Profissões relacionadas:
O que faz um Diretor de Marketing CBO 1233-10
O Diretor de Marketing estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e do tático para operações de comunicação, publicidade e marketing de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para o marketing, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de marketing, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de abertura de mercado e estratégias de comunicação eficazes para o branding da empresa Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as comunicações, definindo diretrizes de interesses da marca em relação ao marketing e relações públicas Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso das metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comunicacionais e metas de engajamento com os valores da marca Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo necessidades e preferências dos clientes e ajustando estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de difusão e divulgação da marca.
Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho das campanhas, identificando oportunidades de melhoria nos resultados comunicacionais e de marketing Desenvolve estratégias e táticas digitais tais como otimização de busca - SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, mídias sociais, automação de marketing, análise de dados e estratégias de e-mail marketing e copywriting, segmentação de público-alvo, produção de conteúdo relevante e criação de experiências personalizadas para clientes, incorporando valores éticos e sustentáveis, adaptando-as aos projetos de comunicação e marketing Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistema de automação de marketing, sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ferramentas de monitoramento de mídias sociais, plataformas de e-mail marketing, ferramentas de criação de conteúdo, ferramentas de gestão de projetos, plataformas de automação de campanhas, plataformas de webinar e eventos virtuais Coordena múltiplas campanhas de marketing simultaneamente, gerenciando prazos e garantindo entrega bem-sucedida dos projetos, buscando o aumento da receita, a ampliação do mercado e o retorno positivo sobre o investimento em marketing.
Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios de comunicação e marketing, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente inovador e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das campanhas, alcance de resultados e estratégias de marketing impactantes e diferenciadas.
Algumas funções no exercício da profissão
- executar plano de marketing e vendas;
- gerir qualidade da venda;
- definir plano de marketing e vendas;
- atuar na definição do planejamento estratégico;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- participar na definição de políticas de recursos huanos;
- contribuir na elaboração de descrição de cargos;
- desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
- definir plano de investimento com grupo gestor;
- promover rastreabilidade do produto;
- analisar plano de marketing e vendas;
- realizar ações preventivas e corretivas;
- disseminar informações ao público de interesse da empresa;
- ver mais...
Salário de Diretor de Marketing CBO 1233-10 - Série histórica
Quanto ganha um Diretor de Marketing por região do Brasil
Cidade | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 35.467,08 | 36.462,92 | 55.103,85 | 174,28 | 379 |
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial. |
Tabela salarial para Diretor de Marketing
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 19.639 | 235.671 | 4.910 | 92,95 | |
Média Salarial | 20.191 | 242.288 | 5.048 | 95,56 | |
1º Quartil | 3.089 | 37.062 | 772 | 14,62 | |
Salário Mediana | 8.028 | 96.341 | 2.007 | 38,00 | |
3º Quartil | 47.551 | 570.618 | 11.888 | 225,05 | |
Teto Salarial | 62.351 | 748.211 | 15.588 | 295,09 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social
Diretor de Marketing é um cargo que está com baixa demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Junho de 2023 e Maio de 2024, tivemos uma queda de 7.69% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Diretor de Marketing CBO 1233-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Quanto ganha um Diretor de Marketing por estado
UF | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
42 | 30.449,12 | 31.304,07 | 47.307,64 | 149,01 | 547 | |
42 | 7.809,24 | 8.028,50 | 12.132,91 | 37,90 | 79 | |
43 | 8.011,86 | 8.236,82 | 12.447,73 | 38,65 | 71 | |
42 | 17.965,61 | 18.470,04 | 27.912,49 | 87,17 | 66 | |
39 | 12.540,65 | 12.892,76 | 19.483,93 | 65,53 | 43 | |
42 | 7.833,97 | 8.053,93 | 12.171,34 | 38,05 | 42 | |
43 | 5.880,39 | 6.045,50 | 9.136,14 | 28,17 | 37 | |
44 | 15.925,43 | 16.372,58 | 24.742,73 | 74,76 | 25 | |
43 | 3.990,66 | 4.102,71 | 6.200,14 | 19,01 | 24 | |
42 | 8.349,55 | 8.583,99 | 12.972,38 | 40,99 | 17 | |
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial. |
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | |
---|---|---|---|---|---|
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 31.756,55 | 32.648,21 | 49.338,95 | |
7311-4/00 | Agências de publicidade | 12.950,02 | 13.313,63 | 20.119,95 | |
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 9.026,90 | 9.280,36 | 14.024,75 | |
7490-1/04 | Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral | 27.095,46 | 27.856,24 | 42.097,19 | |
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 31.167,87 | 32.043,00 | 48.424,34 | |
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 27.370,32 | 28.138,82 | 42.524,23 | |
6311-9/00 | Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 33.488,40 | 34.428,68 | 52.029,65 | |
1412-6/01 | Confecção de peças do vestuário | 1.947,60 | 2.002,29 | 3.025,91 | |
4646-0/01 | Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria | 23.371,99 | 24.028,23 | 36.312,18 | |
8299-7/99 | Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas | 37.076,67 | 38.117,70 | 57.604,61 | |
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganham profissionais de Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1.288 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Diretor de Marketing CBO 1233-10 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
721 | 44 | 220 | 14.793,59 | 67,24 |
294 | 40 | 200 | 32.704,78 | 163,52 |
18 | 42 | 210 | 33.148,12 | 157,85 |
7 | 43 | 215 | 42.720,12 | 198,70 |
6 | 20 | 100 | 4.362,00 | 43,62 |
5 | 28 | 140 | 11.427,80 | 81,63 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por porte da empresa e nível profissional
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 17.095,77 | 18.476,19 | 20.870,73 |
Pequenas | 18.903,13 | 20.283,55 | 22.678,08 |
Médias | 26.716,37 | 28.096,79 | 30.491,32 |
Grandes Empresas | 30.623,84 | 32.004,25 | 34.398,79 |
|
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Diretor de Marketing
- Salário Base: R$ 20.190,69
- Salário-educação (3%): R$ 605,72
- Sistema S (2%): R$ 403,81
- INSS Patronal (20%): R$ 4.038,14
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 201,91
- FGTS (8%): R$ 1.615,25
- Férias 1/12: R$ 1.682,56
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 4.038,14
- Periculosidade (30%): R$ 6.057,21
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 560,85
- 13º Salário: R$ 1.682,56
- FGTS sobre Férias: R$ 134,60
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 44,87
- FGTS sobre 13º: R$ 134,60
- Aviso Prévio: R$ 1.682,56
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 134,60
- Multa Rescisória FGTS: R$ 1.682,56
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?
Toda essa pesquisa salarial para Diretor de Marketing pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.