CBO 1231-15 - Diretor financeiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores administrativos e financeiros
O profissional no cargo de Diretor financeiro CBO 1231-15 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades financeiras em instituições públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Dirige e coordena o fluxo financeiro da instituição, analisando contas a pagar e receber e operações do mercado financeiro Implementa orçamento empresarial mediante critérios e parâmetros, realizando sua consolidação por áreas e acompanhando sua execução Promove análises econômico-financeiras e coordena serviços de contabilidade e controladoria, avaliando indicadores.
Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações
CBO 1231-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores administrativos e financeiros que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor financeiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores administrativos e financeiros CBO 1231-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1231-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores administrativos e financeiros.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor financeiro
O Diretor financeiro CBO 1231-15 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de instituições públicas ou privadas, de diversos segmentos econômicos, na área financeira, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações sistematizadas pelos diretores e gerentes executivos Analisa informações financeiras e comerciais da instituição e contas a pagar e receber.
Propõe negociações com fornecedores e clientes e identifica alternativas de financiamentos e aplicações.
Acompanha índices de tesouraria, informações bancárias e efetua ajustes no fluxo de caixa Identifica alternativas de políticas fiscal e tributária, avalia risco de crédito e negocia operações bancárias.
Acompanha operações dos mercados financeiro, de capitais e de câmbio Define critérios orçamentários, acompanhando sua execução.
Coordena e estabelece parâmetros para elaboração de orçamentos de áreas específicas, como de vendas, produção, aquisição de matéria-prima, mão de obra, entre outras.
Consolida orçamentos das áreas, reavaliando-os e implementando ações corretivas Elabora relatórios gerenciais.
Participa da definição de políticas voltadas à tecnologia da informação e comunicação, supervisionando serviços de informática.
Acompanha a legislação tributária e fiscal e analisa relatórios contábeis, balancetes e balanços patrimoniais Coordena informações cadastrais da instituição Monitora indicadores contábeis, econômicos e financeiros e propõe critérios de distribuição de resultados.
Coordena auditoria interna, contrata auditoria externa e analisa relatórios oriundos das análises dos processos contábeis Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Desenha cenários de acordo com a definição das estratégias de ação, objetivos e metas, analisando-os sob as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira Modela os processos de gestão com base em cenários, analisando a inter-relação entre as partes e os impactos ao longo do tempo.
Participa da elaboração do plano de ação da instituição Promove estudos e análises econômico-financeiras e elabora política de investimentos Acompanha conjuntura econômica e preços de insumos estratégicos.
Monitora indicadores de desempenho operacional Planeja e prioriza ações e controla o desempenho institucional Identifica, sumariza, analisa e interpreta informações qualitativas e quantitativas necessárias para o atingimento de objetivos e tomada de decisões.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas Promove a atualização técnica da equipe de apoio, com relação ao uso de recursos de gestão financeira, tais como sistemas informatizados e integrados de gestão, considerando contextos mercadológicos Estimula ações e políticas voltadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança.
Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade e mercados externos Organiza as operações da área financeira das instituições, promovendo interação com outros núcleos e entre departamentos, controlando atividades e buscando soluções para problemas operacionais Utiliza novas tecnologias na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1231-15 deve demonstrar competências pessoais, gerenciar fluxo financeiro da empresa, coordenar serviços de contabilidade e controladoria, implementar orçamento empresarial, elaborar planejamento da empresa, supervisionar serviços complementares.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores administrativos e financeiros exercem funções de direção administrativo-financeira em empresas, geralmente de médio e grande portes, exceto as de intermediação financeira. São assalariados, com carteira assinada, atuam em conjunto com gerências, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1231-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor financeiro CBO 1231-15
Um Diretor financeiro (ou sinônimo) deve analisar balanço anual, negociar com fornecedores e clientes, reavaliar orçamento, promover estudos e análises econômico-financeiras, acompanhar a legislação tributária e fiscal, analisar contas a pagar e receber, definir critérios orçamentários, acompanhar execução orçamentária, fixar metas, analisar informações financeiras e comerciais da empresa, manter-se atualizado, coordenar auditoria interna, definir objetivos, reavaliar planejamento, trabalhar com disciplina, estabelecer parâmetros sub-orçamentários, demonstrar liderança, analisar relatórios contábeis, demonstrar capacidade de comunicação, supervisionar serviços de informática, monitorar indicadores contábeis, econômicos e financeiros, agir com criatividade, demonstrar capacidade de observação, analisar informações bancárias, acompanhar índices de tesouraria, analisar balancetes, coordenar informações cadastrais da empresa, acompanhar operações do mercado financeiro, identificar alternativas de políticas fiscal e tributária, elaborar política de investimentos, monitorar indicadores de desempenho operacional, acompanhar preços de insumos estratégicos, efetuar ajustes no fluxo de caixa, contratar auditoria externa, acompanhar operações de câmbio, demonstrar flexibilidade, participar da definição da política de informática, trabalhar em equipe, avaliar risco de créditos, elaborar relatórios gerenciais, consolidar orçamentos das áreas, delegar responsabilidades, negociar operações bancárias, participar da elaboração do plano de ação da empresa, propor critérios de distribuição de resultados, demonstrar espírito empreendedor, analisar relatório de auditoria externa, desenhar cenários, coordenar a elaboração dos sub-orçamentos por área, demonstrar capacidade de síntese, acompanhar conjuntura econômica, definir estratégias de ação, identificar alternativas de financiamentos e aplicações, implementar ações corretivas, acompanhar operações de mercado de capitais.