CBO 1231-10 - Diretor administrativo e financeiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores administrativos e financeiros
O profissional no cargo de Diretor administrativo e financeiro CBO 1231-10 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades administrativas e financeiras em instituições públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Coordena o fluxo financeiro da instituição, analisando operações Implementa orçamento empresarial, acompanhando sua execução Administra recursos humanos, definindo as atribuições das gerências.
Controla atividades logísticas e estrutura processos operacionais Realiza análises econômico-financeiras e coordena serviços de contabilidade e controladoria Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações.
CBO 1231-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores administrativos e financeiros que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1231-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores administrativos e financeiros.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor administrativo e financeiro
O Diretor administrativo e financeiro CBO 1231-10 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de instituições públicas ou privadas, na área administrativa-financeira, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações sistematizadas pelos diretores e gerentes executivos Analisa informações financeiras e comerciais da instituição e contas a pagar e receber.
Propõe negociações com fornecedores e clientes e identifica alternativas de financiamentos e aplicações.
Acompanha índices de tesouraria, informações bancárias e efetua ajustes no fluxo de caixa Identifica alternativas de políticas fiscal e tributária, avalia risco de crédito e negocia operações bancárias.
Acompanha operações dos mercados financeiro, de capitais e de câmbio Define critérios orçamentários, acompanhando sua execução.
Coordena e estabelece parâmetros para elaboração de suborçamentos, como de vendas, produção, aquisição de matéria-prima, mão de obra, entre outras.
Consolida orçamentos das áreas, reavaliando-os e implementando ações corretivas Elabora relatórios gerenciais.
Implementa políticas de pessoal da empresa e define critérios para recrutamento e seleção.
Conduz atividades da área e define as atribuições das gerências Propõe política de cargos e salários, de remuneração variável e de benefícios Promove negociações com sindicatos e entidades de classe.
Propõe políticas de treinamento, implementa programas e avalia resultados das capacitações Acompanha indicadores de desempenho funcional Estrutura processos logísticos e define critérios de armazenagem.
Supervisiona implantação de novos projetos, controle físico do patrimônio e serviços de transporte e de manutenção Acompanha processo de padronização de materiais e define política de compras, autorizando aquisições.
Participa da definição de políticas voltadas à tecnologia da informação e comunicação Acompanha serviços da área legal e jurídica da instituição Supervisiona serviços complementares, como de alimentação, segurança, limpeza e terceirizados.
Acompanha a legislação tributária e fiscal e analisa relatórios contábeis, balancetes e balanços patrimoniais Coordena informações cadastrais da instituição Monitora indicadores contábeis, econômicos e financeiros e propõe critérios de distribuição de resultados.
Coordena auditoria interna, contrata auditoria externa e analisa relatórios oriundos das análises dos processos contábeis Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Desenha cenários de acordo com a definição das estratégias de ação, objetivos e metas Participa da elaboração do plano de ação da instituição Promove estudos e análises econômico-financeiras e elabora política de investimentos Acompanha conjuntura econômica e preços de insumos estratégicos Monitora indicadores de desempenho operacional.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas Promove a atualização técnica da equipe de apoio, com relação ao uso de recursos de gestão, tais como sistemas informatizados e integrados de gestão, considerando contextos mercadológicos Estimula ações e políticas voltadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Utiliza novas tecnologias na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1231-10 deve demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento da empresa, gerenciar fluxo financeiro da empresa, coordenar serviços de contabilidade e controladoria, controlar patrimônio, suprimentos e logística, supervisionar serviços complementares, implementar orçamento empresarial, administrar recursos humanos.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores administrativos e financeiros exercem funções de direção administrativo-financeira em empresas, geralmente de médio e grande portes, exceto as de intermediação financeira. São assalariados, com carteira assinada, atuam em conjunto com gerências, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1231-10
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor administrativo e financeiro CBO 1231-10
Um Diretor administrativo e financeiro (ou sinônimo) deve analisar balancetes, negociar com fornecedores e clientes, supervisionar serviços de segurança, definir as atribuições das gerências, demonstrar liderança, coordenar a elaboração dos sub-orçamentos por área, definir estratégias de ação, coordenar informações cadastrais da empresa, acompanhar índices de tesouraria, trabalhar em equipe, analisar relatórios contábeis, avaliar resultados de programas de treinamento e capacitação, trabalhar com disciplina, demonstrar capacidade de observação, analisar relatório de auditoria externa, conduzir atividades da área, contratar serviços terceirizados, fixar metas, delegar responsabilidades, identificar alternativas de políticas fiscal e tributária, propor política de cargos e salários, monitorar indicadores de desempenho operacional, promover estudos e análises econômico-financeiras, acompanhar preços de insumos estratégicos, supervisionar serviços de limpeza, acompanhar execução orçamentária, reavaliar planejamento, acompanhar operações de câmbio, analisar informações financeiras e comerciais da empresa, supervisionar serviços jurídicos, coordenar auditoria interna, implementar políticas de pessoal da empresa, negociar com sindicatos, propor critérios de distribuição de resultados, analisar contas a pagar e receber, supervisionar serviços de transporte, estabelecer parâmetros sub-orçamentários, analisar informações bancárias, definir critérios de armazenagem, acompanhar a legislação tributária e fiscal, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar espírito empreendedor, supervisionar controle físico do patrimônio, participar da elaboração do plano de ação da empresa, desenhar cenários, definir critérios para recrutamento e seleção, implementar ações corretivas, acompanhar operações do mercado financeiro, supervisionar serviço de manutenção, acompanhar indicadores de performance funcional, demonstrar capacidade de comunicação, supervisionar serviços de comunicações, propor políticas de remuneração variável, propor políticas de treinamento e capacitação, contratar auditoria externa, reavaliar orçamento, elaborar política de investimentos, avaliar risco de créditos, analisar balanço anual, supervisionar serviços de alimentação, acompanhar operações de mercado de capitais, definir critérios orçamentários, acompanhar conjuntura econômica, manter-se atualizado, participar da definição da política de informática, monitorar indicadores contábeis, econômicos e financeiros, definir política de compras, efetuar ajustes no fluxo de caixa, elaborar relatórios gerenciais, agir com criatividade, supervisionar implantação de novos projetos, propor políticas de benefícios, consolidar orçamentos das áreas, supervisionar serviços de informática, definir objetivos, implementar programas de treinamento e capacitação, identificar alternativas de financiamentos e aplicações, autorizar compras, negociar operações bancárias, demonstrar flexibilidade, acompanhar processo de padronização de materiais, estruturar processos de logística.