inteligência artificial e elementos de sensoriamento associados aos componentes, equipamentos e sistemas passíveis de manutenção.
Introduz e desenvolve inovações na área de manutenção, avaliando utilização de sistemas digitais, tecnologias de automação e conectividade entre equipamentos Organiza sistemas de manutenção lastreados em técnicas preditivas, com apoio de tecnologias de ponta, para permitir melhoria efetiva de processos de manutenção Pode fazer uso ou impulsionar a utilização de “softwares” que auxiliam nas atividades de gestão de serviços de manutenção, compreendendo sistemas analíticos, CMMS- Sistema Computadorizado de Gestão da Manutenção (Computerized Maintenance Management System), entre outros.
Reúne-se com gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa.
Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica Aprimora condições de segurança, adaptando equipamentos e instalações às normas Controla cumprimento de normas ambientais Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1238-05 deve gerenciar recursos, administrar recursos humanos, promover mudanças tecnológicas, planejar serviços de manutenção, demonstrar competências pessoais, implementar atividades de manutenção, coordenar projetos de terceirização, aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de manutenção exercem suas funções em empresas dos mais variados ramos de atividades. São contratados na condição de empregados com carteira assinada. Atuam em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1238-05
Essa ocupação é exercida por pessoas com escolaridade de ensino superior, podendo ser requerido curso superior de nível tecnológico (tecnólogo) em área correlata. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de manutenção CBO 1238-05
Um Diretor de manutenção (ou sinônimo) deve analisar experiências anteriores, explicitar metas e indicadores, aprovar plano de parada de máquinas, equipamentos e instalações, discutir projetos com clientes, liderar equipes, negociar programação de paradas, analisar mercado, propor política de terceirização de serviços, acompanhar mapeamento de problemas potenciais e repetitivos, aprovar reparo e troca de equipamentos, pesquisar inovações tecnológicas, revelar visão sistêmica, otimizar uso de recursos financeiros e materiais, analisar projetos, acompanhar trabalhos de comissão de garantia da qualidade, reavaliar recursos para manutenção de nível de produção, acompanhar cumprimento de orçamentos, acompanhar conjuntura econômica, tomar decisões, demonstrar expressão verbal, participar de eventos - seminários, palestras, feiras, propor políticas de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente, trabalhar sob pressão, implantar atividades e rotinas de manutenção, aprovar projetos, desenvolver fornecedores, propor investimentos em modernização de equipamentos, demonstrar criatividade, acompanhar legislação de interesse da área, definir indicadores de desempenho, aprovar organograma funcional, estabelecer metas operacionais, definir critérios para redução de perdas, aprovar especificações de materiais, equipamentos e serviços, acompanhar desenvolvimento de projeto, propor orçamento da área, verificar satisfação do cliente, monitorar áreas e equipamentos estratégicos, zelar pela segurança, qualidade, saúde e meio ambiente, analisar custos, estabelecer normas para cumprimento das políticas de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente, acompanhar auditorias internas e externas, avaliar desempenho da equipe, demonstrar expressão escrita, definir critérios para elaboração de orçamentos, aprovar critérios para estoques da área de manutenção, analisar relatórios de inspeção de máquinas, equipamentos e instalações, monitorar atualização de documentação técnica, definir política de manutenção, converter estratégias em planos, verificar nível de satisfação da equipe, motivar equipe, controlar qualidade de fornecedores, supervisionar serviços contratados, negociar índices de disponibilidade de equipamentos, trabalhar em equipe multifuncional, interpretar necessidade do cliente, administrar conflitos, demonstrar espírito empreendedor, estimar custos, propor programa de treinamento e capacitação, estimular integração das equipes, trabalhar com segurança, acompanhar implantação de melhorias propostas, promover rotação de postos de trabalho, acompanhar indicadores de desempenho de áreas produtivas, participar na definição de novos projetos, prospectar negócios, controlar padrões técnicos de manutenção, avaliar resultados, acompanhar análise de equipamentos-chave, analisar relatórios, orientar trabalho da equipe, atualizar-se profissionalmente, analisar empresas concorrentes, monitorar aplicação de manual de qualidade dos serviços, introduzir inovações na área de manutenção, adaptar máquinas, equipamentos e instalações às normas, otimizar processos e recursos energéticos, focar resultados, dimensionar equipe, definir critérios para admissão de funcionários, aprovar procedimentos e instruções de manutenção, promover treinamento e capacitação, aprovar técnicas de manutenção, participar do planejamento de grandes reparos, aprovar contratação de funcionários, incentivar surgimento de novas idéias, controlar cumprimento de normas, auditar cumprimento de normas, definir atribuições de gerências, definir prêmios de produtividade, demonstrar ganhos com serviço de manutenção terceirizada, qualificar fornecedores, aprovar compras, definir escopo de projetos, coordenar implantação de recomendações de assistências técnicas, analisar falhas e ocorrências significativas, desenvolver inovações em manutenção, promover atitudes e medidas preventivas, acompanhar cumprimento do plano de manutenção, reconhecer desempenho da equipe, pesquisar novos equipamentos, autorizar pagamentos.