Profissões relacionadas:
O que faz um Diretor de Marketing CBO 1233-10
O Diretor de Marketing estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e do tático para operações de comunicação, publicidade e marketing de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para o marketing, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de marketing, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de abertura de mercado e estratégias de comunicação eficazes para o branding da empresa Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as comunicações, definindo diretrizes de interesses da marca em relação ao marketing e relações públicas Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso das metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comunicacionais e metas de engajamento com os valores da marca Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo necessidades e preferências dos clientes e ajustando estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de difusão e divulgação da marca.
Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho das campanhas, identificando oportunidades de melhoria nos resultados comunicacionais e de marketing Desenvolve estratégias e táticas digitais tais como otimização de busca - SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, mídias sociais, automação de marketing, análise de dados e estratégias de e-mail marketing e copywriting, segmentação de público-alvo, produção de conteúdo relevante e criação de experiências personalizadas para clientes, incorporando valores éticos e sustentáveis, adaptando-as aos projetos de comunicação e marketing Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistema de automação de marketing, sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ferramentas de monitoramento de mídias sociais, plataformas de e-mail marketing, ferramentas de criação de conteúdo, ferramentas de gestão de projetos, plataformas de automação de campanhas, plataformas de webinar e eventos virtuais Coordena múltiplas campanhas de marketing simultaneamente, gerenciando prazos e garantindo entrega bem-sucedida dos projetos, buscando o aumento da receita, a ampliação do mercado e o retorno positivo sobre o investimento em marketing.
Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios de comunicação e marketing, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente inovador e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das campanhas, alcance de resultados e estratégias de marketing impactantes e diferenciadas.
Algumas funções no exercício da profissão
- participar na definição de políticas de recursos huanos;
- executar plano de marketing e vendas;
- definir plano de marketing e vendas;
- atuar na definição do planejamento estratégico;
- demonstrar competências pessoais;
- gerir qualidade da venda;
- comunicar-se;
- prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
- implementar planos de marketing e vendas;
- manipular tendência de mercado;
- estimular processo de comunicação;
- trabalhar com responsabilidade social;
- aprovar normas e instruções;
- minimizar rupturas de vendas;
- ver mais...
Salário de Diretor de Marketing CBO 1233-10 - Série histórica
Quanto ganha um Diretor de Marketing por região do Brasil
Tabela salarial para Diretor de Marketing
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 23.669 | 284.034 | 5.917 | 111,63 | |
Média Salarial | 24.334 | 292.009 | 6.084 | 114,76 | |
1º Quartil | 4.713 | 56.553 | 1.178 | 22,23 | |
Salário Mediana | 18.000 | 216.000 | 4.500 | 84,89 | |
3º Quartil | 51.872 | 622.464 | 12.968 | 244,64 | |
Teto Salarial | 62.829 | 753.947 | 15.707 | 296,31 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social
Diretor de Marketing é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Janeiro e Dezembro de 2024, tivemos uma queda de 46.43% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Diretor de Marketing CBO 1233-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
Quanto ganham profissionais de Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1.357 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Diretor de Marketing CBO 1233-10 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
921 | 44 | 220 | 20.442,15 | 92,92 |
363 | 40 | 200 | 34.972,25 | 174,86 |
21 | 42 | 210 | 34.138,57 | 162,56 |
7 | 22 | 110 | 1.619,86 | 14,73 |
5 | 43 | 215 | 41.720,60 | 194,05 |
4 | 35 | 175 | 1.562,25 | 8,93 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por porte da empresa e nível profissional
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Diretor de Marketing ao longo do tempo
Salário de Diretor de Marketing no Brasil mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Diretor de Marketing nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Diretor de Marketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Diretor de Marketing em todo Brasil. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Diretor de Marketing. Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Diretor de Marketing
- Salário Base: R$ 24.334,07
- Salário-educação (3%): R$ 730,02
- Sistema S (2%): R$ 486,68
- INSS Patronal (20%): R$ 4.866,81
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 243,34
- FGTS (8%): R$ 1.946,73
- Férias 1/12: R$ 2.027,84
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 4.866,81
- Periculosidade (30%): R$ 7.300,22
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 675,95
- 13º Salário: R$ 2.027,84
- FGTS sobre Férias: R$ 162,23
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 54,08
- FGTS sobre 13º: R$ 162,23
- Aviso Prévio: R$ 2.027,84
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 162,23
- Multa Rescisória FGTS: R$ 2.027,84
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Diretor de Marketing ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.